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Como montar um currículo

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Como montar um currículo
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Como montar um currículo? Montar um currículo poderá ser um desafio para quem não está habituado a esta questão, e erros ou até mesmo não ser atrativo o bastante poderá dar prejuízos ao participar de um processo seletivo. Pois, com esses detalhes em mente, temos algumas dicas muito legais para você de Como montar um currículo.

Um currículo bem feito qual a importância?

Um currículo é o primeiro ponto de contato de um recrutador com quem está se candidatando para uma vaga de emprego.  Por isso, o documento necessita ter conteúdo que dê o melhor perfil profissional do candidato para ser notável.

Caso contrário, você acabará perdido nas centenas ou mesmo milhares de currículos que chegam ao departamento de RH da sua empresa. Na verdade, em média, os recrutadores gastam até dez segundos lendo um currículo.

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Portanto, qualquer erro no arquivo ou a presença de informações confusas vão resultar na perda de pontos, ou até mesmo na exclusão do processo de seleção.

Como montar um currículo?

Um currículo bem produzido deverá ser focado, claro e objetivo na área que você busca. No entanto, essa é uma boa chance para você se apresentar à empresa e aos selecionadores. Permanecer objetivo e descrever adequadamente sua experiência e carreira profissional. Também são fatores positivos que vão ter que ser pensados na formação da documentação. Então, venha ver Como montar um currículo!

Veja algumas dicas rápidas de Como montar um currículo:

  • Não há necessidade de dizer de suas qualidades pessoais, falar que é dinâmico tem boa relação interpessoal, por exemplo. Estas particularidades vão ser cotadas durante o processo seletivo;
  • Para o 1° emprego é vital destacar experiências pegas na faculdade, estágios, trabalhos voluntários, cursos, aptidões e habilidades;
  • Foto apenas caso seja importante para à vaga, a imagem deve ser de boa qualidade e com forma profissional;
  • O documento deve ter no máximo 2 páginas com todas as informações precisas para o cargo.

Para a formação de um exemplo de currículo campeão, veja o passo a passo

1. Dados Pessoais

Preencha seu estado civil, nome completo, idade e informações de contato, quando for um número de mensagem, deixe o responsável por meio do recebimento, preparada e avisada para registar informações essenciais. 

Aliás, ponha um email com endereço atualizado e correto, esteja ciente que emails pessoais. Além de não serem apto para um selecionador, podem não passar credibilidade. (Exemplo: bruninhasimpatica@…).

2. Objetivo

O objetivo também precisa ser fácil e claro, não mais que duas linhas. Aqui você indica a chance de trabalho para a qual está se candidatando. Por exemplo: estou em busca de uma vaga de assistente editorial.

No entanto, esse tópico não é fixo, mas o conteúdo é certo de acordo com a organização para a qual você envia seu currículo. Então, se a empresa não tiver uma vaga exclusiva em aberto, você deve informar em qual departamento gostaria de trabalhar. Por exemplo: busco chance na área de fotografia.

3. Competências e Habilidades

Ponha nele o que é vital para a posição, os cursos, experiências e habilidades convenientes, para que o recrutador se importe rápido pelo seu currículo.

4. Formação Acadêmica

A formação acadêmica é ideada para indicar como você pode obter todas as competências que você citou. Pois, isso inclui basicamente cursos técnicos, especializações, graduações, doutorados, mestrados e cursos de extensão. Assim, ao listar eles, inicie sempre por meio da formação mais recente até chegar à mais antiga.

Então, quem está na faculdade ou se formou não necessita inserir informações sobre o ensino médio. Mas, se lembre, caso você faça muitos cursos grátis ou de extensão, escolha apenas cursos direito relacionados ao cargo para o qual está se inscrevendo.

5. Experiência Profissional

Certifique se de colocar o nome das organizações, período e cargo em que trabalhou. Se você optar por colocar as obrigações em cada experiência, seja conciso e objetivo. Fixe as experiências doa mais nova a mais antiga.

Veja também:
Emprego após os 40 anos: Dicas de como conseguir se reinventar no mercado de trabalho

6. Idiomas

Entre as dicas de Como montar um currículo, um tópico a respeito de ressaltar, no documento, se você domina uma segunda língua, não poderia faltar. Além de aumentar seu salário, dominar um segundo idioma aumenta suas chances de ser contratado.

Um estudo por meio da Catho revelou, por exemplo, que pessoas fluentes em inglês ganham 70% a mais do que aquelas que não têm essa competência. Por isso, é bem notável projetar cuidadosamente os tópicos de linguagem no currículo moderno.

Mas, não há nada de misterioso nisso, basta inserir onde você estudou, o idioma, seu nível de fluência (fluente, básico, intermediário e avançado) e o ano em que concluiu o curso.

Erros mais comuns

Aqui estão os principais prós e contras a serem vistos ao escrever um currículo, e preste atenção às informações que não vão ter que ser ínsitas em um currículo:

  • Caso você tenha dúvidas a respeito de inserir ou não alguma atividade, prêmio, publicação, participação em seminário, entre outros. Ou, se você acha que tem muito espaço, cite-o em sua carta de apresentação;
  • Não selecione fontes informais ou difíceis de ler;
  • Referências, em geral, não é preciso ou recomendado inserir detalhes de contato em seu currículo de pessoas que possam fornecer referências a respeito de você. É melhor preparar um documento separado contendo essas informações para que você o envie apenas quando pedido;
  • Não insira experiências ou informações não relacionadas ao cargo que deseja;
  • Não use declarações genéricas ou clichês em seu currículo. Seja original e criativo para tornar seu currículo o mais pessoal possível.

No entanto, quando você usa um criador de currículos, é mais fácil saber o que incluir em seu currículo, pois, você pode contar com as instruções padrão da ferramenta, que sempre o orientarão a inserir detalhes corretos e relevantes.

Um mini currículo o que é?

Para concluir o artigo de hoje, sobre Como montar um currículo, explicaremos rápido o que é um mini currículo e quando usar ele. Pois, como você já deve ter percebido, um currículo moderno consiste em muitas informações relevantes sobre o candidato.

De dados pessoais a cursos aprendidos, habilidades e experiência profissional. Mas, o mini currículo, por sua vez, fornece um conteúdo bem sucinto, de modo geral, apenas um parágrafo.

Seu objetivo é dar ao leitor uma compreensão básica dos profissionais postos. Este tipo de estrutura é frequentemente usado em artigos de seções de resenhas de jornais, revistas ou blogs, onde após o texto principal, uma breve descrição de quem é o autor. Então, de certa forma, quando você está elaborando sua carta de apresentação, você também está criando um mini currículo.

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