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Como montar um currí­culo

Como montar um currículo

Como montar um currículo? Montar um currículo pode ser um desafio para quem não está habituado a essa questão, e erros ou até mesmo não ser atrativo o bastante podem prejudicar ao participar de um processo seletivo. Com esses detalhes em mente, temos algumas dicas muito legais para você de como montar um currículo.

Um currículo bem feito: qual a importância?

Um currículo é o primeiro ponto de contato de um recrutador com quem está se candidatando para uma vaga de emprego. Por isso, o documento precisa ter conteúdo que dê o melhor perfil profissional do candidato para ser notável.

Caso contrário, você acabará perdido nas centenas ou mesmo milhares de currículos que chegam ao departamento de RH da sua empresa. Na verdade, em média, os recrutadores gastam até dez segundos lendo um currículo.

Portanto, qualquer erro no arquivo ou a presença de informações confusas resultará na perda de pontos, ou até mesmo na exclusão do processo de seleção.

Como montar um currículo?

Um currículo bem produzido deverá ser focado, claro e objetivo na área que você busca. No entanto, essa é uma boa chance para você se apresentar à empresa e aos selecionadores. Permanecer objetivo e descrever adequadamente sua experiência e carreira profissional. Também são fatores positivos que terão que ser pensados na formação da documentação. Então, venha ver como montar um currículo!

Veja algumas dicas rápidas de como montar um currículo:

  • Não há necessidade de falar de suas qualidades pessoais, como ser dinâmico ou ter boa relação interpessoal, por exemplo. Essas particularidades serão avaliadas durante o processo seletivo;
  • Para o primeiro emprego, é vital destacar experiências adquiridas na faculdade, estágios, trabalhos voluntários, cursos, aptidões e habilidades;
  • Inclua uma foto apenas se for importante para a vaga, e a imagem deve ser de boa qualidade e ter uma forma profissional;
  • O documento deve ter no máximo 2 páginas com todas as informações precisas para o cargo.

Para a formação de um exemplo de currículo campeão, veja o passo a passo

  1. Dados Pessoais

Preencha seu estado civil, nome completo, idade e informações de contato. Quando for um número de mensagem, deixe o responsável por meio do recebimento preparado e avisado para registrar informações essenciais.

Além disso, coloque um e-mail com endereço atualizado e correto. Esteja ciente de que e-mails pessoais, além de não serem adequados para um selecionador, podem não transmitir credibilidade. (Exemplo: bruninhasimpatica@…).

  1. Objetivo

O objetivo também precisa ser fácil e claro, com não mais que duas linhas. Aqui, você indica a vaga de trabalho para a qual está se candidatando. Por exemplo: “Estou em busca de uma vaga de assistente editorial”.

No entanto, este tópico não é fixo, mas o conteúdo varia de acordo com a organização para a qual você envia seu currículo. Se a empresa não tiver uma vaga específica em aberto, você deve informar em qual departamento gostaria de trabalhar. Por exemplo: “Busco oportunidade na área de fotografia”.

  1. Competências e Habilidades

Destaque o que é vital para a posição: cursos, experiências e habilidades relevantes, para que o recrutador se interesse rapidamente pelo seu currículo.

  1. Formação Acadêmica

A formação acadêmica serve para indicar como você adquiriu as competências que mencionou. Isso inclui cursos técnicos, especializações, graduações, doutorados, mestrados e cursos de extensão. Ao listá-los, comece sempre pela formação mais recente até a mais antiga.

Portanto, se você está na faculdade ou já se formou, não precisa incluir informações sobre o ensino médio. No entanto, se fizer muitos cursos gratuitos ou de extensão, escolha apenas aqueles diretamente relacionados ao cargo para o qual está se candidatando.

  1. Experiência Profissional

Certifique-se de incluir o nome das organizações, período e cargo nos quais trabalhou. Se optar por listar as responsabilidades em cada experiência, seja conciso e objetivo. Organize as experiências da mais recente para a mais antiga.

  1. Idiomas

Entre as dicas de Como montar um currículo, um tópico sobre destacar se você domina uma segunda língua não poderia faltar. Além de aumentar seu salário, dominar um segundo idioma aumenta suas chances de ser contratado.

Um estudo da Catho revelou, por exemplo, que pessoas fluentes em inglês ganham 70% a mais do que aquelas que não têm essa competência. Portanto, é muito importante projetar cuidadosamente os tópicos de idiomas no currículo moderno.

Mas não há nada de misterioso nisso, basta inserir onde você estudou, o idioma, seu nível de fluência (fluente, básico, intermediário e avançado) e o ano em que concluiu o curso.

Erros mais comuns

Aqui estão os principais prós e contras a serem considerados ao escrever um currículo, e preste atenção às informações que não devem ser incluídas em um currículo:

  • Caso você tenha dúvidas sobre inserir ou não alguma atividade, prêmio, publicação, participação em seminário, entre outros, ou se acha que tem muito espaço, mencione-os em sua carta de apresentação.;
  • Não selecione fontes informais ou difíceis de ler.
  • Referências: em geral, não é necessário nem recomendado inserir detalhes de contato em seu currículo de pessoas que possam fornecer referências sobre você. É melhor preparar um documento separado contendo essas informações para enviar apenas quando solicitado.
  • Não insira experiências ou informações não relacionadas ao cargo que deseja.
  • Evite usar declarações genéricas ou clichês em seu currículo. Seja original e criativo para tornar seu currículo o mais pessoal possível.

No entanto, quando você usa um criador de currículos, é mais fácil saber o que incluir em seu currículo, pois você pode contar com as instruções padrão da ferramenta, que sempre o orientarão a inserir detalhes corretos e relevantes.

Um mini currí­culo o que é?

Para concluir o artigo de hoje, sobre Como montar um currículo, explicaremos rapidamente o que é um mini currículo e quando usá-lo. Pois, como você já deve ter percebido, um currículo moderno consiste em muitas informações relevantes sobre o candidato.

De dados pessoais a cursos aprendidos, habilidades e experiência profissional. Mas, o mini currículo, por sua vez, fornece um conteúdo bem sucinto, de modo geral, apenas um parágrafo.

Seu objetivo é dar ao leitor uma compreensão básica dos profissionais postos. Este tipo de estrutura é frequentemente usado em artigos de seções de resenhas de jornais, revistas ou blogs, onde após o texto principal, uma breve descrição de quem é o autor. Então, de certa forma, quando você está elaborando sua carta de apresentação, você também está criando um mini currículo.