Pular para o conteúdo
Início » Profissões em alta: tendências promissoras para o futuro

Profissões em alta: tendências promissoras para o futuro

  • por
Profissões em alta tendências promissoras para o futuro
Anúncios

Existem diversas profissões no mercado, desde as mais antigas até as mais modernas, tantas que pode ser até difícil escolher uma carreira. No entanto, quem quer acompanhar as tendências do mercado, precisa estar atento.

Muito se fala sobre uma crise econômica no mundo todo e o fato de que grandes organizações estão anunciando cortes para lidar com algumas mudanças e problemas. Tudo isso gera incertezas sobre o mercado de trabalho.

A boa notícia é que as coisas não são estáveis, portanto, elas mudam constantemente e melhoram o cenário. Mas independentemente de uma crise, o fato é que profissões relacionadas à tecnologia são as que ganham mais destaque.

Anúncios

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, com base em um cálculo das taxas de crescimento entre primeiro de janeiro de 2028 e 31 de julho de 2022 mostrou muitas mudanças e tendências de profissões para os próximos anos.

São tendências profissionais que crescem por conta da quantidade de pessoas que começam a atuar dessa forma, além disso, se mostram como verdadeiras necessidades por parte das empresas.

Para ajudar nessa difícil escolha, este artigo vai mostrar quais são as profissões em alta, quais são as profissões do futuro e como se preparar para o futuro do mercado de trabalho.

Quais profissões estão em alta?

Existem alguns cargos que estão em alta no momento e prometem continuar crescendo pelos próximos anos. Entre eles estão:

Analista de privacidade

O analista de privacidade é um profissional que avalia continuamente os riscos relacionados a dados sensíveis para que a companhia possa desenvolver processos e tratar adequadamente as informações.

Pode estar presente em muitas empresas, como uma especializada em manutenção preventiva e corretiva de elevadores, e para atuar é necessário ter conhecimento sobre conformidade em privacidade e privacidade de dados.

Os setores mais comuns são serviços profissionais, serviços financeiros, tecnologia e mídia, e entre os principais cargos estão advogado e analista de segurança da informação.

Especialista em captação de vendas

Esse profissional fornece aos vendedores todos os recursos necessários para engajar clientes, podendo ser treinamentos, dados relevantes e que é de vendas.

Para atuar, é crucial ter conhecimento em pré-vendas, processo de vendas e gestão de vendas, podendo trabalhar em setores de serviços profissionais, tecnologia e mídia, e ensino.

Representante de desenvolvimento de negócios

Esse profissional faz prospecção ativa e trabalha com estratégias para cultivar relacionamentos com potenciais clientes, gerando leads qualificados para o negócio e oportunidades de vendas.

Para atuar no setor, precisa ter conhecimento em outbound marketing, prospecção de vendas e B2B. Os setores mais comuns são os de serviços profissionais, serviços financeiros, tecnologia e mídia.

Dentro de uma empresa terceirizada de recepcionista, esse profissional pode atuar como vendedor, consultor de vendas e consultor comercial.

Diretor de receita

Esse profissional precisa supervisionar os processos que geram receita dentro da companhia, além de escolher os segmentos de mercado que precisam ser focados, de modo a definir estratégias de planejamento, operações e marketing.

Entre suas competências estão o planejamento empresarial, negociação e marketing, e os setores mais comuns são tecnologia e mídia, manufatura e serviços profissionais, além de ocupar o cargo de diretor de vendas.

Analista de desenvolvimento de sistemas

O analista de desenvolvimento de sistemas é especializado na otimização de processos corporativos, e precisa ter conhecimento em Git, JavaScript e SQL.

Os setores de atuação mais comuns são os serviços profissionais, serviços financeiros, tecnologia e mídia. Entre os cargos que ocupa estão de analista de sistema, analista de desenvolvimento e engenheiro de software.

Pesquisador em UX

Esse profissional conduz pesquisas com os usuários das plataformas para criar produtos e serviços que estejam de acordo com suas demandas.

Para atuar precisa ter conhecimento em teste de usabilidade, pesquisa quantitativa e design thinking. Os setores de atuação mais comuns são serviços profissionais, serviços financeiros, tecnologia e mídia.

Entre os cargos estão designer de experiência do usuário, designer de serviço e designer de produtos.

No entanto, além das profissões mais comuns agora e que estão sendo contratadas por entidades de vários segmentos, como uma especializada em envelopamento de carros com propaganda, existem aquelas que vão crescer muito no futuro.

Principais profissões do futuro

Profissões do futuro são aquelas que envolvem tecnologia e meio ambiente, e entre os principais exemplos estão:

  • Analista de big data;
  • Gestor de resíduos;
  • Desenvolvedor de software;
  • Especialista em energia renovável;
  • Especialista em machine learning.

Para quem deseja conquistar um espaço no mercado de trabalho do futuro, também é importante conhecer outras profissões que estarão em alta. São elas:

Analista de big data

O analista de big data é responsável por analisar e organizar as informações coletadas pela empresa no dia a dia.

O papel do profissional é usar os dados para saber o que as pessoas consomem, como é o comportamento de consumo, entre outras informações relevantes para a empresa.

É por meio delas que um chaveiro automotivo perto de mim vai determinar seus objetivos e criar produtos capazes de atender às necessidades do público-alvo.

UX Designer

UX é uma sigla para “User Experience” (experiência do usuário), sendo um profissional que se encarrega da interação dos usuários com aplicativos e softwares. Tudo para garantir que a experiência das pessoas seja positiva.

Esse trabalho é feito por meio de pesquisas e ferramentas específicas que ajudam a descobrir de que maneira cada usuário interage com o programa, e assim identificar o que precisa ser aprimorado.

Especialista em energias renováveis

A geração de energias por fontes renováveis é uma preocupação cada vez maior e vem ganhando importância ao longo dos anos.

Profissionais especializados nessa área precisam identificar maneiras de implementar sistemas que fazem a captação de energia renovável. Também é muito importante que consigam elaborar projetos para criar usinas de energia solar ou eólica.

Ao contratar esse profissional, uma corporação que realiza troca de conector tem como objetivo reduzir seus impactos ambientais.

Geneticistas

Os geneticistas são profissionais que conseguem identificar a predisposição das pessoas para certas doenças.

Com base no DNA do paciente, é possível saber se ele pode desenvolver doenças como Parkinson, Alzheimer e outras, possibilitando uma prevenção antes mesmo que os primeiros sintomas apareçam.

Como se preparar para o mercado de trabalho

É muito importante se preparar para o futuro do mercado de trabalho, e uma das coisas que ajudam muito nesse sentido é acompanhar as mudanças que estão acontecendo.

Tanto os profissionais quanto aqueles que ainda vão ingressar no mercado precisam ler, pesquisar e se informar sobre carreiras que estão sendo impactadas pelas mudanças trazidas com a transformação digital.

É muito importante tentar entender como o mundo vai estar nos próximos anos, pois só assim será possível construir uma carreira sólida e se tornar especialista.

Abrir o próprio negócio de serviço de monitoramento câmeras é uma excelente opção, mas não são todas as pessoas que podem ter a própria empresa, por isso, também é indispensável buscar qualificação técnica.

Geralmente, pessoas mais jovens não sabem muito bem o curso que querem fazer ou a carreira que querem seguir. Uma dica é visitar sites de emprego para ver o que estão procurando nas vagas.

É uma forma de trilhar um caminho que vai ajudar a desenvolver todas as competências técnicas necessárias.

Também é muito importante investir em autoconhecimento, pois ter um olhar voltado para si mesmo ajuda a identificar o que gosta e o que sabe fazer muito bem.

Algumas pessoas preferem trabalhar sozinhas, por isso precisam encontrar um espaço de trabalho adequado com divisória corporativa. Por outro lado, existem aquelas que preferem trabalhar em grupo.

É com o tempo e com autoconhecimento que uma pessoa consegue descobrir aquilo que gosta e o que realmente serve para ela.

Saber buscar o aprendizado também é muito importante, pois não terá outra pessoa dizendo o que deve ser feito ou não.

Todo o caminho é construído pelo próprio indivíduo, e a interdisciplinaridade é um aspecto muito importante nesse sentido. O ideal é conhecer um pouco de tudo para ter uma visão mais ampla e ter capacidade de adaptação.

Por fim, todo tipo de empreendimento, desde um pequeno supermercado até uma clínica que realiza procedimentos de acupuntura em cães com cinomose, precisa de algum tipo de recurso tecnológico e lida com sistemas diariamente.

É justamente por isso que todas precisam de profissionais com noções de programação, então, vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa área para ser um profissional com múltiplas possibilidades.

Considerações finais

O mercado de trabalho está mudando constantemente, assim como a tecnologia está trazendo muitas novidades e transformações.

Com tantos profissionais sendo substituídos pelos recursos tecnológicos, quem está decidindo uma profissão agora ou quer mudar de carreira precisa ter muita atenção.

Procurar informação em fontes confiáveis é indispensável para saber o que fazer e como se preparar para essa realidade.

Só assim o futuro profissional realmente estará preparado para as demandas de um mercado moderno, exigente e em constantes transformações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *