Pular para o conteúdo
Início » Entenda como o intercâmbio cultural agrega à vida do estudante

Entenda como o intercâmbio cultural agrega à vida do estudante

  • por
intercâmbio cultural
Anúncios

Viajar para o exterior, conhecer uma nova cultura, aprender um novo idioma: essas são algumas das várias possibilidades quando se pensa em intercâmbio cultural, uma prática cada vez mais presente na vida de muitas pessoas.

Para fazê-lo é preciso mais que encontrar uma boa agência e contratar um seguro para estudantes, até porque estamos falando de um lugar completamente novo, com pessoas e costumes que não necessariamente são iguais aos que você conhece.

Por isso mesmo, é importante ter em mente os principais objetivos do seu intercâmbio. Fato é que essa experiência tem vários benefícios para a vida de qualquer estudante, inclusive na sua carreira profissional, como você verá a seguir.

Como funciona o intercâmbio cultural?

Anúncios

O intercâmbio surge no período após a Segunda Guerra Mundial como uma espécie de troca entre estudantes de países diferentes. Para tanto, uma família enviaria o filho para estudar fora e receberia o filho de outra família em troca. De modo a oferecer hospedagem durante todo o período de permanência no país.

Atualmente, não é preciso realizar essa troca para que o intercâmbio aconteça, mas ainda existe a possibilidade de o viajante ser recebido em uma casa de família (host family). No caso da acomodação, há ainda a possibilidade de se hospedar em uma residência estudantil, dividindo espaço com outros estudantes.

Existem diferentes modalidades de intercâmbio, tais como curso de idiomas, high school (o equivalente ao ensino médio aqui no Brasil), trabalho voluntário, trabalho remunerado, estudo de graduação ou pós-graduação etc. A modalidade pode definir o tipo de hospedagem e o período do seu intercâmbio.

Sabendo disso, você já pode escolher o país onde deseja realizar o intercâmbio, considerando os custos envolvidos em todo o processo (moradia, alimentação, custo de vida local), bem como os documentos necessários para tal empreitada (seguro pessoal, passaporte, visto, comprovante de matrícula etc.).

Veja também:

Principais benefícios para os estudantes

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, no ano de 2022, 455 mil estudantes viajaram para fazer intercâmbio no exterior. Esse número confirma o quão sonhado tem sido esse tipo de viagem para milhares de brasileiros. E não é à toa, já que isso traz diversos benefícios para sua vida.

Aprender um novo idioma

O aprendizado in loco de um idioma diferente é uma experiência muito mais imersiva do que fazer apenas um curso. Isso porque você estará se comunicando com os próprios nativos, tendo mais consciência de expressões idiomáticas e da pronúncia de cada palavra.

Agregar conhecimento curricular

Outro benefício de todo estudante que faz um intercâmbio é a possibilidade de agregar conhecimento ao currículo. Na hora de conseguir um estágio ou mesmo um trabalho no futuro, tal experiência será vista como um ponto positivo a mais para a vida profissional.

Fazer novos amigos

Já pensou na possibilidade de construir relações com pessoas que moram em outro país? Isso fica bem mais fácil quando você está realizando um intercâmbio cultural. Novas amizades contribuem para o nosso crescimento pessoal e a melhora na forma como nos relacionamos com as outras pessoas.

Conhecer sabores e lugares diferentes

Não poderíamos deixar de falar das experiências de sabores e lugares quando tratamos de um intercâmbio. O estudante vai, invariavelmente, ter de provar da culinária local, apreciando novos tipos de temperos e alimentos, bem como passear por novos ambientes, com sua própria natureza e clima.

Desenvolver a autonomia pessoal

Por último, mas não menos importante, é preciso destacar que um estudante que se permite vivenciar tudo isso também está desenvolvendo a própria autonomia, de modo a ter mais independência para realizar desde tarefas domésticas, como lavar as próprias roupas, até tomar decisões mais importantes, como escolher a profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *