Pular para o conteúdo
Início » Dicas para ter destaque em entrevistas de emprego

Dicas para ter destaque em entrevistas de emprego

  • por
entrevistas de emprego
Anúncios

Passar por entrevistas de emprego é normal na vida de qualquer pessoa, afinal, é dessa forma que se consegue uma oportunidade de trabalho.

Quando alguém define a carreira que pretende seguir e a faculdade que vai cursar, começa a construir sua vida profissional. Para muitos, é nessa fase da vida que começam a aparecer oportunidades de emprego.

Também existem pessoas que procuram vagas assim que terminam o ensino médio, uma realidade comum na vida de muitos brasileiros. Há também aqueles que estão tentando se recolocar no mercado de trabalho.

Anúncios

Independentemente de qual seja a realidade ou a intenção, quem está procurando emprego vai passar por uma entrevista. Hoje em dia, pode ser tanto presencial quanto pela internet, mas seja qual for o tipo, é necessário estar preparado.

Saber se comportar, agir e até se vestir faz toda a diferença na hora de se destacar e conseguir a vaga. Para quem não tem muita experiência, buscar informações antes dos processos é essencial.

Este artigo vai explicar como se comportar em uma entrevista de emprego, dar dicas de como se comportar, o que falar durante a entrevista, como se vestir adequadamente e como se destacar nas dinâmicas em grupo.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Ter um bom comportamento durante a entrevista de emprego é essencial para causar uma boa primeira impressão e conseguir a vaga. Uma das coisas mais importantes é a pontualidade, ou seja, chegar no horário para ser entrevistado.

Agora, se o candidato tiver algum contratempo, o ideal é entrar em contato com a empresa para avisar o que está acontecendo, independentemente do tamanho do atraso.

Se uma pessoa está concorrendo a uma oportunidade de trabalho em um fabricante de avental de cozinha feminino, quando estiver aguardando o entrevistador chamar, deve se sentar confortavelmente e aguardar ser chamado.

Mas isso não significa ficar espalhado no sofá como se estivesse em casa, ou então andando de um lado para o outro, roendo as unhas, entre outras atitudes que podem demonstrar desleixo ou falta de controle emocional.

Quando o entrevistador entrar na sala, o ideal é se levantar para demonstrar educação e empatia. Um aperto de mão firme transmite energia positiva em qual mostra que o candidato está feliz pela oportunidade.

Demonstrar nervosismo em excesso só mostra que a pessoa não tem controle emocional. Embora esse sentimento seja normal, precisa ser dominado para não atrapalhar o desempenho da entrevista.

Dicas para se comportar na entrevista

Existem algumas regras básicas de comportamento durante as entrevistas de emprego e ajudam a transmitir uma imagem profissional positiva para o recrutador. São elas:

  • Demonstrar interesse;
  • Atentar-se ao vestuário;
  • Ser sincero;
  • Falar sobre a carreira;
  • Monitorar a linguagem corporal.

Demonstrar interesse durante uma entrevista para uma empresa especializada em instalação elétrica aparente externa é fundamental para se dar bem.

O candidato deve ter em mãos todas as informações relacionadas ao cargo, à empresa, seus produtos e serviços, entre outros aspectos relevantes. Para obter essas informações, basta acessar o site da companhia.

Se a organização tiver um dress code, é interessante se vestir da mesma forma para criar uma imagem coerente com aquilo que a corporação procura.

A sinceridade é fundamental e não se deve mentir sobre a própria carreira. Trata-se de um comportamento arriscado e que pode levar o entrevistado a cair em contradição.

Falar sobre a carreira nada mais é do que apresentar alguns exemplos de como o candidato trabalha, como resolveu algum problema dentro das empresas anteriores, entre outras informações que mostram um pouco sobre o comportamento profissional.

Por fim, é muito importante monitorar a linguagem corporal, assim sendo, deve-se evitar ficar de braços cruzados, permanecer inquieto, mexer constantemente as mãos ou os cabelos, entre outras ações que demonstram insegurança.

Durante uma entrevista para uma clínica de ozonioterapia em cães idosos, o ideal é manter a postura ereta, fazer contato visual e manter os braços descruzados.

O que falar na entrevista de emprego

Algumas pessoas têm dúvidas sobre o que falar durante uma entrevista de emprego. Para começar o assunto, o primeiro tópico deve ser sobre si mesmo, incluindo experiências anteriores, objetivos e planos.

O profissional deve mostrar suas qualidades e defeitos, pontos que deseja melhorar e conhecimentos que podem agregar no dia a dia da empresa.

É importante falar sobre as competências relacionadas à vaga com sinceridade, mantendo o foco em habilidades e conhecimentos que possam ser benéficos para a organização.

O recrutador também gosta de ouvir o que o candidato espera da vaga, pois isso mostra se ele tem ou não o pensamento alinhado aos objetivos da companhia.

Falar sobre trabalhos anteriores também é uma maneira de expressar conhecimento, lembrando que não se deve falar de maneira negativa sobre outras empresas, colegas e atividades.

Além disso, seja para trabalhar em fabricante de proveta graduada 1000ml ou em qualquer outro lugar, também é recomendável fazer perguntas sobre a vaga e a companhia em si, pois isso demonstra interesse e proatividade.

Como se vestir para a entrevista

Antes de escolher uma roupa para a entrevista, é interessante pesquisar sobre a vaga para saber se existe algum tipo de exigência. Com base nisso, fica mais fácil adequar a roupa ao próprio estilo.

O candidato pode fazer isso usando algum acessório, prendendo o cabelo de determinada maneira, usando um sapato que combine com o dress code e com o próprio estilo, entre outras possibilidades.

Independentemente da exigência ou do estilo do candidato, deve-se evitar roupas chamativas com brilhos, estampas muito casuais ou texturas exageradas. Além disso, cores vibrantes também não são encomendadas.

O ideal é usar peças mais formais, evitando opções muito apertadas, decotes ousados, bermudas, entre outras que possam expor muito o corpo.

Se uma mulher estiver indo para uma entrevista de recepção em um fabricante de barra roscada m20, a maquiagem deve ser leve de tal modo que se evitem tons exagerados nos olhos, bochechas e boca.

Como se destacar nas dinâmicas em grupo

As dinâmicas em grupos são atividades muito comuns durante as entrevistas de emprego, e existem algumas estratégias que o candidato pode adotar para se destacar. São elas:

Mostrar engajamento

Ninguém consegue se destacar se assumir um posicionamento neutro durante a dinâmica, ou seja, é necessário ser ativo.

A timidez deve ficar de lado e o candidato deve mostrar que se importa com o que está acontecendo e que realmente está determinado a resolver a exigência. Também é interessante propor soluções.

Ser comunicativo

A dinâmica em grupo é uma oportunidade para se comunicar com o recrutador. Para se destacar dentro de uma empresa especializada em fachada grid, uma dica é adotar um discurso claro e ser ouvido.

Saber interagir transmite uma boa impressão, e embora a comunicação seja importante, o candidato também deve saber quando parar para não ser aquela pessoa inconveniente que interrompe os demais e fala o tempo todo.

Trabalhar em equipe

Essas dinâmicas são ótimas para mostrar que o candidato sabe trabalhar em equipe, mas é imprescindível respeitar o tempo de fala e saber se conectar com os concorrentes, sem desmerecê-los ou desrespeitá-los.

Mesmo que a ideia seja se destacar, o recrutador está atento às pessoas que exageram nesse conceito e acabam prejudicando o espaço dos outros candidatos.

Saber liderar

Os recrutadores gostam de candidatos que tomam a frente, demonstram espírito de liderança e são proativos. Trata-se de algo valorizado por qualquer tipo de organização, seja esta uma loja, seja esta uma franquia clínicas de tratamento de drogas.

Mas é necessário tomar cuidado para não criar o efeito contrário e transmitir uma imagem arrogante durante o posicionamento. Tudo deve ser feito de maneira democrática sem gerar opressões.

Não ser competitivo

É natural criar um pouco de competitividade em um espaço onde as outras pessoas estão concorrendo umas com as outras pela mesma vaga, mas isso não deve ser demonstrado nas atitudes.

Ter um comportamento excessivamente competitivo pode fazer com que o recrutador enxergue o candidato como uma ameaça para a união do time profissional.

Ser educado

A educação é algo fundamental em qualquer momento da vida, portanto, também é indispensável em uma dinâmica de grupo.

Para uma vaga em uma empresa de instalação de rastreador para moto, o candidato deve mostrar que sabe trabalhar em equipe e que preza pela Harmonia com os colegas com respeito em relação às suas opiniões.

Respostas ríspidas ou ignorar o que o outro está sugerindo transmite uma imagem arrogante e egoísta, dois aspectos que simplesmente podem minar a chance de qualquer pessoa.

Considerações finais

A entrevista de emprego é um momento importante e decisivo na vida de qualquer profissional, e o momento deve ser bem aproveitado.

O candidato precisa saber se comportar adequadamente para conquistar o recrutador e mostrar suas habilidades.

Além de um bom comportamento, também precisa saber o que falar em relação às suas experiências profissionais, expectativas e planos.

Para causar uma boa impressão logo no início, deve estar vestido adequadamente e de maneira confortável para que possa se destacar em uma dinâmica em grupo. Assim, terá muito mais chances de conquistar a vaga que tanto deseja.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *