Pular para o conteúdo
Início » Networking profissional: conexões valiosas no estágio

Networking profissional: conexões valiosas no estágio

  • por
Networking profissional
Anúncios

Networking profissional, também conhecido como rede de contatos, é um elemento muito importante para que os profissionais possam encontrar oportunidades de trabalho em sua área de atuação.

O termo se refere a um recurso usado pelo meio corporativo em que os profissionais se ajudam mutuamente para alcançar seus objetivos na carreira e trilhar um caminho bem-sucedido.

Isso acontece por meio de conselhos, indicações para vagas, entre outras oportunidades que podem até mesmo colaborar com o meio acadêmico.

Anúncios

Quem cultiva um bom networking, consegue ficar sabendo sobre boas oportunidades de trabalho antes das outras pessoas. Qualquer indivíduo que faz parte do mundo corporativo já ouviu falar sobre a importância de manter contatos profissionais.

Eles ajudam a encontrar vagas de emprego e ainda multiplicam seus conhecimentos trocando ideias, participando de eventos, entre outras formas de expandir a própria carreira.

Em um mundo globalizado e com a presença constante da internet, ficou ainda mais fácil cultivar essa rede, mas antes de fazer isso, é muito importante conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai explicar o que é network, por que ele é importante, como fazer um bom networking profissional, como construir uma rede no estágio e os benefícios que ela oferece para as pessoas.

O que é network?

Network é um termo em inglês que significa rede de contatos, sendo uma expressão muito conhecida no universo corporativo para descrever profissionais que se conhecem ao longo da carreira.

Essas pessoas compartilham interesses e se ajudam mutuamente, e com essa ajuda, conseguem tomar boas decisões, indicam vagas, se apresentam para outros contatos e com isso vão expandindo sua atuação profissional.

Enquanto o network de um cuidador de idoso noturno é a rede de contatos desse profissional, o networking se resume às ações feitas para cultivá-los. É justamente por isso que os conceitos de networking e network estão conectados.

Isso porque contatos sem relacionamento são apenas nomes e conexões presentes nas redes sociais e na agenda que só serão úteis se forem nutridos constantemente.

Importância de fazer networking

Fazer networking profissional é fundamental por vários motivos, além de ter um papel muito importante no desenvolvimento da carreira. Entre os motivos estão:

  • Oportunidade de emprego;
  • Aprendizado e crescimento;
  • Troca de conhecimento;
  • Mentoria;
  • Desenvolvimento de habilidades sociais;
  • Acesso a recursos;
  • Construção de reputação;
  • Colaboração e parcerias;
  • Acesso a informações de mercado;
  • Apoio em desafios.

Uma das maiores vantagens de fazer networking é a possibilidade de descobrir vagas de emprego. Ao se conectar com pessoas da mesma área de atuação, o profissional descobre oportunidades que nem sempre são anunciadas publicamente.

Quem está fazendo um curso de pilotagem profissional de aeronaves pode interagir com outras pessoas da área e aprender mais com suas experiências e conhecimentos.

É uma forma de obter conselhos, dicas e insights que colaboram com o desenvolvimento profissional. O indivíduo pode compartilhar seu próprio conhecimento com outras pessoas, ajudando-as a se consolidarem.

Ter contato com indivíduos mais experientes pode ajudar a estabelecer relacionamentos de mentoria. O mentor é muito valioso para orientar e aconselhar sobre a carreira, algo que nenhum curso consegue oferecer.

Também é uma maneira de melhorar as habilidades sociais, como comunicação, empatia e construção de relacionamentos, algo útil no ambiente de trabalho e na vida profissional.

As pessoas conseguem acessar uma grande variedade de recursos, como conexões, referências, informações e ferramentas importantes para o dia a dia de trabalho. Além do mais, vão construir sua reputação profissional de maneira positiva.

O networking também traz oportunidades de colaboração e parcerias com pessoas que possuem habilidades complementares e que podem enriquecer projetos e negócios.

Além disso, essa rede é muito útil para manter o indivíduo atualizado e obter tendências em sua área de atuação, além de poder se apoiar em conselhos profissionais que ajudam a superar momentos de desafio.

Como fazer um bom networking?

Durante um curso de bombeiro militar, os alunos podem trocar informações e experiências entre si, e isso já é uma forma de fazer networking. No entanto, também existem outras maneiras de construir essa rede de contatos. São elas:

Buscar contatos relevantes

É crucial se aproximar de quem o profissional realmente gostaria de conhecer, mas não se trata apenas de pessoas que ocupam cargos altos ou que trabalham em grandes corporações.

Contatos relevantes são aqueles que despertam a atenção e com quem o profissional gostaria de estabelecer uma amizade. Com isso, vai ficar mais fácil aproveitar as oportunidades e criar relacionamentos construtivos.

Iniciar o contato

É primordial ser proativo e iniciar conversas em momentos oportunos e apropriados, pois isso fortalece o networking. Contudo, é necessário saber ponderar e reconhecer as oportunidades.

Por exemplo, não é indicado se aproximar de uma pessoa e perguntar como se desenvolver na carreira quando ela está muito ocupada e cheia de tarefas.

Ao invés disso, alguém que trabalha em um despachante mais próximo pode oferecer ajuda para seu colega e encontrar o momento mais adequado para iniciar a conversa.

Estar sempre presente

Para conhecer mais pessoas e se tornar conhecido, é muito importante estar presente nos eventos e até nas redes sociais, principalmente no LinkedIn. Também é essencial se informar sobre tendências e acontecimentos na área.

Dispor-se a participar de ocasiões maiores, como feiras e workshops, também ajuda a estabelecer contatos variados, com pessoas que compartilham os mesmos interesses.

Como construir networking no estágio?

O estágio também é uma oportunidade de começar a construir o networking, mas, para isso, uma das coisas mais importantes é saber respeitar o tempo das pessoas. Afinal, nem sempre elas estarão disponíveis e isso não significa má vontade.

Ao chegar nos superiores, é importante se certificar de que estão com tempo disponível e respeitá-los quando precisam priorizar outros assuntos.

Se o estudante estiver estagiando em uma construtora especializada em telhados com calhas escondidas, deve sempre mostrar um bom trabalho. Essa atitude deixa uma lembrança positiva nos colegas de trabalho e eles sempre se lembrarão.

É sempre bom superar as expectativas e oferecer soluções inovadoras e criativas para o setor. Só que também é muito importante tomar cuidado com bajulações, pois as pessoas percebem quando existe algum interesse por trás.

Essa atitude também costuma ser vista com maus olhos e pode prejudicar a imagem do estagiário, e alguém que está no início da carreira não pode manchá-la.

Os bons contatos aparecem de forma natural e por meio de amizades sinceras, além disso, ser bajulador não é nada profissional e acaba irritando os colegas de trabalho.

Benefícios do networking

O networking também traz vários benefícios para os profissionais, e um dos principais é sua capacidade de fortalecer as relações. As pessoas conseguem criar confiança e ajudam umas às outras a alcançarem suas metas.

É imprescindível engajar regularmente os contatos e procurar maneiras de fortalecer o relacionamento, assim, a pessoa vai colher frutos recíprocos que vão ajudá-la a atingir seus objetivos.

Para o colaborador de uma companhia que vende exaustor de teto residencial, o networking é uma forma de encontrar boas oportunidades. A pessoa sempre vai estar na mente das demais quando surgir uma nova vaga de emprego ou uma bolsa de estudos.

Sem falar no fato de que aumenta as chances de conhecer pessoas relevantes na área de atuação. Conhecer alguém mais experiente é valioso para trocar experiências e conhecimentos, além de obter informações técnicas sobre a área.

Durante um curso online doula, os estudantes conseguem ter uma nova perspectiva que ajude a realizar suas tarefas. Na internet ou durante os eventos presenciais, esse processo também ajuda a trocar informações sobre desafios da área.

Ao longo do tempo, fica mais fácil obter insights e desenvolver uma mentalidade que não seria possível sem a interação com outras pessoas. O propósito aqui é oferecer ajuda com novas ideias e construir uma reputação por ter pensamento inovador.

Hoje em dia, qualquer pessoa que queira crescer precisa ter visibilidade e o networking ajuda muito nesse sentido.

Sendo assim, o gestor de um negócio que fornece display de mesa em papelão pode manter contato com outros profissionais e participar de eventos sociais que vão torná-lo mais conhecido.

É possível construir uma reputação como alguém que possui grandes conhecimentos, de caráter confiável e que sempre oferece algo útil para quem precisa.

Considerações finais

Na vida profissional, é impossível chegar muito longe sozinho, aliás, até para encontrar a primeira oportunidade de emprego, é necessário ter algum tipo de contato.

Quem deseja trilhar uma carreira brilhante, precisa cultivar um bom networking e cuidar da interação com esses contatos.

Não importa qual é a profissão e a área de atuação, pois em todas elas, compartilhar conhecimento e experiência sempre será necessário.

Com a ajuda da internet e de redes sociais como LinkedIn, até quem está estagiando pode construir relações promissoras e duradouras no universo corporativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *