Pular para o conteúdo
Início » 5 dicas para começar na marcenaria

5 dicas para começar na marcenaria

começar na marcenaria

A marcenaria não só é uma habilidade prática e útil, mas também uma atividade extremamente gratificante.

Anúncios

Aqui estão algumas dicas essenciais para quem está começando na marcenaria. Comece a buscar furadeira e lixadeira em promoção e mãos à obra!

1. Comece com projetos simples

Quando você está começando, é fundamental não tentar morder mais do que pode mastigar. Projetos simples são uma ótima maneira de entender o básico da marcenaria. Pense em prateleiras, caixotes ou pequenas mesas.

Fazer um grande armário de primeira é muito difícil e pode gerar frustração — e o pior, pode acabar com que você desista desse hobby ou de uma renda extra tão interessante.

Anúncios

Esses projetos mais simples e menos demorados vão ajudar a construir sua confiança e a desenvolver suas habilidades de maneira mais progressiva.

Além disso, projetos simples permitem que você se familiarize com suas ferramentas e materiais, dando uma base de conhecimento sólida para o futuro, quando poderá tentar usar itens mais complexos.

Veja também:
Quanto ganha um marceneiro: o que faz, carreira e mais
Como montar uma marcenaria?
O que faz um Carpinteiro: Salário, Profissão e mais

2. Invista em ferramentas básicas, mas de qualidade

O ditado “o básico bem-feito é o que funciona” faz muito sentido na marcenaria. Ferramentas de qualidade fazem toda a diferença aqui.

Você quer melhorar sua vida? Junte-se à nossa próspera comunidade do WhatsApp de 2500 membros para aproveitar as melhores ofertas de emprego, cursos gratuitos e outras oportunidades. Não se preocupe ao entrar na comunidade, seu número permanecerá privado. Receba conteúdo exclusivo sobre:

Ao invés de querer comprar tudo de uma vez (e, para fazer isso, acabar comprando equipamentos de menor qualidade), vale a pena comprar menos ferramentas, porém com boa qualidade, feitas de bons materiais e com marcas de confiança.

Lembre-se: vale mais a pena gastar um pouco mais se esse custo adicional fizer com que seu equipamento dure mais tempo. Um martelo barato pode quebrar em menos de um ano, mas um bom pode durar décadas!

Comece pelo mais básico: martelo, serra, esquadro, fita métrica e parafusadeira/furadeira. Isso já é o suficiente para fazer a maioria dos itens sem muito trabalho e acumular experiência. 

Outros equipamentos, como serra circular e outras ferramentas elétricas podem ser compradas depois, conforme você já tiver experiência e realmente precisar desse tipo de instrumento para confeccionar itens mais complexos.

3. Aprenda as técnicas fundamentais

Outro ponto em que vale a pena iniciar pelo básico é nas técnicas usadas. Um marceneiro iniciante deve começar, é claro, por técnicas de iniciante: medir e cortar madeira de maneira precisa, fazer junções básicas (como encaixes e parafusos), aprender a lixar e finalizar madeira, etc.

Hoje em dia, é muito mais fácil aprender tudo isso: alguns tutoriais de graça no YouTube já dão conta de ensinar tudo o que você precisa para começar nesse seu hobby ou carreira. Você pode praticar em madeira de sucata antes de aplicar essas técnicas nos seus projetos.

4. Tome cuidado com a segurança desde o primeiro dia

Desde o seu primeiro dia de trabalho, pense primeiro em uma palavra-chave: segurança! Não é exagero, porque qualquer descuido pode resultar em um corte ou machucado em mãos, braços e outras partes do corpo.

Usar os equipamentos de proteção individual, como óculos de segurança, máscara contra poeira e protetores auriculares, vai fazer com que você evite inúmeros acidentes. A maioria desse tipo de acidente acontece por excesso de confiança!

Pode ser que o uso de luvas, por exemplo, diminua um pouco a sua destreza nas mãos. Mas vale mais a pena acostumar-se a isso do que ter o risco de se machucar gravemente por falta de proteção.

Um ponto importante é deixar seu ambiente de trabalho organizado. Não deixe itens pelo chão, pois você pode tropeçar e cair em algum objeto pontiagudo. Organização e segurança são preocupações imprescindíveis nesse trabalho.

5. Participe de comunidades on-line e offline

Participar de comunidades pode ajudar muito no seu progresso, sejam elas on-line, sejam offline. Hoje em dia, inclusive, várias comunidades on-line fazem encontros presenciais para que as pessoas se conheçam!

Você pode procurar por perfis que falam do assunto no Instagram ou TikTok, por exemplo. Mas a melhor dica é procurar nos grupos do Facebook: com certeza será possível achar um grupo de marceneiros na sua cidade ou região. Você pode postar seu progresso, pedir ajuda e até mesmo fazer amizades com os mesmos interesses que você.

Fóruns, ainda que sejam menos usados atualmente, também podem ser interessantes para alguns — especialmente aqueles mais velhos que não têm interesse em usar redes sociais.