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Como fazer uma boa gestão das suas vendas?

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Como fazer uma boa gestão das suas vendas
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Saiba como gerenciar suas vendas de forma eficaz e ampliar o seu negócio

As vendas são a alma de qualquer negócio. Sem elas, a empresa não se sustenta. Por isso, você já deve ter escutado que o setor comercial é o coração de uma empresa. No entanto, isso não envolve apenas o setor de vendas, de forma isolada. Outros setores também podem ser integrados para melhorar os indicadores.

Por isso, é importante que a empresa tenha uma gestão de vendas eficaz, para melhorar os processos, como gerenciar as taxas das maquininhas, por exemplo, fazer direcionamentos, identificar os gargalos e propor meios de aumentar as vendas.

Por que a gestão do setor comercial é importante?

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Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e que os concorrentes buscam se destacar todos os dias para ter um posicionamento melhor. Dessa forma, a empresa que não possui boa gestão do seu setor comercial não consegue mapear seus erros e ajustar a rota.

A gestão de vendas vai ajudar a alcançar o objetivo principal, que é cobrir todas as despesas e obter lucro. Assim, para que o gestor faça o planejamento estratégico, é preciso ter esse setor bem consolidado.

O diferencial, portanto, nem sempre está no produto, que pode ser encontrado em diversos lugares, e sim no processo de vendas, com uma equipe forte e alinhada com os demais setores da empresa.

Principais aspectos a considerar na gestão das vendas

Não existe um modelo ideal de como fazer essa gestão em cada empresa, pois as variáveis são diferentes em cada negócio. No entanto, de modo geral, três aspectos precisam ser avaliados: a operação, as estratégias e as análises.

Em relação à operação de vendas, é preciso treinar o time para que ele esteja engajado, com conhecimento e com as ferramentas necessárias para executar o trabalho, como gerenciar os prospects. Por isso, além de ter bons vendedores, é preciso que eles tenham soft skills importantes para a área.

A estratégia é a definição dos processos que o time vai usar para realizar as vendas. Por isso, é essencial saber o ciclo de vendas da empresa e padronizar os processos para que as abordagens sejam unificadas, criar quebras de objeções de forma mais fácil, implementar melhorias na operação e identificar os obstáculos.

Por fim, é preciso estudar as ações das equipes, ou seja, fazer uma análise das vendas. Isso inclui relatórios e estudos das atividades. A partir da avaliação das métricas, a empresa terá um ponto de partida para avaliar quais melhorias devem ser feitas e tomar decisões de forma estratégica.

Como fazer uma gestão de vendas eficaz?

Considere a gestão de vendas como um horizonte a ser perseguido, ou seja, sempre haverá melhorias a serem feitas. Para fazer uma boa gestão, é necessário:

  • fazer o cálculo correto das vendas: isso inclui somar todos os valores que entraram, levando em conta todas as formas de pagamento, tanto no dinheiro, cartão, boletos e pix quanto em links de pagamentos;
  • ter conhecimento amplo dos produtos e serviços: é preciso ter o máximo de informação sobre o que é vendido para ajudar o cliente a fechar a compra e vencer os impasses;
  • fornecer treinamento para a equipe comercial: isso vai preparar as pessoas e ajudar os mais experientes a adquirir habilidades extras de comunicação e relacionamento, o que tem influencia na hora do fechamento de vendas;
  • acompanhar os indicadores: medir é importante para realizar melhorias, por isso, avaliar o desempenho por meio dos indicadores ajuda a empresa a garantir a evolução contínua;
  • conhecer a fundo o cliente: ter o seu cliente ideal vai ajudar a desenhar processos de vendas mais eficazes e trabalhar melhor as dores para aumentar as vendas;
  • dar feedbacks: eles vão ajudar os membros da equipe a saber o que precisa ser melhorado, aumentando a motivação.

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