Pular para o conteúdo
Início » O que fazer para ingressar na área de tecnologia

O que fazer para ingressar na área de tecnologia

  • por
área de tecnologia
Anúncios

A área de tecnologia é um dos mercados mais aquecidos e a tendência é que continue crescendo, mesmo diante de diversas crises pelas quais o mundo passou e vai continuar passando.

De acordo com o instituto de inteligência de mercado (IDC), serviços relacionados à consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, tecnologia de consumo, telecomunicações, tecnologia da informação e comunicação vão crescer muito.

Ele também mostra que mais da metade das organizações brasileiras têm a intenção de investir mais em tecnologia, e mesmo que esse investimento entre aquelas que já lidam com ele se mantenha, são poucas as que pretendem reduzi-lo.

Anúncios

Também é importante lembrar que o mercado de tecnologia movimenta muito dinheiro anualmente, e segundo o IDC, haverá muito crescimento para investimentos em infraestrutura (IaaS) e plataforma em nuvem pública (PaaS).

A nuvem privada também vai alcançar um grande crescimento e, na verdade, isso já está acontecendo, além do mais, os investimentos em inteligência artificial serão maiores a cada ano.

Isso torna o mercado de tecnologia muito promissor, por isso, este artigo vai explicar como ingressar na área, quais são os cargos que trabalho na área de tecnologia e as vantagens de ingressar nesse mercado.

Como ingressar no mercado tecnológico

Para trabalhar na área de tecnologia, o futuro profissional precisa buscar conhecimento técnico, por meio de cursos e especializações na área em que deseja atuar.

Quem ainda não tem nenhuma experiência sobre o assunto pode fazer alguns cursos gratuitos. É importante lembrar que a busca pelo conhecimento técnico é muito intensa no mercado tecnológico.

Assim sendo, seja para trabalhar na área de TI de uma clínica de estética especializada em harmonização facial queixo ou em qualquer outra corporação, é necessário atualizar os conhecimentos o tempo todo.

A tecnologia evolui constantemente e em grande velocidade, mas além de procurar se aprofundar na área de conhecimento, também é fundamental atualizar o currículo e começar a procurar vagas de tecnologia alinhadas ao perfil profissional.

Só que além do conhecimento técnico, existem outras competências que precisam fazer parte do perfil comportamental do profissional, como:

  • Saber trabalhar sob pressão;
  • Flexibilidade;
  • Capacidade de aprender;
  • Trabalho em equipe.

É fundamental analisar situações e resolver problemas, ter boa comunicação para compreender o que os profissionais de outras áreas solicitam, interagir com áreas diferentes e ser colaborativo.

Cargos presentes na área de tecnologia

Existem diversas profissões presentes na área da tecnologia e que despertam o interesse de muitas pessoas. Entre elas estão:

Arquiteto de rede

O arquiteto de rede é um profissional que se responsabiliza pela criação e manutenção de redes, como no caso de infraestruturas expansivas na nuvem e intranets organizacionais.

Em um escritório de advocacia especialista em recurso multa sinal vermelho, ele também precisa acompanhar as tendências relacionadas às redes de computadores e comunicação de dados.

Essa área também é responsável por elaborar o orçamento de sistemas e rede e implementá-los. Lembrando que a profissão demanda entendimento profundo sobre os sistemas, ao contrário do que acontece com o designer de rede.

Computação

Também existem cursos de ciências e engenharia da computação, duas graduações muito conhecidas e concorridas, ótimas para quem quer trabalhar na área de tecnologia.

O mercado de trabalho está em constante mudança e passa por um processo de automação, nesse sentido, os profissionais de computação costumam ser muito requisitados em diversos setores, o que faz a carreira em tecnologia valer a pena.

É uma formação que traz a possibilidade de trabalhar em diferentes contextos, como no caso de implementação e manutenção de rede, análise de sistemas, desenvolvimento de produtos, segurança de dados, entre outros.

Uma das habilidades mais importantes para trabalhar na área de tecnologia é ter um grande conhecimento, algo que todas as organizações procuram.

Engenharia de software

Negócios dos mais variados tipos, como uma prestadora de serviço de entrega de documentos, estão investindo muito em automação, por isso, esta é outra grande tendência do mercado de trabalho.

São tarefas que pertencem ao engenheiro de software, uma profissão considerada como a segunda melhor entre as carreiras na área de tecnologia.

Os engenheiros de software são profissionais responsáveis por projetar e desenvolver programas, sistemas e aplicativos, capazes de atender aos requisitos e cumprir determinadas funções.

Suas tarefas também podem estar relacionadas à administração de bancos de dados, manutenção de sistemas, entre outras relacionadas à gestão de projetos e composição de manuais de instrução.

Programador web

Outra carreira muito promissora é a do programador web, um profissional que se encarrega de desenvolver sites, blogs, portais, entre outras plataformas, tanto para computador quanto para dispositivos móveis.

Na hora de desenvolver, por exemplo, o site de uma empresa de instalação de sistema de cftv residencial, ele desenvolve a interface, garante a responsabilidade, entre outros afazeres.

É fundamental dominar linguagens de programação e outras ferramentas, como Java, PHP e NET, bem como ferramentas de uso constante.

Segurança da informação

Cada vez mais as empresas estão preocupadas com a segurança de suas informações na internet, tanto é que um levantamento realizado pela Cybersecurity Workforce Study mostrou um aumento na procura por profissionais da área.

A busca foi ainda maior por bancos e empresas que dependem de um grande volume de informações e estão constantemente preocupadas com seu vazamento.

Só que o mercado possui um déficit de aproximadamente 4 milhões de profissionais no mundo todo, por isso, é uma carreira promissora e cheia de possibilidades de crescimento.

As principais oportunidades na área de segurança da informação são para especialistas, arquitetos e analistas de segurança da informação.

Robótica

Como falado anteriormente, empresas de diversos setores, como uma que oferece curso nr 05, pretendem automatizar muitas coisas, por isso a área de robótica também surge como algo promissor.

De acordo com um levantamento realizado pelo Boston Consulting Group, um a cada 4 empregos será substituído por um software ou um robô até o ano de 2025, e isso se deve aos processos de automação.

A robótica então traz várias possibilidades para as carreiras na área de tecnologia, como no caso do arquiteto e coordenador de soluções que auxilia os programadores com boas soluções.

Outra área de destaque é o desenvolvedor de robótica que elabora e executa projetos relacionados ao setor, bem como o engenheiro de serviços e teste.

Vantagens de ingressar na área de tecnologia

Trabalhar na área de tecnologia é muito vantajoso porque trata-se de um amplo mercado de trabalho, visto a quantidade de oportunidades no setor.

Em pouco tempo, todas as organizações vão precisar de profissionais relacionados à área de tecnologia, uma vez que a tendência é que ela se torne um pilar para qualquer negócio.

Desde uma loja de roupas até uma empresa de limpeza de colchão a vapor, todas elas vão precisar de profissionais capazes de lidar com banco de dados, sistemas operacionais, segurança da informação, inteligência artificial, entre outros recursos.

Outra vantagem de destaque é a oportunidade de carreira. Os profissionais têm acesso a uma grande quantidade de oportunidades, bons salários e empregabilidade.

Tanto é que um levantamento feito pela guia da Robert Half identificou que, no Brasil, o salário para um desenvolvedor mobile é extremamente promissor, a depender do nível de conhecimento e de sua localização.

É importante dizer que estudar tecnologia da informação deixou de ser uma opção apenas para quem está ingressando no mercado de trabalho ou por quem gosta de tecnologia. Na verdade, é uma área que está atraindo profissionais de outros ramos.

Um vendedor de uma loja de tele entrega baterias pode investir em um curso de tecnologia da informação também porque o mercado tem um alto índice de empregabilidade.

Muitos serviços e elementos presentes na vida humana estão sendo transferidos para o universo digital, e isso exige muitos profissionais tecnológicos. Mas ao mesmo tempo em que existe essa necessidade, faltam muitos profissionais qualificados.

Como resultado, quem trabalha na área de tecnologia passa a ser extremamente valorizado. Qualquer empreendimento hoje em dia, terá, pelo menos, um site institucional, e por isso precisa de um profissional da área.

Até quem já trabalha em outra profissão, como um especialista em moldagem por injeção de termoplásticos, pode fazer um curso ou graduação em tecnologia da informação e estar preparado para a automação de seu setor.

A indústria é uma das que mais automatiza processos, por isso faz todo o sentido que seus profissionais estejam preparados para assumir máquinas inteligentes e deixar as linhas de produção.

Considerações finais

Não restam dúvidas de que uma carreira na área de tecnologia da informação é algo extremamente promissor, e a boa notícia é que a empregabilidade é extremamente alta e os profissionais são muito valorizados.

Trabalhar no setor vale muito a pena para quem ainda está decidindo a profissão ou para quem quer trocar de carreira e ter emprego garantido no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *