Pular para o conteúdo
Início » Comunicação virtual: dominando apresentações online

Comunicação virtual: dominando apresentações online

  • por
Comunicação virtual
Anúncios

A comunicação virtual é um dos fatores determinantes para lidar dentro dos mais diversos aspectos sociais. Por essa razão, não há como ignorar suas demandas quando o assunto está presente em reuniões digitais.

Com o avanço do mundo digital dentro dos mais variados contextos, torna-se cada vez mais comum a presença de elementos comunicacionais dentro desses meios.

Tanto do ponto de vista do ensino quanto do mundo empresarial, é fundamental saber como lidar com as demandas desses novos meios de comunicação.

Anúncios

Diante do cenário proposto pela pandemia, as reuniões digitais que, até então, eram elementos específicos, passaram a ser aspectos generalizados nos mais diversos padrões.

Assim, das aulas até as reuniões de negócios, a comunicação ganhou um ar cada vez mais digitalizado dentro de todos esses processos.

Desta forma, assim como um cliente busca remotamente por uma oficina de injeção eletrônica mais próxima, mesmo que haja uma percepção geográfica nesse sentido, a reunião digital passou a ser uma realidade, também.

Portanto, é essencial saber como lidar com uma boa apresentação dentro desses contextos estabelecidos.

Como preparar e organizar uma apresentação?

Assim como qualquer comunicação, a complexidade do meio é que vai definir a capacidade de lidar com algumas elaborações de linguagens ou não.

Por essa razão, antes de qualquer coisa, é fundamental saber como considerar o contexto dentro dessas perspectivas.

Por exemplo, um projeto novo para lidar com funilaria carros importados pode, em grande medida, ter uma abordagem com funcionários locais, mas ganhar mais complexidade ao ser levada para os diretores.

Nesse caso, também, preparar uma apresentação pode ser até mais importante do que prepará-la. Ou seja, focar em belos slides não é tão importante quanto saber o assunto que está sendo apresentado.

Além disso, a questão do tempo pode ser essencial para uma dinâmica de organização e, portanto, é preciso lidar com esses aspectos de forma mais ampla.

4 formatos de apresentação

De uma forma geral, apelar para um bom formato e linguagem pode ser importante para esclarecer dúvidas e, ao mesmo tempo, elevar a capacidade do apresentador de lidar com a atenção das pessoas.

Por isso, há alguns formatos a serem considerados quando for compor algumas perspectivas dentro dessas instâncias:

  • Apresentação com storytelling;
  • Com base em imagens;
  • Com slides;
  • Com diagramas.

Pensar, portanto, nesses formatos de apresentações pode ajudar a construir um perfil estratégico mais incisivo na hora de comunicar uma ideia dentro de uma perspectiva empresarial ou de aula.

Assim, uma aula de autoescola sobre reabilitação CNH provisória pode possuir uma demanda de abordagem que, por exemplo, uma apresentação de projeto de marketing em uma empresa varejista não possui.

7 dicas para dominar apresentações

Para além dos formatos estabelecidos, torna-se importante, também, saber como lidar com as dinâmicas mais importantes para melhorar a apresentação em todos esses contextos.

Nesse caso, seja para dar um treinamento para profissionais de uma clínica de fisioterapia domiciliar humanizado contratar ou em um contexto mais objetivo, torna-se importante saber como dominar esses processos.

Por conta disso, para criar uma boa apresentação digital, é importante pensar em uma série de dicas que podem ajudar a qualificar esses pontos. Alguns desses elementos são:

  • Domínio das plataformas;
  • Saber dosar o texto;
  • Integrar a apresentação à fala;
  • Contextualizar assuntos;
  • Lidar com mapas mentais;
  • Ater-se aos dados em gráficos;
  • Evitar poluição visual.

Garantir, portanto, uma orientação mais sóbria a respeito de cada um desses pontos pode fazer toda diferença dentro desses contextos.

Por essa razão, garantir uma boa apresentação no mundo digital pode ajudar, inclusive, e elevar as perspectivas das reuniões nesses ambientes.

Atualmente, há uma variedade bastante grande de softwares que lidam com esses processos e, portanto, garantir um domínio nesse sentido pode ser essencial.

Considerações finais

A apresentação sempre foi um fator determinante dentro de uma lógica de comunicação. Por essa razão, saber como orientá-la dentro de uma padrão analógico e digital pode ser essencial.

Esses são aspectos determinantes para qualificar a transmissão de alguma mensagem e, também, para garantir uma consolidação de um alinhamento com uma equipe.

Dominar, nesse caso, os softwares de apresentação e, ao mesmo tempo, implementar uma linguagem compreensível dentro desses aspectos pode ser determinante.

Desta forma, seja em uma instância educacional ou de alinhamento de projetos, não há como fugir de uma boa apresentação digital, principalmente em um contexto mercadológico cada vez mais voltado para o home office.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *