Pular para o conteúdo
Início » Programas de Jovem Aprendiz: oportunidades para crescimento

Programas de Jovem Aprendiz: oportunidades para crescimento

  • por
Programas de Jovem Aprendiz
Anúncios

O jovem aprendiz é uma lei que estabelece que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. Atualmente, a quantidade de contratados nessa modalidade varia entre 5% e 15%.

O objetivo do Programa de Jovem Aprendiz é promover a inclusão social de jovens no mercado de trabalho para que possam desenvolver competências teóricas e práticas que vão prepará-los para a vida profissional.

É uma ótima iniciativa para quem quer conquistar o primeiro emprego, assim como as empresas podem descobrir talentos. Os aprendizes podem desenvolver sua vida profissional e acumular experiência.

Anúncios

Eles também têm acesso a cursos complementares e aprendizados práticos na rotina de trabalho. As organizações, por sua vez, conseguem disseminar sua cultura empresarial, auxiliar na educação e preparar novos talentos para o mercado.

São jovens que também têm a oportunidade de se qualificar e melhorar suas condições financeiras e sociais. Para participar do programa, é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou frequentando o ensino fundamental ou médio.

Mas além de entender o conceito, quem se interessa pela oportunidade precisa saber qual é a função do jovem aprendiz na empresa, os benefícios desse programa, os requisitos e como fazer um currículo de jovem aprendiz.

Qual é a função do jovem aprendiz?

A função de um jovem aprendiz na empresa pode variar de acordo com a organização e o setor em que ele está inserido, entretanto, costuma envolver o desenvolvimento de habilidades profissionais e aquisição de conhecimentos práticos.

Os jovens também recebem apoio ao aprendizado formal, e de modo geral, algumas das funções mais comuns incluem:

  • Aprendizado prático;
  • Treinamento e capacitação;
  • Apoio ao departamento;
  • Aprendizado teórico;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Oportunidade de carreira.

Dentro de uma clínica veterinária próximo a mim , o jovem que participa desse programa pode aplicar conceitos aprendidos na escola no ambiente de trabalho, como auxiliar projetos e realizar atividades administrativas.

Os jovens recebem treinamento e orientação para desenvolver habilidades específicas necessárias para suas funções, como treinamento em software, procedimentos de segurança, atendimento ao cliente, entre outros.

Eles auxiliam em várias tarefas pertencentes a rotina do departamento em que estão alocados, como organização de documentos, preparação de relatórios, atendimento telefônico, agendamento de reuniões e assim por diante.

Além do trabalho prático, também participam de cursos de aprendizagem oferecidos pelas instituições de ensino parceiras ou internamente pela organização.

O objetivo desses cursos é complementar a experiência prática, por meio de conhecimentos teóricos relevantes para a área.

O programa jovem aprendiz é projetado para promover o desenvolvimento pessoal e profissional, além de ajudar a desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e habilidades técnicas específicas.

Dentro de uma empresa de serviço de pintura automotiva , o jovem também pode ser contratado após a conclusão do programa, se eu tiver desempenho satisfatório e houver vaga disponível.

Benefícios do programa

O programa oferece diversos benefícios para os jovens e para as organizações, e um deles é o desenvolvimento de habilidades profissionais.

O participante consegue adquirir habilidades práticas relevantes para o mercado de trabalho, o que aumenta as chances de empregabilidade no futuro.

Existe uma combinação entre a teoria aprendida na escola com a prática no ambiente de trabalho, o que ajuda a adquirir conhecimento real e aplicável. Eles também ganham experiência, incluída no currículo, aumentando a competitividade.

O programa é excelente para desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, além de incentivar a responsabilidade e a autogestão.

Em algumas organizações, os jovens contratados após a conclusão bem-sucedida no programa. Além disso, recebem uma remuneração que varia de acordo com a empresa e a região, que ajuda a cobrir despesas pessoais e familiares.

O programa também é ótimo para identificar áreas de interesse e talentos específicos, orientando as escolhas de carreira para o futuro.

Para um fabricante de cabo de energia para notebook Acer que participa do programa jovem aprendiz, uma das grandes vantagens é o desenvolvimento de talentos compatíveis com suas necessidades.

A organização terá acesso a novas perspectivas, além de promover a diversidade e a inovação. Muitos negócios reforçam o seu comprometimento com a responsabilidade social porque investem na formação de jovens talentos.

Requisitos para ser um jovem aprendiz

Para ser jovem aprendiz, é necessário atender alguns requisitos específicos. O candidato deve ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado e frequentando regularmente a escola, caso esteja em idade escolar.

Também é importante ter disponibilidade para cumprir a carga horária estabelecida pelo programa de aprendizagem, que costuma ser entre 4 e 6 horas por dia.

O participante vai assinar um contrato de aprendizagem, que se mostra como documento legal para estabelecer as condições, responsabilidades e direitos do aprendiz e da corporação contratante.

Uma empresa especializada em sinalização vertical código da estrada pode adotar critérios relacionados à renda familiar do jovem para oferecer oportunidades a pessoas que enfrentam situação de vulnerabilidade social.

Em alguns casos, precisa frequentar cursos de qualificação profissional oferecidos pelo programa, a depender da área de atuação.

Dicas para fazer um currículo

Criar um currículo de jovem aprendiz é muito importante para conquistar uma oportunidade de trabalho por meio do programa. Algumas dicas para fazer o currículo são:

Dados de contato

O currículo precisa ter todas as informações de contato corretas e atualizadas, além disso, também é interessante usar um e-mail e telefone fáceis de acessar.

Os dados pessoais são muito importantes para que a empresa possa entrar em contato e convidar o candidato para uma entrevista.

Objetivos profissionais

É muito importante ser claro e específico na hora de colocar os objetivos profissionais, mas quando se trata de um jovem que ainda não tem experiência profissional, o documento adaptado para a vaga.

Por exemplo, mesmo que o candidato tenha o sonho de fazer uma faculdade de medicina, não é interessante colocar isso no currículo para uma vaga em uma empresa de limpeza de ar condicionado de carro .

Além disso, também é interessante destacar as motivações pessoais e o valor que o candidato pode agregar à empresa.

Formação escolar

O jovem precisa incluir a escola atual onde estuda e a data prevista de conclusão, para quem já terminou o ensino médio, também é importante colocar a data de finalização.

Também é interessante incluir informações adicionais, como a média escolar ou a participação em projetos relevantes na escola.

Cursos e certificações

Deve-se listar cursos e certificações relevantes para a vaga, como um curso de idioma, treinamento em determinado software, curso de atendimento ao cliente, entre outros.

Se a vaga é em uma clínica especializada em mastopexia bilateral e o candidato tiver um curso de recepcionista, é interessante incluir.

Trabalhos voluntários

Os trabalhos voluntários são extremamente relevantes para as organizações porque mostram que o indivíduo já está familiarizado com uma certa rotina e desenvolveu o senso de responsabilidade.

Mesmo que as experiências em trabalho voluntário não estejam relacionadas à vaga, é interessante destacar as habilidades transferíveis desenvolvidas, como trabalhar em equipe, comunicação e liderança.

Habilidades comportamentais

Além de falar sobre habilidades técnicas, como conhecimento em programas de computador, também é interessante falar sobre as habilidades comportamentais.

O candidato a uma vaga de jovem aprendiz pode incluir sua capacidade em resolver problemas, adaptabilidade e até capacidade de trabalhar sob pressão.

Idiomas

Para trabalhar na recepção de uma clínica procurada pelos pacientes para preenchimento peeling a laser marcar , pode ser interessante falar um segundo idioma. Aliás, qualquer negócio valoriza esse tipo de profissional.

Quem fala um segundo idioma pode especificar seu nível de proficiência, como básico, intermediário ou avançado, pois isso é muito importante em empresas com vagas que requerem comunicação em idiomas diferentes.

Referências

No currículo de jovem aprendiz, não é necessário incluir referências, a menos que a organização exija.

Se este for o caso, o candidato pode incluir nomes e informações de contato de pessoas que possam atestar as habilidades e caráter do candidato.

Cuidar da formatação

Para conseguir uma oportunidade em um fabricante de cobertura para piscina deck ou em qualquer outra organização, é essencial usar um formato de currículo limpo e profissional.

As fontes precisam ser legíveis, além de evitar o excesso de palavras em negrito ou itálico. Além disso, deve-se manter uma margem adequada uma leitura facilitada.

Considerações finais

No programa jovem aprendiz, as empresas valorizam o potencial, a motivação e a disposição em aprender do candidato.

A iniciativa é regulamentada pela Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000 e pelo Decreto nº 5.598/20005, que estabelecem diretrizes para contratar aprendizes.

É uma oportunidade vantajosa para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho e para as organizações que querem desenvolver talentos.

Para conquistar uma oportunidade, é muito importante criar um currículo para destacar as qualidades, além de demonstrar comprometimento em crescer profissionalmente.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *