Pular para o conteúdo
Início » Quais são as profissões do futuro?

Quais são as profissões do futuro?

  • por
Profissões do futuro
Anúncios

Profissões do futuro são carreiras pertencentes a diferentes áreas e que possuem muitas expectativas de valorização nos próximos anos e décadas, porque trarão excelentes oportunidades para os profissionais.

Quem pretende fazer uma transição de carreira ou está escolhendo a profissão, precisa olhar para o futuro em vez de pensar apenas naquilo que possui grande demanda no momento.

Leva um tempo até que o profissional tenha todo o conhecimento e experiência necessários para se destacar em uma carreira. Tendo isso em vista, entre se dedicar a uma profissão e o momento de colher seus frutos por meio de um bom emprego, muita coisa acontece.

Anúncios

O que agora parece ser muito promissor, pode se tornar obsoleto, e existem muitas profissões que passaram por isso a partir do ano de 2020, por conta do coronavírus. Por exemplo, os padrões rígidos de trabalho.

Mas não precisa de nenhuma pandemia para que a globalização aconteça e a tecnologia evolua. Isso acaba mudando completamente o cenário futuro, e exige-se muita cautela na hora de escolher uma carreira.

Para ajudar quem está se decidindo, este artigo vai mostrar o que significa profissão do futuro, apresentar quais são as principais e como se preparar para seguir essas carreiras.

O que significa “profissão do futuro”?

As profissões do futuro nada mais são do que ocupações profissionais que são grandes tendências e serão muito valorizadas nos próximos anos e décadas.

Espera-se que o trabalho das profissões futuras seja mais importante dentro das organizações do que as carreiras já existentes. Além disso, novas organizações, com demandas diferentes, surgirão.

Até mesmo as companhias que já existem, como uma hidratação para cachorro shih tzu, já estão passando por mudanças, principalmente relacionadas à área de tecnologia, e isso vai mudando o cenário das profissões do futuro.

Independentemente de qual seja o motivo, quando essas tendências começam a se confirmar, o mercado de trabalho passa a procurar profissionais capacitados para exercer determinadas funções.

A situação é a mesma de quando um produto passa a ser muito procurado pelos consumidores, fazendo com que seu preço aumente. Para os profissionais, é a oportunidade de receber um ótimo trabalho.

O valor aumenta ainda mais quando não existe uma grande quantidade de pessoas para ocupar essas vagas. O déficit de profissionais faz com que as companhias invistam na formação dos colaboradores para que assumam novos papéis.

Quem se antecipar a essa demanda e se preparar antes, terá muitas vantagens e uma ótima colocação no mercado de trabalho.

Principais profissões do futuro

Além de saber qual é o conceito de profissão do futuro, também é interessante saber quais são elas, e dentre as mais promissoras estão:

Desenvolvedor de Software

O desenvolvedor de software ajuda a construir o universo digital, porque tem seu trabalho focado em sistemas, aplicativos de celular e programas de computador.

Corporações de vários segmentos, como no caso de uma empresa de tele entrega, utilizam recursos tecnológicos que envolvem sistemas e softwares em seu dia a dia, o que faz com que muitos jovens procurem cursos de graduação na área.

Essa tendência chegou para ficar, portanto quem escolhe a carreira de desenvolvedor tem muitas chances de conquistar o mercado de trabalho e dificilmente vai ficar sem emprego.

Especialista em Segurança da Informação

O especialista em segurança da informação é um profissional que garante a disponibilidade, confidencialidade e autenticidade de dados.

Isso é importante, porque as empresas precisam proteger suas informações e as informações de seus clientes, como no caso de instituições financeiras e bancos.

Contar com esse profissional evita que o sistema seja invadido e as informações sejam roubadas, algo que traz muitos prejuízos.

Gestor Ambiental

A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, tendo em vista que governos de vários países fazem acordos para reduzir os impactos provocados pelo homem na natureza.

Organizações de todos os tipos, como uma clínica de exame ocupacional periódico, investem em maneiras de reduzir a pegada ambiental, por isso, os profissionais da área são cada vez mais valorizados.

Seu trabalho é preservar e recuperar o meio ambiente, além de ajudar as organizações a utilizarem recursos naturais de forma consciente.

Gestor de Desenvolvimento de Negócios

O papel do gestor de desenvolvimento de negócios é criar, estabelecer e inserir programas nas organizações capazes de acelerar as vendas, utilizando para isso a inteligência artificial.

Um exemplo de sua atuação é a criação de fluxos conversacionais em chatbots. Também é ele que planeja, desenha e desenvolve conteúdos, além de encontrar riscos e problemas, gerenciando o desenvolvimento de squads.

Outras de suas habilidades é analisar dados por meio de técnicas de aprendizado de máquina, uma tecnologia conhecida como machine learning.

Analista de Marketing Digital

Uma empresa de portaria de condomínio fechado precisa investir em marketing digital para divulgar seus produtos e serviços, aliás qualquer tipo de negócio precisa das estratégias online para fazer essa divulgação.

A internet oferece diversos recursos e canais que ajudam a estabelecer uma marca e divulgar suas soluções. Alguns exemplos disso são:

  • Site institucional;
  • Blog;
  • Redes sociais;
  • E-mail.

Também existem diversas estratégias que podem ser trabalhadas na internet, mas, para que todo esse investimento realmente traga bons resultados, é necessário contar com um analista de marketing.

Ele vai possibilitar que a organização tenha um relacionamento mais próximo com os consumidores de tal modo que isso traz vantagens tanto para quem compra quanto para quem vende.

Terapeuta Alternativo

Hoje em dia, o que as pessoas mais procuram é qualidade de vida e bem-estar, tendo em vista que muitos estão desenvolvendo problemas de saúde física e mental, reflexos de uma sociedade com rotina corrida e cheia de responsabilidade.

Isso fez com que muitas organizações investissem em máscara personalizada empresa para proteger os colaboradores da proliferação de vírus, mas o próprio ser humano já percebeu a necessidade de se cuidar.

Por isso, além da medicina tradicional, as pessoas também estão procurando terapias integrativas e complementares para tratar sintomas de depressão e ansiedade, dores e outros problemas.

Existem diversas outras profissões que são grandes promessas para o futuro, mas independentemente da carreira que o futuro profissional pretende seguir, precisa saber se preparar para ela.

Veja também:

Como ingressar na carreira de nômade digital

Emprego de Babá: como conseguir trabalho, salário e mais

O que é e como é feita a residência médica?

Como se preparar para as profissões do futuro?

Uma coisa é fato: a população está crescendo em ritmo acelerado, as crises econômicas são cada vez mais comuns e as organizações procuram soluções automatizadas.

Tudo isso faz com que a procura por trabalho seja muito maior do que a oferta, uma tendência que deve perdurar nos próximos anos e décadas. As organizações estão cada vez mais exigentes e procuram pessoas que sabem se diferenciar.

Para ocupar uma vaga em um grande fabricante de bateria tracionária 24v, as pessoas precisam se adaptar a essa realidade e saber quais são as características comportamentais que o mercado de trabalho procura.

Isso porque não basta apenas ter conhecimento de negócio e dominar uma área de atuação. Os profissionais do futuro também precisam saber trabalhar em equipe, ter flexibilidade e se inteirar sobre tecnologia.

Independentemente da área de atuação atual ou da profissão que o indivíduo quer escolher, precisa se manter competitivo para que alcance boas oportunidades e resultados.

Tudo isso exige muita preparação, caso contrário, não será possível se destacar. É crucial ser proativo e investir em todas as competências e habilidades para acompanhar as mudanças que acontecem no mundo.

Um fabricante de exaustor de ar residencial precisa de profissionais que saibam produzir suas soluções, mas eles também precisam se adequar ao modo como o trabalho acontece.

Por exemplo, muitas companhias adotaram o home office ou o trabalho híbrido, e as pessoas tiveram que se adaptar a essas mudanças.

Com relação à tecnologia, é muito importante se integrar sobre big data, inteligência artificial, internet das coisas e business intelligence, assim como muitos outros conceitos que estão chegando para ficar na rotina da corporação.

Ter uma formação de qualidade é apenas o primeiro passo, visto que é necessário ir além fazendo cursos de atualização, buscar fluência em outros idiomas, saber lidar com tecnologia e ainda ter perfil empreendedor.

Isso é exigência de negócios dos mais variados tipos, como no caso de uma empresa de limpeza escadas condomínio. Aderir todas essas novas práticas vão ajudar o indivíduo a se adaptar a diferentes movimentos e mudanças.

Quem corre atrás de todos esses fatores tem muito mais facilidade para conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Considerações finais

As profissões do futuro são tendências e muitas já começaram a se posicionar no mercado de trabalho, e elas precisam de profissionais capazes de exercer as tarefas do dia a dia com qualidade.

As pessoas precisam estar atentas a isso na hora de escolher uma carreira profissional ou fazer uma transição, assim terão ótimas oportunidades de trabalho e salários compensadores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *