Pular para o conteúdo
Início » Como se apresentar em uma entrevista de emprego

Como se apresentar em uma entrevista de emprego

  • por
entrevista de emprego
Anúncios

Vai passar por uma entrevista de emprego? Só de imaginar naquele momento sempre faz o estí´mago vibrar. No entanto, o entrevistador chama seu nome, e você se levanta e caminha, tentando expressar confiança sem balançar a perna.

E agora? Basta apertar as mãos e dizer o seu nome? O que devo fazer se ninguém disser nada depois que eu me apresentar? Tento puxar o assunto para meu lado? Enfim, como causar uma ótima impressão imediatamente?

Quando chega a hora de se apresentar, é uma pena perder pontos em uma entrevista devido a uma gafe.

Anúncios

Assim, nesse post, você vai ver técnicas para se apresentar em uma entrevista de emprego e não apenas evitar erros, mas deixar também uma marca nos recrutadores e começar com pé direito a entrevista.

Ao se apresentar em uma entrevista de emprego, as primeiras impressões são importantes. Então, a seguir, você vai ver como se apresentar em uma entrevista de emprego. No entanto, silencie seu telefone e boa sorte!

Primeiro contato

Sua entrevista pode começar com um aperto de mão. No entanto, seja uma mulher ou um homem, as saudações mais seguras são sempre um aperto de mão firme (mas não force demais), olhe nos olhos e sorria (o sorriso ajuda a causar uma ótima primeira impressão).

Se o recrutador não disser seu nome quando chamar você, fale seu nome ao entrar na sala ou apertar a mão e espere o recrutador se apresentar também.

Depois da introdução um simples “prazer” é suficiente. De alguma forma, eles vão dizer para você se sentar, mas se não (eles também são humanos), apenas se sente em uma cadeira que não esteja bastante longe dos contratadores.

Me fale um pouco sobre você

Aqui está uma pergunta que você pode esperar em todas as entrevistas de emprego: “Conte-me algo sobre você”, ou alguma variação do tipo “Conte-me sua história”.

No entanto, esta pergunta nada mais é do que pedir para você se apresentar, mas o que os candidatos precisam entender é que os contratadores vão avaliar um candidato durante todo o processo de entrevista. Principalmente considerando se ele é adequado para a vaga.

Então, deixe de lado as tarefas sobre você e concentre-se nas coisas que mais importam para aquela vaga naquela empresa.

Esta pergunta é apenas uma variação de “Por que devemos contratá-lo?” Portanto, como você se apresenta em uma entrevista de emprego de uma forma que faz você se destacar em uma determinada vaga? Confira a seguir.

Se apresente na entrevista de emprego de forma personalizada para a empresa e vaga

Leia as informações sobre o cargo, especialmente a seção Responsabilidades e Requisitos. No entanto, pesquise as palavras chave que os recrutadores estão buscando. Pois, os termos que eles usaram no anúncio da vaga são termos que vão fazer seus olhos brilharem quando você os mencionar durante sua entrevista.

Ou seja, vamos dizer que você esteja em uma entrevista e o anúncio da vaga tenha esta aparência:

Procura-se um técnico de informática que tenha interesse e vontade de estudar, cursando ensino superior e tenha pelo menos 2 anos de experiência profissional na área.

Se você atender a esses critérios, não vai precisar esperar que um recrutador pergunte. Então, caso tiver a chance de fazer sua apresentação de forma natural, nada o impede de fazer a sua apresentação desta forma:

Bom dia! Meu nome é Caio. Estudo ciência da computação no Mackenzie e trabalho nessa área há 2 anos. Estou muito empolgado para fazer parte desta entrevista, pois sei que vou aprender bastante neste trabalho.

No entanto, o importante é não mentir.

Veja também:

Dicas de como montar um currí­culo

JBS, Uber e Itaú com vagas abertas – Não perca!

Mais de 500 vagas abertas na JBS, Uber e Itaú; veja os cargos

Faça a escolha do que você quer enfatizar ao se apresentar

Durante uma entrevista de emprego, você vai ter um tempo limitado para dizer sobre si mesmo antes que as perguntas comecem. Assim, se prepare com antecedência e imagine em quais fatores você deseja enfatizar.

Ou seja, se você está começando agora a trabalhar, mas está frequentando uma ótima universidade, talvez seja melhor mencionar esta formação em vez de um estágio de seis meses.

No entanto, caso você trabalhou em uma diferente área, mas fez um projeto pessoal relacionado a empresa, é melhor falar sobre seu projeto do que o trabalho em outra área. Do mesmo modo, coisas que você pode enfatizar incluem, mas não estão limitadas a:

  • Anos na área;
  • Hobbies (se forem relevantes);
  • Qualidades pessoais;
  • Qualificações;
  • Habilidades;
  • Voluntariado;
  • Formação acadêmica;
  • Conquistas profissionais;
  • Experiências profissionais;
  • Contatos profissionais (cuidado para não parecer arrogante);
  • Projetos pessoais.

Mais uma vez, se trata de fazer a leitura do anúncio da vaga, pesquisar as responsabilidades do trabalho e se preparar!

Se faça relevante

Ao fazer sua apresentação em uma entrevista de emprego, tente ir além do seu nome e cargo. Então, aqui estão algumas outras dicas sobre como chamar a atenção de um recrutador ao apresentar-se:

  • Sinalize que seus valores são compatí­veis com os valores da empresa;
  • Fale um problema da indústria para o qual os ouvintes estão aguardando respostas;
  • Mostre que conhece o contexto cultural da empresa;
  • Fale sobre um acontecimento atual relativo à empresa;
  • Mostrar energia, entusiasmo e paixão;
  • Seja original para marcar os recrutadores (não exagere!);
  • Mostre como você vai poder contribuir com a instituição;
  • Comente algo que sinalize que você entende as necessidades da empresa;
  • Diga sobre uma conquista profissional da qual você se orgulha;
  • Inicie com o que você considera seu ponto forte;
  • Abra com um diferencial seu em relação aos outros candidatos.

Faça apresentações de tamanhos diferentes

Vai depender do contexto, se sua apresentação deve ser mais curta ou mais longa. Em outras palavras, se você apertar a mão de um contratador em pé, você deve dizer por alguns segundos, no entanto, ao responder í  pergunta “fale-me um pouco sobre você”, espera-se que você responda por mais de 2 minutos.

Então, para aproveitar ao máximo suas chances, prepare apresentações pessoais de tamanhos diferentes (porque é disso que se trata uma apresentação de entrevista de emprego: uma apresentação pessoal onde você se vende).

Assim, também é possí­vel que a empresa peça que você faça uma apresentação pessoal detalhada durante o processo de entrevista antes da entrevista.

Pratique sua apresentação profissional

Falar de forma clara ao fazer sua apresentação em uma entrevista é importante e requer prática.

Por isso, ao treinar, tenha em mente:

  • Altura da voz;
  • Contato visual;
  • Linguagem corporal;
  • Pausas;
  • Sua postura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *