Pular para o conteúdo
Início » Como saber se você foi bem em uma entrevista de emprego

Como saber se você foi bem em uma entrevista de emprego

  • por
entrevista de emprego
Anúncios

A entrevista de emprego é o segundo passo para quem está concorrendo a alguma vaga de emprego. Além disso, é o primeiro contato pessoal com a equipe de recrutamento. Sendo assim, é um momento de extrema importância para a sua contratação. Portanto, nele o recrutador terá as primeiras impressões sobre você e fará com que você prossiga ou não. Dessa forma, no artigo de hoje iremos dar algumas dicas sobre como dar bem em uma entrevista de emprego. Além disso, iremos falar mais sobre como saber se você foi bem na sua entrevista. Assim, acompanhe a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre entrevistas de emprego.

3 Dicas importantes para entrevistas de emprego

  1. Escolha bem o que vestir

  Procure usar roupas de tons claros, sem nada chamativo. Além disso, não utilize muitos acessórios ou peças extravagantes e sempre tenha sua roupa bem passada e limpa. Ainda mais, cheque primeiramente qual o código de vestimenta da sua empresa e da sua vaga. Dessa forma, veja se é mais casual ou formal para não errar na hora!

  1. Tenha postura e saiba vender seu peixe na medida certa

Quando estiver no local da entrevista mantenha-se concentrado e longe de distrações, como o celular. Além disso, ao ser entrevistado mantenha a postura ereta e sente-se conforme a cadeira, nada de ser relaxado. Ainda mais, na hora de falar sobre você não exagere, mas saiba sutilmente erguer o interesse da empresa em lhe contratar, mostrando que você fará a diferença caso contratado.

  1. Não se atrase
Anúncios

Como é o seu primeiro contato com a empresa a qual você deseja trabalhar, lembre-se de se programar bem antes de sair e chegue no local da entrevista com certa antecedência para evitar contratempos que façam você se atrasar.

Sendo assim, com estas pequenas mas valiosas dicas você terá uma segurança maior de que se deu bem na sua entrevista e um maior potencial para ser convocado. 

Sinais que mostram que você mandou bem na sua entrevista

Você foi simpático e sentiu que a conversa com seu recrutador foi produtiva?

Se o seu recrutador tiver gostado de você, talvez ele tenha levado a entrevista como algo mais leve e tirado aquela pressão de alguma forma. Sendo assim, este é um sinal de que você pode ter mandado bem e que é um potencial empregado para aquela empresa. Portanto, preste bem atenção em como o recrutador está lhe acolhendo e seja sempre muito simpático, mas sem bajulações.

Você conhecia bem a empresa antes de ir para entrevista e respondeu bem às perguntas que lhe fizeram?

Uma das partes mais importantes da entrevista é aquela que o recrutador percebe que você sabe muito bem que vaga é a que você está se candidatando, sabe que tipo de empresa é aquela e como ela funciona e tem interesse em estar lá. É claro que podem haver dúvidas da sua parte, mas mostrar que você estudou para estar ali naquela entrevista e você teve o interesse de ir pesquisar mais sobre a empresa mostra-se um diferencial na hora da contratação, pois o recrutador irá entender que ali é uma posição que você quer estar e não um emprego qualquer que você está tentando entrar.

Você exagerou na hora de falar de si mesmo ou não vendeu seu peixe?

Sempre é bom numa entrevista de emprego que você valorize suas experiências e habilidades, mas com cautela e sem exagerar. Portanto, venda o seu trabalho como algo bom e mostra-se competente ao cargo, mas nunca puxe o saco do recrutador ou fale com tom de soberba sobre você mesmo.

Veja também:
Vagas de emprego abertas na C6 Bank, Amazon e Renner; como se inscrever
Veja como se inscrever nas vagas abertas do Itaú SEST SENAT e Magalu
Novas vagas de emprego abertas pela Bernoulli Educação, Nivea e Funtrab; veja os cargos

Estudou aquelas perguntas de sempre mas não deu respostas prontas?

Toda entrevista de emprego tem aquela parte a qual você necessita responder a 

algumas perguntinhas de sempre, como:

– O que você vai fazer na empresa para mudá-la?

-Quais são seus defeitos e qualidades?

Assim, ter estudado previamente e saber sair destas perguntas difíceis para quem é uma ótima estratégia. Porém, nada de ficar decorando respostas prontas as quais o recrutador irá entender que você já as trouxe prontas. Portanto, saiba sair destas perguntas mas de maneira mais descontraída e menos engessada. Assim, caso você tenha conseguido sair desta parte da entrevista sem precisar falar uma frase pronta, é um ótimo ponto para você saber que se saiu bem na entrevista sem saber ainda a resposta da empresa.

Durante a entrevista você se manteve confiante?

Ter confiança e propriedade do que está falando em uma entrevista de emprego é de extrema importância para sua contratação. Sendo assim, se você se manteve o tempo todo confiante e soube se dar bem durante toda a entrevista, é um ótimo indicativo de que você se deu muito bem na entrevista!

Se o entrevistador mostrou que está gostando do andar da entrevista e do que ele está ouvindo de você

Caso o entrevistador sinta que você estava seguro e assertivo de suas respostas as perguntas que ele fez e se mostrou preparado para o cargo, ele pode dar indícios de que gostou da sua entrevista sem dizer o resultado dela ou dizer diretamente que você é um forte candidato para contratação. Assim, observe a linguagem corporal do entrevistador e as suas falas para ver se ele está dando algum indício de que gostou do seu perfil e que vai te querer como empregado na empresa. 

Portanto, após conferir a leitura completa deste artigo analise como foi o seu comportamento e o comportamento do seu entrevistador para saber mais sobre como foi sua entrevista. Além disso, tenham todos uma boa sorte na sua entrevista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *