Pular para o conteúdo
Início » O futuro e a modernidade na construção civil

O futuro e a modernidade na construção civil

  • por
construção civil
Anúncios

Assim como diversas outras áreas, a construção civil vem se reinventando e se modernizando. Segundo um estudo feito pela McKinsey Brasil em 2019, a produtividade desse setor pode melhorar 50% com investimento e adoção de novas tecnologias.

Essas mudanças vêm surgindo e sendo aplicadas de diversas formas, dos materiais usados nas obras aos processos adotados, da etapa de projeto à entrega, e é sobre isso que falaremos aqui.

Casas inteligentes

Com o uso cada vez mais comum no dia a dia de dispositivos conectados à internet, que podem ser controlados à distância, como fechaduras eletrônicas, assistentes virtuais e lâmpadas inteligentes, o futuro realmente parece ser agora. Caso você ainda não conheça o termo, casas inteligentes, ou “smart houses” em inglês, são justamente casas que contam com dispositivos inteligentes, que servem como soluções para tornar o dia a dia mais prático, seguro e automatizado.

Anúncios

As casas inteligentes funcionam graças à Internet das Coisas — do inglês “Internet of Things” ou “IoT” —, um conceito que até pouco tempo atrás parecia distante de ser posto em prática e diz da conexão de objetos à internet. É isso o que permite, por exemplo, que você crie rotinas com a sua assistente virtual, dê comandos por voz ou mesmo a controle a distância pelo celular.

Até 2017, apenas 2% das casas no Brasil eram inteligentes, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside). Porém, segundo um estudo feito pelo instituto GFK, 57% da população brasileira acredita que as casas inteligentes vão ganhar espaço e impactar suas vidas nos próximos anos.

O estudo do instituto GFK revelou ainda que:

  • 80% dos entrevistados disseram ter interesse em soluções inteligentes voltadas para segurança e monitoramento;
  • 78% tinham interesse em sistemas de controle de energia e iluminação;
  • 78% se interessavam por ferramentas de entretenimento e conectividade;
  • 71% tinham interesse em tecnologias que tivessem foco em saúde.

Digital twins

Uma tecnologia que pode evitar gastos desnecessários e tornar a sua obra mais segura, evitando falhas na construção através da previsão do comportamento dos materiais, é o digital twins. Eles são representações virtuais de materiais reais desenvolvidos no BIM (“Building Information Modeling”, que, traduzido para o português, significa “Modelagem de Informação da Construção”), considerando características desses objetos.

O uso de digital twins para simular o desempenho de materiais que ainda estão em etapa de planejamento pode evitar muitos problemas e dores de cabeça mais para frente. A partir das informações conseguidas nessas simulações, os responsáveis pelo projeto podem avaliar se vale a pena seguir com esses itens ou se será necessário fazer adaptações.

Leia também:

Carga horária mensal: O que é? O que saber e o que diz a Lei?

Realidade Aumentada

As tecnologias que citamos anteriormente são aplicadas em diferentes momentos de um projeto. O primeiro, quando a casa já está pronta; o segundo, quando ainda está no projeto. A Realidade Aumentada (RA) traz a oportunidade de modernizar também o momento de divulgação e venda.

A RA é uma tecnologia imersiva que permite visualizar elementos virtuais sobrepostos a um cenário real. Isso vai permitir, por exemplo, que você ofereça passeios virtuais a imóveis que ainda estão na planta. 

Outros usos possíveis para a RA são a visualização do canteiro de obras mesmo que à distância, permitindo realizar vistorias e fazer o gerenciamento da obra, e a identificação de problemas em construções já prontas.

Essas são apenas algumas das tecnologias que vêm transformando a construção civil. Existem ainda muitas outras que também vêm sendo exploradas, como o uso de impressoras 3D, de produtos pré-fabricados, materiais mais sustentáveis, sistemas móveis e em nuvem, drones, automatização de máquinas e inteligência artificial. São muitas as possibilidades para modernizar os processos usados na construção civil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *