Pular para o conteúdo
Início » Espaço de Trabalho Doméstico: criando ambiente favorável

Espaço de Trabalho Doméstico: criando ambiente favorável

  • por
espaço de Trabalho Doméstico
Anúncios

Um espaço de Trabalho Doméstico bem elaborado é importante para o desempenho e o bem-estar do profissional que trabalha remotamente. À medida que o trabalho em casa se torna mais comum, criar um ambiente confortável é imprescindível.

Quando pensado de maneira inteligente, promove a produtividade, pois se trata de um local livre de distrações, com tudo o que é necessário ao alcance, proporcionando um local onde o foco e a concentração florescem.

Uma configuração ergonômica minimiza desconfortos físicos, como dores nas costas ou no pescoço, fatores que podem prejudicar a produtividade. Se o espaço de Trabalho Doméstico for bem pensado, contribui para a saúde mental e o bem-estar.

Anúncios

Isso porque ele cria uma divisão clara entre a vida pessoal e profissional, ajudando a manter o equilíbrio entre ambas. Além do mais, ter um local dedicado ao trabalho ajuda a se desconectar no final do dia e reduz os riscos de burnout.

Saber projetar o ambiente de trabalho pode até mesmo melhorar a imagem profissional, principalmente se for necessário fazer chamadas de vídeo e conferências online.

Este artigo vai explicar como o ambiente de trabalho pode afetar a produtividade, como criar um home office, dar dicas para organizá-lo, mostrar algumas dicas de decoração para pouco espaço e falar sobre as vantagens de um ambiente de trabalho organizado.

Impactos do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho desempenha um papel significativo na produtividade, podendo afetar de maneira positiva ou negativa o desempenho, a motivação e o bem-estar. Algumas razões desse impacto são:

  • Condições físicas;
  • Organização e limpeza;
  • Nível de ruído;
  • Acesso a recursos;
  • Distrações;
  • Iluminação;
  • Ergonomia.

Se o ambiente de trabalho é desconfortável com iluminação ruim, má ventilação e mobiliário inadequado, pode causar desconforto físico, distrações, fadiga e prejudicar a produtividade.

Uma mesa plataforma individual precisa estar sempre limpa e organizada porque a falta de organização e limpeza dificulta a localização de materiais e documentos, o que acaba provocando atrasos e frustrações.

Uma organização eficiente, por sua vez, melhora a produtividade. Além disso, o excesso de ruídos prejudica a concentração e a qualidade do trabalho. É primordial que o espaço seja silencioso ou com um nível controlado de barulho.

É necessário que todos os recursos importantes para o trabalho estejam disponíveis, por meio de tecnologia atualizada e ferramentas apropriadas que vão acelerar as tarefas e melhorar sua eficiência.

O ambiente de trabalho não pode ter muitas distrações, como no caso das notificações de dispositivos, pois isso dificulta muito a concentração e a conclusão das tarefas.

É necessário que o ambiente tenha uma boa iluminação, caso contrário pode provocar fadiga ocular e dificultar a leitura de documentos.

Nas empresas de cuidadores domiciliares, a iluminação é uma prioridade porque traz conforto visual e aumenta a produtividade.

Além do mais, móveis e equipamentos ergonômicos reduzem os riscos de lesões e desconforto físico, permitindo que o profissional trabalhe com mais eficiência e conforto.

Como criar um home office?

Para criar um espaço home office em casa, primeiro é necessário escolher o local, preferindo ambientes tranquilos e afastados das principais distrações do lar, como a  TV.

O espaço precisa ser organizado de maneira eficiente, com mesa e cadeira confortáveis, sempre pensando na disposição desses móveis para que o ambiente seja funcional.

Outro ponto fundamental é a iluminação, desse modo, a mesa de trabalho deve ser posicionada na próxima janela para aproveitar a luz natural ao longo do dia. Também é importante contar com iluminação artificial, como uma luminária de mesa.

A cadeira de trabalho precisa ser ergonômica, assim como a mesa deve ser ajustável em altura, pois isso vai permitir manter a postura adequada e evitar desconfortos físicos.

No espaço home office, é muito importante que o profissional tenha acesso a uma boa conexão com a internet e conte com todos os dispositivos necessários para seus afazeres, como um computador, impressora, telefone, entre outros.

Práticas para organizar o home office

Alguns espaços home office são amplos e podem até mesmo contar com um projeto de livraria, mas independentemente do tamanho, é fundamental saber organizar o espaço de trabalho para que ele possa colaborar com a produtividade.

Saber gerenciar os cabos vai evitar confusões e emaranhados, por isso, recomenda-se usar organizadores de cabos e suportes de mesa que ajudam a manter os fios fora do caminho.

Além de proporcionar o visual estético mais agradável, isso é muito importante para evitar acidentes. O profissional também pode adicionar alguns elementos decorativos que vão tornar o espaço mais agradável e inspirador.

Entre os elementos mais recomendados estão porta-retratos, plantas e outros objetos decorativos que criam um ambiente acolhedor.

Para evitar o acúmulo de papéis em cima da mesa, é interessante digitalizar documentos e arquivos. Essa dica é especialmente valiosa para quem tem um espaço muito pequeno e não pode ocupá-lo com o excesso de papel.

Providenciar conserto de aquecedor elétrico ou de ar-condicionado também é muito importante para a climatização do espaço, além disso, deve-se estabelecer uma rotina de limpeza para manter tudo limpo e organizado.

É necessário limpar superfícies, eliminar itens desnecessários e organizar todos os documentos. Para facilitar ainda mais, tudo deve ser agrupado por uso, e aqueles que são usados com mais frequência devem estar ao alcance todos os dias.

Como decorar espaços pequenos?

Quem está criando um espaço home office em um ambiente pequeno, precisa se atentar a algumas dicas de decoração.

Uma das mais importantes é se atentar a escolha das cores, priorizando tons claros, como branco e bege, pois causam a impressão de que o cômodo é maior.

Os móveis precisam ser compactos e multifuncionais, como uma mesa com gavetas de armazenamento ou prateleiras suspensas para economizar o espaço no chão.

Outra dica é aproveitar o espaço vertical usando prateleiras flutuantes ou estantes altas, pois isso ajuda a armazenar itens e a exibir decorações, sem ocupar tanto espaço.

Para que o ambiente seja agradável, é interessante providenciar restauração de carpete de madeira, caso o piso não esteja em boas condições.

Usar espelhos traz sensação de amplitude e reflete luz, fazendo com que o ambiente fique mais aberto e bem iluminado. Lembrando que espaços pequenos precisam de organização eficiente, pois qualquer coisa pode provocar uma desordem.

Cortinas leves ou persianas possibilitam a entrada de luz natural e podem ser facilmente abertas para maximizar a iluminação.

É recomendável adicionar plantas de interior porque elas trazem vida para o espaço, principalmente as de pequeno porte, como as suculentas, que costumam funcionar muito bem em escritórios menores.

É importante deixar espaços em branco nas paredes ou no chão para criar sensação de espaço, caso contrário, um local muito pequeno pode transmitir a sensação de aglomeração.

Vantagens de um ambiente bem organizado

Um ambiente de trabalho bem organizado traz diversas vantagens para o profissional, tanto para quem trabalha em casa quanto para quem está atuando no escritório de um fabricante de tela de nylon para quadra.

Só que, em casa, isso é ainda mais importante porque a organização aumenta a produtividade. A pessoa tem mais facilidade para localizar os objetos, documentos, materiais e ferramentas para suas tarefas.

Desse modo, ela não precisa passar tanto tempo procurando itens e consegue se dedicar ao trabalho. Já foi comprovado que a desordem e a desorganização geram estresse e ansiedade, por outro lado, um ambiente organizado traz sensação de tranquilidade.

Assim como é muito mais fácil usar um aparelho que passou por conserto de tela de iPhone, é muito melhor trabalhar em um espaço organizado, pois traz mais clareza sobre as atividades e aumenta o foco e a concentração.

A organização faz com que as tarefas fluam de maneira eficiente, evita interrupções desnecessárias e protege a qualidade do serviço.

Pode ser muito difícil e até desagradável para alguém receber um cliente ou até o chefe em casa se o espaço está uma bagunça. Até mesmo durante videochamadas e conferências, um cenário bagunçado ao fundo é constrangedor.

Por outro lado, quando tudo está no lugar, até a imagem do profissional melhora e ele consegue transmitir responsabilidade, credibilidade e profissionalismo perante clientes, superiores e colegas de trabalho.

A organização dentro de uma empresa de locação de manequins para eventos segue uma lógica, e isso é fundamental para facilitar as tomadas de decisão.

Quando tudo está bem arrumado, a pessoa tem mais facilidade para decidir o que vai fazer, uma vez que o ambiente traz sensação de calma e bem-estar.

Considerações finais

Trabalhar em casa exige elaborar um ambiente de trabalho que colabore com a produtividade e as tarefas do cotidiano.

Por isso é tão importante que o profissional saiba criar seu espaço home office, e mais do que isso, consiga mantê-lo sempre organizado.

A organização vai desde a escolha de uma decoração apropriada para espaços menores até a rotina de limpeza.

É assim que o escritório em casa estará sempre limpo e bem arrumado, e o profissional poderá aproveitar todas as vantagens que isso oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *