A Inteligência Artificial (IA) é tema de filmes de ficção científica há tempos. Porém, em novembro de 2022, o lançamento do ChatGPT colocou esse tema em debate na mídia, nas redes sociais e no meio empresarial.
Hoje, empresas de diferentes ramos têm buscado entender como a IA pode ser integrada em suas atividades. Isso tem ocorrido na área da saúde, agricultura, finanças, marketing, RH, entre outras. Veja a seguir quais são os impactos de ferramentas de IA, como a invenção da SORA coin, sobre as atividades de diferentes setores.
Saúde
Na área da saúde, a IA tem sido incorporada em processos como a realização de diagnósticos, triagem, gestão de dados e pesquisa de medicamentos. Hoje, os chatbots e as assistentes virtuais são um recurso cada vez mais disponibilizado para o primeiro contato com os pacientes.
A IA tem sido usada na radiologia para identificar anomalias em exames como ressonâncias magnéticas e raios-x. Também existem modelos de Machine Learning capazes de analisar um grande volume de dados e, a partir disso, prever a probabilidade do desenvolvimento de determinadas doenças.
Isso pode ajudar médicos a identificar fatores de risco e desenvolver planos de tratamento personalizados. Por fim, algoritmos também são usados para analisar estruturas químicas de substâncias que podem ser utilizadas em novos medicamentos.
Agricultura
Na agricultura, tecnologias de IA são ainda mais evidentes. Drones e sensores com IA são responsáveis por monitorar e analisar como está a plantação e estudar o melhor modo de utilizar água, por exemplo, além de prever qual será o rendimento das colheitas.
A IA na agricultura também aparece durante o transporte e armazenamento de diferentes suprimentos. Essa é uma área sensível, já que junta logística, administração e conhecimento das condições mais adequadas para se manter cada tipo de suprimento.
Finanças
Nas finanças, a IA se torna cada vez mais responsável pela análise de risco e de crédito, o que é fundamental para detectar fraudes e avaliar o risco de empréstimos e seguros, além de assegurar mais segurança a diferentes operações financeiras.
Os algoritmos analisam uma série de dados financeiros em tempo real, o histórico do cliente e também podem identificar áreas que podem ser mais interessantes para investimentos.
Nesta área, a IA também é utilizada para realizar previsões de mercado como valor de moedas e commodities, além do preço de ações. Na prática, isso pode ajudar investidores a tomar decisões mais assertivas. Por fim, diferentes recursos de IA ainda podem automatizar processos administrativos.
Manufatura
O setor da manufatura é amplo e envolve diferentes processos produtivos. Um exemplo é a previsão de falhas em máquinas e equipamentos. Ao detectar que tal problema está perto de acontecer, esse recurso de IA antecipa a manutenção e reduz o tempo no qual a máquina permanecerá parada.
A IA também pode auxiliar na criação de design de produtos ao simular diferentes cenários e agilizar processos de prototipagem. Na manufatura, a IA agiliza a execução de tarefas repetitivas com alta precisão, o que reduz as chances de erros.
Recursos humanos
A área de recursos humanos lida com um grande volume de informações. Algoritmos de IA podem analisar currículos e ver quais candidatos possuem habilidades, perfis e experiências mais adequados para a vaga.
Além disso, recursos de IA podem auxiliar na gestão de algumas atividades e analisar dados de desempenho. Tudo isso agiliza processos que são mais duradouros em empresas do ramo.
A IA é vista como um evento disruptivo em vários segmentos econômicos. O processo de incorporação de tal tecnologia ainda está em andamento e os impactos, a efetividade e os riscos de usar tais ferramentas serão analisados em diferentes empresas.