Pular para o conteúdo
Início » Dicas de como montar um currículo

Dicas de como montar um currículo

montar um currículo

Montar um currículo pode ser o pontapé inicial para conseguir aquela vaga de emprego que você sempre sonhou. Isso porque grande parte das empresas leva como base currículos para aceitarem novos funcionários. Sendo assim, temos que é de grande importância que você saiba fazer um currículo bem feito, de modo que chame atenção do recrutador que está lendo e aumenta a chance de você ser aceito. Assim, vale a pena saber o jeito certo de montar um currículo.

Anúncios

Nele, é de grande importância que você passe uma boa impressão e desperte o interesse da pessoa que está lendo. Com isso, organizar as ideias de forma adequada, bem como separar as informações mais importantes para com que o seu currículo tenha o maior destaque e você tem mais chances de conquistar o emprego dos sonhos. A seguir, daremos algumas dicas de como montar um currículo da forma correta. Sendo assim, você quer saber mais sobre isso, continue lendo o texto a seguir.

Selecione as informações pessoais corretas

Se tem algo que não vale a pena ser inserido no currículo informações em excesso, dessa forma, você não precisa colocar todos os tipos de informações pessoais no seu currículo. Isso porque a pessoa que está lendo não tem necessidade de saber qual o seu CPF e o RG, bem como o nome do seus pais.

O ideal é que você coloque apenas o seu nome completo; endereço de e-mail; o seu telefone para contato; endereço das redes sociais como LinkedIn (caso você tenha); a cidade onde mora e a sua idade.

Anúncios

Uma dica que merece destaque e que você deve se atentar é o endereço de e-mail utilizado para contato. Isso porque muitas pessoas acabam utilizando e-mails com nomes de personagens em quadrinhos, videogames e outras coisas que possam causar constrangimento para as pessoas que estão lendo. Sendo assim, o ideal é criar um endereço de e-mail com seu nome real.

Defina a área que deseja atuar

Após inserir todos os seus dados pessoais, o próximo passo é indicar de forma bastante simples e genérica a área que você deseja atuar. Alguns exemplos que podemos citar que horas que contratam com bastante frequência são as áreas de publicidade, redes sociais, gestão de pessoas, recursos humanos, enfermagem, entre outros. Aqui, cabe destacar que não é o lugar para indicar qual o cabo você pretende trabalhar, mas sim, indicar apenas a área que pretende atuar.

Fale sobre as suas graduações e demais cursos que possui

Após escolher a área que pretende desempenhar suas atividades, o passo seguinte é fazer uma breve descrição a respeito dos seus cursos de graduação ou pós-graduação caso possua. Para citados, você deve iniciar pela modalidade de curso, título do curso, instituição de ensino, local do curso e o período (caso você ainda esteja fazendo).

Resuma as qualificações e experiências que possui

Este é um dos pontos mais relevantes e que merece grande atenção por parte de quem está fazendo seu currículo. Nele você deve resumir em poucas palavras as suas principais qualificações, bem como descrever de forma sucinta as experiências que posso em cada uma delas. Um bom exemplo disso é uma pessoa que trabalhou na área de redes sociais. Aqui, você deve descrever quais eram suas atribuições, como, por exemplo: produzir conteúdos, interagir com público das redes, gerenciar publicações e muito mais.

Uma boa dica é evitar fazer uma lista muito grande de qualificações, ainda que elas sejam importantes. Escolha apenas as qualificações e experiências que tenham a ver com a vaga que você pretende ocupar.

Já no que diz respeito à experiência profissional que você possui, trata este tópico com bastante atenção. Nele, você deve citar as experiências que considera mais relevantes e também as mais atuais. Elas devem ser elencadas das da mais nova para a mais antiga. Os principais dados que devem ser ela encarados na hora de ele estar essas experiências são:

Por fim, uma boa dica na hora de encarar suas experiências e escolher apenas aquelas que possuem algum tipo de relação com a vaga que você deseja ocupar na empresa. De nada adianta criar uma grande lista com inúmeras experiências, pois isso não prova nada a seu respeito, apenas que você trabalhou em vários locais diferentes.

Evite colocar fotos no currículo

Algo que muitas pessoas esquecem e acabam cometendo um erro é inserir as suas fotos no currículo. Essa prática entrou em desuso há muito tempo e atualmente é vista com maus olhos das pessoas que estão recrutando novos funcionários. Sendo assim, evite colocar fotos a não ser que a empresa exige que você coloque uma.

Se este for o caso, use uma foto em que você parece ser uma pessoa simpática e natural. O ideal é evitar fotos no formato selfie que você esteja em festas ou trajes de banho. Use imagens consideradas simples e com boa luz, assim como um fundo neutro já pode ser bastante útil ao seu currículo.

Veja também:
JBS, Uber e Itaú com vagas abertas – Não perca!
Mais de 500 vagas abertas na JBS, Uber e Itaú; veja os cargos
Vagas abertas na SEST SENAT, Heineken e Assaí Atacadista – Não perca!

Preste atenção na gramática

Independente de qual seja a escolhida pelo candidato, algo que deve ser evitado a todo custo os erros de português. Os profissionais responsáveis por analisar os currículos geralmente prestam bastante atenção na gramática do candidato. Sendo assim, aqueles com uma gramática ruim geralmente tem os seus currículos bastante comprometidos.

Portanto, antes de enviar o seu currículo, revise detalhadamente tudo que foi escrito. Se você não tem certeza sobre alguma palavra ou a grafia correta, procure essa palavra no dicionário. Se você está inseguro para escrever o seu currículo, o ideal é pedir ajuda de alguém que escreva corretamente. O que não vale é você enviar o currículo cheio de erros para a empresa.

Menos é mais

A expressão menos é mais sim caixa perfeitamente como estamos tratando de montar um currículo. De nada adianta encher o seu currículo de informações desnecessárias. Isso porque a pessoa que está lendo não está preocupado em saber tudo que você fez e a suas experiências. O ideal é selecionar apenas as informações mais importantes e que de alguma forma contribuíram para o enriquecimento daquela empresa ao contratá-lo.