Pular para o conteúdo
Início » A Importância do feedback construtivo no trabalho

A Importância do feedback construtivo no trabalho

  • por
feedback construtivo
Anúncios

Manter um clima organizacional adequado pode ser um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. Nesse sentido, a compreensão da importância de um feedback construtivo pode ser um elemento essencial.

O mundo empresarial tem mudado bastante. Ele tem se munido de uma série de elementos importantes, como estratégias bem fundamentadas e alguns processos de elaboração tecnológica dentro dos mais diversos setores.

Esses são elementos que são consequências diretas das mais diversas orientações elaboradas a partir da industrialização. Isso porque há uma elevação de complexidade nesses setores por conta desses processos históricos.

Anúncios

Desta forma, as empresas passaram a trazer algumas novas demandas, inclusive, para conseguir lidar com uma nova perspectiva de consumo emergente desses processos.

Ao buscar elevar seus processos produtivos, tornou-se cada vez mais essencial entender como administrar todos esses aspectos, seja do ponto de vista de elaborações de pessoas e, até mesmo, dentro do departamento financeiro.

Assim, a setorização das empresas passou a ser uma realidade em grandes marcas e, hoje em dia, há uma orientação bastante sólida em todo complexo empresarial.

Para compreender melhor essa questão, basta pensar em um curso de operador de talha e ponte rolante em plena expansão. Na medida que ele cresce, mais funcionários e estruturas precisam ser consolidadas.

Por isso, há uma elevação de complexidade em todas as empresas orientadas para o crescimento e esse é um fator determinante para alguns apontamentos a respeito do clima organizacional.

Seja como for, é fundamental trazer uma lógica responsável para aquele ambiente. Desta forma, os funcionários podem passar a ter uma dinâmica mais segura dentro de todos esses aspectos.

Afinal de contas, ouvir o que um vendedor de pergolado suspenso de madeira tem para dizer, pode, inclusive, trazer alguns novos insights para as mais diversas estratégias de venda e marketing.

A importância da gestão de pessoas

Com base em todas essas complexidades, é possível entender a gestão de pessoas como um fator essencial dentro de todos esses processos, e, por isso mesmo, cada passo dado precisa de uma orientação nesse sentido.

De uma forma geral, lidar com pessoas pode trazer alguns benefícios importantes para todos esses processos de atuação. Nesse caso, para manter a unidade de um time é importante saber como construir essa dinâmica.

No entanto, é fundamental entender que essa é uma atividade complexa. Isso porque há uma variedade bastante grande de pessoas em uma equipe e esse ambiente heterogêneo precisa ser administrado.

Se uma loja de divisória em vidro temperado estiver buscando manter uma coesão em sua equipe de vendas, é possível pensar em alguns aspectos importantes, como é o caso da construção de um objetivo comum.

Além disso, da mesma forma que essa perspectiva heterogênea pode prejudicar, há uma possibilidade dela auxiliar em alguns contextos, como é o caso da elaboração de novas ideias.

Contudo, é fundamental entender a importância da cultura organizacional para manter um eixo de valores bem definido e, com isso, convergir a equipe dentro de algumas dinâmicas importantes.

Desta forma, uma empresa de demolição de casas antigas focada em SLA de entrega pode, em grande medida, entender quais funcionários do mercado podem contribuir com esse tipo de perspectiva.

Além de todos esses fatores, a gestão de pessoas passa por algumas atribuições importantes, pois ela lida, também, com a integração de funcionários e uma série de outros fatores.

A resolução de conflitos, a compreensão de como anda o clima organizacional e uma série de outros fatores podem fazer a diferença na hora de estruturar todas essas dinâmicas.

Nesse sentido, é possível elevar o clima organizacional e, ao mesmo tempo, incidir em uma dinâmica de elevação da produtividade. Ou seja, se uma empresa pretende vender mais banheira de canto para banheiro pequeno, essa pode ser uma estratégia essencial.

Qual o papel do feedback?

O feedback, dentro dessa perspectiva de gestão de pessoas, é, de fato, um dos pontos mais importantes para a sustentação de algumas dinâmicas.

Esse é um modelo de contato cujo objetivo é trazer alguns retornos para o profissional. Ou seja, é um fator de visibilidade a respeito de todos os processos e, portanto, é um elemento determinante para os mais diversos processos.

Por conta de seu caráter mais direto, o feedback pode apresentar algumas verdades insólitas para o funcionário ou, também, trazer algumas alegrias para o seu dia.

Seja como for, é importante entender essa estratégia como um fator fundamental e que, ao mesmo tempo, trabalha com emoções e, por isso, é preciso saber gerenciar isso.

Diante de todos esses pontos, é possível pensar em alguns tipos de feedbacks a serem apresentados dentro desses ambientes:

  • Feedback positivo;
  • Feedback negativo;
  • Feedback construtivo;
  • Feedback ofensivo.

Como é possível notar, há uma perspectiva de feedback para cada contexto, mas é fundamental evitar o último caso. Isso porque ele não consegue sustentar nenhuma dinâmica agregadora.

Seja como for, um feedback pode passar pela satisfação com um trabalho de construção de parede divisoria para banheiro ou, em outros casos, trazer alguns apontamentos a respeito das melhorias do serviço.

Feedback construtivo e negativo: diferenças

De forma intuitiva, é possível entender o feedback positivo como um dos fatores mais simples de serem construídos, uma vez que o apontamento a respeito de elementos bem construídos pode ser determinante.

No entanto, o feedback, antes de qualquer coisa, precisa agregar. Ou seja, seu caráter construtivo precisa ser bem direcionado.

Nesse caso, seja do ponto de vista negativo ou positivo, há uma necessidade bastante grande de transformar aquela conversa em algo proveitoso para todas as partes.

Para muitos, o feedback negativo é automaticamente não construtivo e, muitas vezes, ofensivo, mas é importante dizer que tudo isso vai depender das abordagens elaboradas.

Ao elogiar um serviço de preenchimento de hip dips marcar, é possível trazer uma motivação agregadora para um funcionário.

No entanto, ao apontar para alguns equívocos, essa consideração precisa se manter de forma mais ampla.

Nesse sentido, o feedback negativo e o construtivo podem se unir na medida em que ele se tornar respeitoso e compreensivo dentro dos mais diversos processos.

Benefícios do feedback construtivo

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o feedback construtivo é um dos pontos mais importantes para todas essas elaborações e, por isso, só ele pode trazer alguns pontos negativos nesse sentido.

Assumir, portanto, uma boa postura de feedbacks pode ser uma das garantias para uma empresa conseguir ter seus funcionários bem geridos.

Nesse sentido, é possível pensar em alguns benefícios trazidos por essas dinâmicas de feedbacks construtivos:

  • Alinhamento cultural;
  • Redução de ruídos;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior motivação;
  • Redução de estresse.

Esses são aspectos que, a longo prazo, podem fazer a diferença na hora de estruturar as mais diversas perspectivas.

Seja como for, se uma empresa especializada em fornecimento de paleteira elevatória manual estiver em busca de uma orientação nesse sentido, torna-se essencial pensar em algumas perspectivas.

Como estruturar um feedback?

De uma forma geral, o feedback precisa estar fundamentado em dados justos a respeito do desempenho de um funcionário, seja para garantir uma lógica positiva ou negativa para ele.

Nesse sentido, os setores responsáveis pela gestão de pessoas precisam estabelecer alguns indicadores de desempenho para que, assim, haja uma percepção mais acentuada a respeito de alguns processos.

Com isso, a construção do feedback pode partir de uma percepção mais ampla a respeito dos funcionários e, assim, há algumas elaborações de linguagens a serem aplicadas.

Nesse caso, é preciso evitar palavras ofensivas e, também, trazer uma dinâmica não violenta, tanto do ponto de vista do tom de voz quanto dos termos utilizados.

Todas essas dinâmicas, portanto, podem contribuir de forma bastante sofisticada com todos esses processos e, com isso, há uma elaboração cada vez mais sólida a respeito de cada um desses pontos.

Seja como for, é essencial pensar no feedback como um dos aspectos mais importantes para uma boa perspectiva organizacional e, portanto, seu caráter estratégico precisa ser considerado de forma bastante elaborada.

Considerações finais

Diante do avanço das culturas organizacionais, torna-se cada vez mais importante entender como manter uma gestão de pessoas dentro do ambiente empresarial mais saudável.

Nesse sentido, há uma variedade de processos determinantes, mas o feedback continua sendo um dos fatores determinantes para a construção de todos esses elementos.

Essa é uma técnica determinante para trazer visibilidade de processos para os funcionários e, ao mesmo tempo, garantir uma melhoria do ponto de vista da qualidade e da quantidade em um cenário empresarial produtivo.

Por isso, dominar a linguagem não violenta e lidar de forma elaborada com as demandas trazidas pelos colaboradores pode ser importante nesse sentido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *