Montar um currículo pode ser o pontapé inicial para conseguir aquela vaga de emprego que você sempre sonhou. Isso porque grande parte das empresas leva como base currículos para aceitarem novos funcionários. Sendo assim, é de grande importância que você saiba fazer um currículo bem feito, de modo que chame a atenção do recrutador que está lendo e aumente a chance de você ser aceito. Assim, vale a pena saber o jeito certo de montar um currículo.
Nele, é de grande importância que você passe uma boa impressão e desperte o interesse da pessoa que está lendo. Com isso, organize as ideias de forma adequada, separando as informações mais importantes para que seu currículo tenha destaque e você tenha mais chances de conquistar o emprego dos sonhos. A seguir, daremos algumas dicas de como montar um currículo da forma correta. Sendo assim, se você quer saber mais sobre isso, continue lendo o texto.
Selecione as informações pessoais corretas
Se tem algo que não vale a pena ser inserido no currículo são informações em excesso. Dessa forma, você não precisa colocar todos os tipos de informações pessoais. A pessoa que está lendo não tem necessidade de saber seu CPF e RG, bem como o nome dos seus pais.
O ideal é que você coloque apenas seu nome completo, e-mail, telefone para contato, redes sociais como LinkedIn (caso tenha), a cidade onde mora e sua idade.
Uma dica importante é prestar atenção no endereço de e-mail utilizado. Isso porque muitas pessoas usam e-mails com nomes de personagens de quadrinhos, videogames e outras coisas que podem causar constrangimento. O ideal é criar um e-mail com seu nome real.
Defina a área que deseja atuar
Após inserir todos os seus dados pessoais, o próximo passo é indicar de forma simples e genérica a área que você deseja atuar. Alguns exemplos de áreas que contratam com bastante frequência são publicidade, redes sociais, gestão de pessoas, recursos humanos, enfermagem, entre outros. Aqui, é importante destacar que não é o lugar para indicar o cargo que você pretende, mas sim a área que deseja atuar.
Fale sobre suas graduações e demais cursos
Após escolher a área de atuação, o passo seguinte é fazer uma breve descrição dos seus cursos de graduação ou pós-graduação, caso tenha. Para citá-los, você deve iniciar pela modalidade do curso, título do curso, instituição de ensino, local e o período (caso ainda esteja cursando).
Veja também:
JBS, Uber e Itaú com vagas abertas – Não perca!
Mais de 500 vagas abertas na JBS, Uber e Itaú; veja os cargos
Vagas abertas na SEST SENAT, Heineken e Assaí Atacadista – Não perca!
Resuma as qualificações e experiências que possui
Este é um dos pontos mais relevantes e que merece atenção de quem está fazendo o currículo. Nele, você deve resumir em poucas palavras suas principais qualificações e descrever sucintamente as experiências em cada uma delas. Um exemplo é uma pessoa que trabalhou na área de redes sociais. Você deve descrever suas atribuições, como: produzir conteúdo, interagir com o público, gerenciar publicações e mais.
Uma boa dica é evitar uma lista muito extensa de qualificações, ainda que sejam importantes. Escolha apenas as que tenham a ver com a vaga que você pretende ocupar.
Já em relação à experiência profissional, trate esse tópico com bastante atenção. Citar as experiências mais relevantes e também as mais recentes é fundamental. Elas devem ser elencadas da mais nova para a mais antiga. Os principais dados que devem ser destacados ao listar essas experiências são:
Por fim, uma boa dica ao listar suas experiências é escolher apenas aquelas que possuem relação com a vaga que você deseja ocupar. Não adianta criar uma lista extensa de experiências, pois isso não prova nada a seu respeito, apenas que trabalhou em vários lugares diferentes.
Evite colocar fotos no currículo
Algo que muitas pessoas esquecem e acabam cometendo um erro é inserir suas fotos no currículo. Essa prática está em desuso há muito tempo e atualmente é vista com maus olhos pelos recrutadores. Sendo assim, evite colocar fotos a menos que a empresa exija.
Se esse for o caso, use uma foto em que você pareça simpático e natural. O ideal é evitar fotos no estilo selfie, em festas ou trajes de banho. Use imagens simples, com boa iluminação e um fundo neutro, o que já pode ser bastante útil para seu currículo.
Preste atenção na gramática
Independentemente de qual área o candidato escolher, algo que deve ser evitado a todo custo são os erros de português. Os profissionais responsáveis por analisar currículos geralmente prestam muita atenção à gramática. Aqueles com gramática ruim têm seus currículos comprometidos.
Portanto, antes de enviar seu currículo, revise detalhadamente tudo o que foi escrito. Se você não tem certeza sobre alguma palavra ou grafia, consulte um dicionário. Se você se sente inseguro para escrever o currículo, peça ajuda de alguém que escreva corretamente. Não vale a pena enviar o currículo cheio de erros.
Menos é mais
A expressão “menos é mais” se aplica perfeitamente quando estamos tratando de montar um currículo. De nada adianta enchê-lo de informações desnecessárias. Isso porque quem está lendo não quer saber tudo o que você fez e suas experiências. O ideal é selecionar apenas as informações mais importantes e que, de alguma forma, contribuíram para o enriquecimento daquela empresa ao contratá-lo.