Pular para o conteúdo
Início » Carreira de Freelancer: liberdade na carreira profissional

Carreira de Freelancer: liberdade na carreira profissional

  • por
carreira de freelancer
Anúncios

Seguir carreira de freelancer pode ser o objetivo de alguns profissionais, mas o receio de outros. Quem tem medo de seguir esse modelo de carreira costuma pensar que tudo pode dar errado, pois existem falsos conceitos sobre esse tipo de trabalho.

Mas a carreira de freelancer é aquele profissional que trabalha por conta própria, combinando valores, condições de trabalho, além de estar disposto a assumir alguns riscos, entretanto, tem muito mais liberdade em sua carreira.

No mercado atual, essa modalidade de trabalho está funcionando muito bem, pois a rigidez no ambiente corporativo está permitindo mais autonomia e flexibilidade para os profissionais.

Anúncios

As vantagens são muitas, tanto para quem contrata quanto para quem é contratado, por essa razão, se tornou uma verdadeira tendência de trabalho para os próximos anos, de acordo com a revista Forbes.

Quem atua como freelancer tem mais oportunidades no mercado, além de ter uma carreira em crescimento constante. Mas, mesmo diante de todas essas vantagens, ainda existem muitas pessoas que temem começar a trabalhar por conta própria.

Este texto vai explicar o que significa ser freelancer, o que é necessário para trabalhar assim, quais são as vantagens e desvantagens, profissionais freelancers mais procurados e mostrar alguns mitos dessa carreira.

O que é ser freelancer?

Carreira de freelancer é trabalhar de forma autônoma e independente, oferecendo os serviços e habilidades para clientes ou empresas em projetos específicos, ao invés de trabalhar como funcionário em tempo integral dentro de uma única organização.

O profissional freelancer é contratado por meio de contratos temporários, projetos específicos ou por demanda, podendo trabalhar remotamente ou no local do cliente, a depender da natureza do trabalho.

Todo tipo de empresa, como uma especializada em aluguel de geladeira doméstica, pode contratar um profissional freelancer, tendo em vista a variedade de atividades que ele pode realizar, como:

  • Redação;
  • Design gráfico;
  • Desenvolvimento de software;
  • Marketing digital;
  • Consultoria;
  • Tradução;
  • Edição de vídeo.

São profissionais flexíveis em relação ao local de trabalho, horários e escolhas de projetos, de modo que possam adaptar a carreira com base em suas preferências e estilo de vida.

Esse profissional também se encarrega de gerenciar o próprio negócio, como encontrar clientes, negociar contratos, definir preços, cumprir prazos, lidar com questões administrativas, entre outras.

A maior vantagem de trabalhar dessa forma é a oportunidade de diversificar experiências de trabalho e explorar uma grande variedade de projetos e setores, no entanto, é necessário ter habilidades de autogerenciamento e abordagem empreendedora.

O que é necessário para ser freelancer?

Para ser um bom profissional freelancer, é necessário reunir algumas características e habilidades. São elas:

Disciplina e organização

Ser freelancer exige disciplina para manter a produtividade, principalmente quando a pessoa trabalha em casa e não tem ninguém supervisionando o seu trabalho.

Se não houver uma boa organização e disciplina em relação ao horário, o profissional corre o risco de procrastinar e perder prazos.

Ter boas habilidades

Assim como os vendedores de uma empresa de locação de betoneira 400 litros precisam ter habilidade para vender os serviços, quem decide trabalhar como freelancer precisa conhecer muito bem a área em que deseja atuar.

Independentemente de qual seja, é crucial investir tempo estudando para aprimorar e atualizar as habilidades e se manter competitivo.

Criar um portfólio

Todo profissional freelancer precisa de um portfólio de trabalhos anteriores para mostrar aos potenciais clientes suas experiências e habilidades.

Quem está começando agora, pode criar projetos fictícios, trabalhos especulativos e estudos para incluir em seu portfólio.

Saber administrar o tempo

Quem trabalha por conta própria precisa ter muita habilidade para administrar o próprio tempo e respeitar um cronograma.

Sem isso, é impossível cumprir os prazos e variar os projetos. Em outras palavras, a pessoa não vai conseguir entregar o que precisa e ainda pode perder oportunidades de trabalho.

Vantagens e desvantagens de ser freelancer

Qualquer tipo de trabalho, seja com arqueação de tanques ou como freelancer, tem suas vantagens e desvantagens. No caso dos freelancers, uma das vantagens é a flexibilidade para definir os próprios horários e escolher projetos.

Esses profissionais também podem trabalhar com uma ampla variedade de projetos e setores, algo extremamente estimulante e enriquecedor. O profissional é seu próprio chefe, por isso também pode tomar decisões independentes sobre o trabalho e carreira.

O potencial de lucro também é muito atraente porque, como freelancer, uma pessoa pode ganhar muito mais do que alguém que trabalha em tempo integral, principalmente se tiver habilidades altamente especializadas.

O indivíduo pode escolher com quem quer trabalhar e os tipos de projeto que deseja, assim como não precisa ir até a empresa para realizar suas atividades, podendo trabalhar em casa ou de qualquer lugar do mundo, bastando uma conexão com a internet.

Uma pessoa que trabalha por conta própria com cobertura de madeira para garagem pode aproveitar todas essas vantagens como freelancer, mas também é importante conhecer as desvantagens.

Uma delas é a insegurança financeira, principalmente no início da carreira, uma vez que a renda de freelancers pode ser irregular e imprevisível, ou seja, não existe um fluxo de caixa constante.

Esses profissionais também não têm acesso a benefícios tradicionais oferecidos por funcionários que trabalham em tempo integral, como convênio médico, férias remuneradas e aposentadoria.

Eles também precisam assumir responsabilidades administrativas, como pagamento de impostos, gerenciamento de contratos e contabilidade.

A carreira de freelancer também tem muita competição, falta de estabilidade, ausência de garantia de pagamento e falta de interação com colegas de trabalho.

Profissionais freelancers mais procurados

A demanda por profissionais freelancers varia ao longo do tempo e depende das tendências do mercado, dos avanços tecnológicos e das necessidades das empresas.

Mesmo assim, existem alguns que costumam ter uma demanda maior, como no caso dos desenvolvedores de software.

Eles são contratados por empresas de todo tipo, como um fabricante de mesa de escritório para duas pessoas, por conta da necessidade em desenvolver e acompanhar a tecnologia.

Designers gráficos também são muito procurados porque se encarregam de criar logotipos, sites, materiais de marketing e outros elementos visuais de alta qualidade que ajudam as empresas a se destacarem visualmente.

Redatores e editores de conteúdo podem criar artigos de blog, conteúdos de mídia para as redes sociais, materiais de marketing de qualidade, entre outros elementos essenciais para o marketing de conteúdo.

Aliás, de modo geral, os profissionais de marketing digital são freelancers muito procurados pelo mercado, assim como tradutores e intérpretes, designers de UX, engenheiros e arquitetos.

Mitos da carreira freelancer

A carreira de freelancer costuma ser cercada por mitos e equívocos que afastam muitos profissionais da oportunidade de trabalhar dessa forma.

Por exemplo, um arquiteto que trabalha como freelancer pode desenvolver projetos com coluna de gesso para decoração para um cliente e outro projeto com diferentes materiais para uma empresa e assim por diante.

Isso desmente o mito de que freelancer não tem trabalho estável, na verdade, embora a renda desses profissionais possa ser irregular, é mais comum que tenham trabalho constantemente.

Bons profissionais conseguem estabelecer relações de longo prazo com seus clientes e parceiros e estes oferecem projetos regularmente.

Outro mito está relacionado aos ganhos desses profissionais, pois muitos acreditam que eles ganham menos. Existem diversos trabalhadores freelancers que possuem habilidades especializadas e uma base sólida de clientes, ganhando altos salários.

Também existe o mito de que essa escolha é temporária, entretanto, existe uma grande quantidade de profissionais que constroem sua carreira dessa forma e se tornam bem sucedidos.

Quem trabalha com entrega rápida moto por conta própria, assim como qualquer outro profissional, sabe que precisa trabalhar muito, além de ter algumas habilidades específicas.

Por isso, é um erro acreditar que ser freelancer é fácil, muito pelo contrário. Essas pessoas precisam ter boas habilidades de autogerenciamento, saber negociar, saber fazer marketing e ter uma boa administração do negócio.

Também existe a crença de que freelancers têm total liberdade de tempo, mas, mesmo que tenham mais flexibilidade em comparação com empregados fixos, não significa que não exista uma rotina de trabalho e de obrigações.

Essas pessoas precisam cumprir prazos, atender demandas de clientes e gerenciar seu próprio horário de trabalho.

Outro mito é que todos eles trabalham remotamente, mas nem sempre é assim. Por exemplo, uma agência de pesquisas pode contratar um pesquisador freelancer para pesquisar sobre aluguel de mesas bistrô valor.

Se ele tiver que fazer pesquisa em campo, não consegue trabalhar de casa, além disso, outras organizações contratam esses profissionais para trabalhar dentro da empresa, portanto, é algo que será negociado com o contratante o e profissional.

Considerações finais

O freelancer é um profissional que consegue construir uma carreira com mais liberdade de escolha, principalmente em relação aos clientes e projetos.

Diversas profissões podem atuar desse modo, desde que esses profissionais consigam lidar com todas as questões que envolvem esse tipo de trabalho.

De qualquer forma, ele pode ser muito compensador, no que diz respeito aos ganhos e à flexibilidade de horário.

Além disso, é a oportunidade de aperfeiçoar as habilidades profissionais e encontrar oportunidades com diferentes empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *