Pular para o conteúdo
Início » Profissão perfumista: entenda como é possível criar suas próprias fragrâncias

Profissão perfumista: entenda como é possível criar suas próprias fragrâncias

Profissão perfumista

Bolo saindo do forno, casa de vó ou churrasco entre amigos. Todas essas ocasiões têm algo em comum: um cheiro capaz de transportar alguém novamente para um momento passado. O olfato é capaz de resgatar memórias, fortalecer relações e relembrar afetos. 

Anúncios

Quando falamos de perfumes, o mesmo acontece! Por isso, é tão importante escolher bem as suas fragrâncias. Ao buscar por perfumes importados com desconto, é essencial se aprofundar nas notas aromáticas, nas fragrâncias e, é claro, no seu gosto pessoal. O trabalho de perfumista é essencial para transformar todos esses fatores em um cheiro inesquecível. 

Afinal, o que faz um perfumista?

Quando lemos o nome perfumista, logo vem à mente uma única coisa: perfumes. Apesar da nomenclatura remeter a um único produto, a carreira desse tipo de profissional é bem mais ampla. Eles também são responsáveis por dar vida ao cheiro de outras dezenas de produtos. 

Alimentos, cosméticos, artigos de limpeza… Todos esses itens possuem um cheiro único que é desenvolvido pelos perfumistas. São eles que criam a mistura adequada para atender ao aroma esperado, à fixação ideal e, acima de tudo, à compatibilidade de cada consumidor. 

Anúncios

O que é preciso para se tornar um perfumista?

Criar as próprias fragrâncias não é um processo simples. É preciso ter habilidade para fazer combinações exclusivas, criatividade para personalizar os aromas e sensibilidade para entender as preferências dos clientes. 

Para adquirir toda essa bagagem, os perfumistas precisam estudar muito. As formações mais indicadas são química, farmácia e engenharia química. Também existem cursos específicos para especializar o profissional na área. 

Durante os estudos, o perfumista desenvolve a sensibilidade e as habilidades necessárias para criar fragrâncias de qualidade. Todo o processo acontece por meio da compreensão do mercado de perfumes, do domínio de matérias-primas e do conhecimento dos procedimentos de criação de um aroma. Depois de passar por tudo isso, a pessoa está pronta para se tornar uma perfumista. 

Como é o processo de criação de fragrâncias?

O processo de criação de fragrâncias não é tão simples quanto parece e envolve desde habilidades técnicas até habilidades profissionais, que são desenvolvidas no dia a dia. Podemos resumir a criação em três passos. 

Você quer melhorar sua vida? Junte-se à nossa próspera comunidade do WhatsApp de 2500 membros para aproveitar as melhores ofertas de emprego, cursos gratuitos e outras oportunidades. Não se preocupe ao entrar na comunidade, seu número permanecerá privado. Receba conteúdo exclusivo sobre:

Passo 1: entender a fragrância 

Antes de colocar a mão na massa, o perfumista precisa usar toda a sua expertise e sensibilidade para entender o que é esperado daquela fragrância. Qual produto está sendo desenvolvido? Para quem? Como é o gosto dessa pessoa? 

As respostas para essas perguntas ajudam o profissional a traçar um “perfil” do aroma. Se ele precisa ser mais doce, mais cítrico, quanto tempo ele precisa durar, como ele será usado… Todos esses aspectos contam muito para o sucesso do perfume.

Passo 2: explorar a criatividade

Ser criativo é essencial para se tornar perfumista! Depois de levantar todas as informações sobre a fragrância que será criada, chega a hora de explorar as possibilidades e combinações aromáticas. 

Nessa etapa, é muito importante que o profissional seja habilidoso e ousado para combinar notas aromáticas. Essas combinações são as responsáveis por criar um cheiro único, harmônico e agradável para o cliente. 

Passo 3: colocar a técnica em prática

O último passo é tirar todas as ideias do papel e dar vida ao perfume. Para isso, o perfumista coloca todas as habilidades aprendidas durante a sua formação em prática. 

Para um bom resultado, é essencial que o profissional tenha uma boa compreensão de proporções e uso de técnicas de extração corretas. Além de garantir um bom aroma, esses cuidados influenciam diretamente na fixação do perfume. 

Qual é a vantagem de criar suas próprias fragrâncias?

Agora que você já conhece a profissão perfumista e todas as etapas que envolvem a criação de uma fragrância, deve estar se perguntando: qual é a vantagem de recorrer a esse profissional? 

O principal benefício de criar suas próprias fragrâncias é a exclusividade e a assertividade. Quando o profissional se preocupa em entender seus gostos e coloca em prática toda a sua habilidade, o resultado é um perfume único, com tudo aquilo que você aprecia em um só frasco.