Pular para o conteúdo
Início » Diversidade e inclusão: a importância no ambiente de trabalho

Diversidade e inclusão: a importância no ambiente de trabalho

  • por
Diversidade e inclusão a importância no ambiente de trabalho
Anúncios

Uma empresa que tem diversidade é composta por pessoas de diversas raças, gêneros, formações e experiências. Isso proporciona riqueza de ideias e percepções e ajuda a encontrar soluções para problemas e melhorar a condução de tarefas.

Investir na diversidade traz benefícios porque melhora a gestão de riscos, proporciona inovação e aumenta a conexão com públicos diferentes. Uma empresa livre de preconceitos considera as diferenças e abre espaço para todos.

Seu ideal é desenvolver um clima organizacional que facilita o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. A diversidade pode ser identificada por meio de grupos de afinidade e a companhia compreende sua natureza.

Anúncios

Existem afinidades culturais, étnicas e raciais, sendo grupos formados por pessoas que falam línguas diferentes, negros, indígenas, imigrantes e aqueles que cultuam religiões e outras crenças.

Também pode haver diversidade sexual com pessoas transgênero, membros LGBTQIA+, não binários, entre outros. Por fim, também existe a presença de mulheres, portadores de deficiência, idosos, entre outros.

Mas a diversidade só acontece quando a companhia acredita que pode trazer mais riqueza para o espaço de trabalho.

Para implementá-la, este artigo vai explicar a importância da diversidade nas organizações, como elas podem promovê-la e quais são os benefícios que oferece.

Importância da diversidade

No mercado, a diversidade é importante por razões sociais e competitivas. Dentro dos aspectos sociais e morais, os gestores das organizações que contratam colaboradores diversos, conseguem cumprir seu papel na sociedade.

A cada dia, o mercado mostra que se não houver diversidade, a competitividade do negócio pode diminuir.

Fazer processos de recrutamento e seleção com pessoas de diferentes características traz mais retorno financeiro. Entre os aspectos que podem variar estão:

  • Gênero;
  • Etnia;
  • Idade;
  • Condição social.

Se uma autoescola especializada em cnh especial categoria d variar esses e outros aspectos, vai conseguir resolver problemas de maneira criativa e inovadora e propor diferentes visões de mundo.

Outro ponto que ressalta a importância da diversidade é estar atento aos aspectos de marca empregadora, pois quanto mais justos forem os processos de seleção e a experiência dos funcionários, mais a companhia consegue atrair talentos.

Como promover a diversidade?

Existem diversas ações que as empresas podem adotar para promover a diversidade dentro delas. As principais são:

Avaliar e mensurar os funcionários

É necessário fazer um diagnóstico do quadro de funcionários e entender como ele é formado, além de saber quais são os motivos que fizeram a corporação contratar essas pessoas.

Com isso em mente, fica mais fácil definir o que deve ser feito para ampliar a diversidade existente na equipe.

Diversificar o processo seletivo

Uma empresa especializada em regularizar cnh bloqueada precisa variar a formação que procura nos candidatos e não limitar os perfis, pois isso faz com que a companhia seja homogênea e sem perspectivas de mudanças.

Também existem preconceitos que podem passar despercebidos e influenciar na seleção de candidatos. Para que as contratações sejam realmente justas, diversas e inclusivas, também é interessante contar com alguns recursos especializados.

Trabalhar ações práticas

Para que o RH consiga criar atividades práticas e gerar diversidade na corporação, uma dica é criar um comitê de diversidade. São grupos formados para empoderar os colaboradores para que tenham mais voz na empresa.

É uma forma de promover encontros e debates e os indivíduos participantes auxiliam o RH na hora de identificar cenários e desenvolver estratégias para implementar a diversidade.

Outra coisa fundamental são as políticas internas, definindo as diretrizes internas da corporação no que diz respeito à diversidade, de modo a traçar metas e auxiliar na cultura organizacional.

Melhorar a cultura organizacional

O gestor deve avaliar se a companhia realmente valoriza a diversidade ou se está sempre procurando o mesmo perfil profissional.

Uma empresa diversa permite a inovação e valoriza a inclusão, e é necessário observar esse quadro e fazer uma pesquisa de clima organizacional para compreender se existe algum sentimento de exclusão em algum grupo.

Promover a comunicação interna

Para promover a diversidade, além dos valores da companhia, o comportamento dos funcionários de um fabricante de vidro temperado 6mm também precisa estar de acordo com ela.

É papel do gestor desenvolver a comunicação interna e valorizar o respeito às diferenças, e se for necessário, é interessante promover treinamentos sobre conscientização.

Deve-se trabalhar o acolhimento entre os funcionários. Quando se trabalha a diversidade, existe uma construção de sociedade inclusiva que combate o preconceito.

No entanto, ainda existe muita coisa que precisa ser feita, mas primeiramente deve-se investir em acolhimento às diferenças que já existem no ambiente de trabalho.

Acompanhar indicadores e métricas

Hoje em dia, o RH das empresas é orientado a dados e a diversidade pode ser acompanhada por meio desses indicadores.

Uma empresa de automação industrial com arduino pode medir a representatividade de grupos afirmativos, a satisfação dessas pessoas, a diversidade no recrutamento, entre outras informações.

Benefícios da diversidade

Investir em diversidade também traz muitos benefícios para as organizações, e entre os principais estão:

Mais lucros e competitividade

Empreendimentos que apostam e investem em diversidade conseguem obter mais resultados positivos.

Isso tanto é verdade, que, de acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, organizações que se diversificam etnicamente têm 33% mais chances de serem bem-sucedidas.

Também são empresas 21% mais lucrativas, e isso acontece porque as organizações que investem em diversidade conquistam os melhores profissionais, focam na experiência do cliente e geram identificação entre os consumidores.

Também possuem funcionários mais satisfeitos, melhoram as tomadas de decisão e conseguem estabelecer uma comunicação com todo tipo de pessoa.

Gera senso de pertencimento

Abrir espaço para a diversidade é uma maneira de valorizar a criatividade e estimular a troca de conhecimento. Um fabricante de envelopes pequenos consegue aumentar o aprendizado e o engajamento, de modo que sejam mais leves e acolhedores.

Isso traz muitos benefícios, como melhorias no clima organizacional, diminuição da rotatividade, mais flexibilidade entre as equipes, baixa resistência às mudanças.

Negócios que se preocupam com a diversidade contam com profissionais que se sentem pertencentes a eles e são mais engajados com a corporação.

Cerca de 76% dos funcionários sentem que podem propor novas ideias e inovar na maneira como realizam suas tarefas no cotidiano.

Atrai e retém talentos

Outro estudo realizado pela multinacional holandesa de recursos humanos, Randstad, mostrou que 87% dos profissionais do mundo valorizam a diversidade. No Brasil, isso chega a 91% porque é algo que está relacionado ao respeito em relações de boa qualidade.

A imagem pública que as organizações conquistam por promoverem a diversidade transmite compromisso com os valores e a responsabilidade social.

Para um fabricante de forro de gesso quarto pequeno, isso é muito benéfico porque tanto os consumidores quanto os talentos e investidores valorizam essa questão.

No momento em que ocorrem os processos de recrutamento e seleção, a imagem de uma corporação diversa atrai profissionais capacitados que desejam trabalhar em organizações com as quais tenham afinidade e compartilhem os mesmos valores.

Aumenta o engajamento

Nas empresas que desenvolvem ações de diversidade, os funcionários estão 17% mais dispostos e ocorrem 50% menos conflitos. Essas são informações apresentadas por um estudo realizado pela Harvard Business Review.

Segundo a instituição, ao mesmo tempo em que a corporação valoriza as diferenças, o público interno sente que pode dialogar, aprender mais e até compartilhar suas experiências, algo que aumenta muito o nível de cooperação.

Melhora a criatividade

Um fabricante de suporte extintor incêndio registra o dobro de patentes porque investe em diversidade, e uma prova disso foi um estudo publicado pela Financial Management de 2018.

A diversidade é um fator estratégico e já se transformou em diferencial no mercado, e a união entre culturas, visões de mundo e origens diversas aumenta as chances de desenvolver soluções mais simples, mesmo diante de desafios complexos.

A companhia terá consigo experiências e vivências que ajudam a resolver desafios e o confronto de opiniões divergentes se transforma em algo saudável que só colabora com o desenvolvimento do negócio.

Todos esses benefícios mostram o quanto é importante investir em uma boa política de diversidade e inclusão, mas por mudar muitas vezes a cultura do negócio radicalmente, pode ser necessário contar com profissionais especializados.

O RH de uma empresa de sistema de combate a incêndio predial pode fazer essa implementação ou firmar uma parceria com outras companhias e profissionais que colaboram com o processo.

Considerações finais

No mundo todo, existem muitas diferenças entre as pessoas no que diz respeito à etnia, cultura, conhecimento, hábitos, preferências, entre outros. Isso pode ser muito bem aproveitado pelas organizações, promovendo a diversidade.

Companhias que fazem isso são mais ricas culturalmente, resolvem seus problemas com mais facilidade e conseguem gerar identificação com uma quantidade de consumidores muito maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *