Pular para o conteúdo
Início » Como negociar salários e benefícios em uma entrevista de emprego

Como negociar salários e benefícios em uma entrevista de emprego

  • por
Como negociar salários e benefícios em uma entrevista de emprego
Anúncios

O ato de negociar/negociação em torno de salários é algo fundamental quando se está realizando uma entrevista de emprego, tanto por parte do contratante como do profissional que está passando pela ação. 

Não apenas ajudando no alinhamento de todo o processo de contratação, mas também contribuindo para que o profissional identifique o que poderá conquistar como benefícios ao atuar dentro do empreendimento. 

O que eleva a importância da empresa em saber o que será oferecido para aqueles que ingressarem e fazerem parte dos serviços de fabricação de camiseta personalizada avengers, por exemplo. 

Anúncios

Com as transformações ocorrendo ao longo do tempo e da indústria, diferentes formas de benefícios podem ser adotadas pelas empresas, e, com isso, é possível ter um bom resultado por engajarem corretamente o profissional. 

Por isso, a instituição saber como definir a pretensão salarial logo na entrevista é uma forma de fazer com que o andamento do processo possa ocorrer do melhor modo, até mesmo dicas de como abordar o assunto. 

Uma vez que cada processo é distinto do outro, mesmo que estejam dentro da mesma segmentação de mercado como fabricantes e instaladores de perfil para drywall, por exemplo, e isso varia de objetivo de uma empresa para outra. 

As formas de negociações dentro de uma entrevista de emprego também incluem os outros benefícios que constam na vaga, de modo que ambos os lados possam ficarem satisfeitos com o que for conquistado. 

Por isso, compreender como negociar ou então as formas de abordagem do salário de modo confortável para ambos os lados contribuem para se ter uma melhor chance de que entrevistas de emprego sejam positivas. 

Como definir pretensão salarial na entrevista?

A definição de uma pretensão salarial do profissional que se candidata em uma vaga pode ser realizada com diferentes pontos, como: 

  • Pesquisa da média salarial;
  • Custo de vida;
  • Experiências anteriores;
  • Refletir a situação atual.

A pesquisa da média salarial é uma forma de fazer com que os benefícios e as negociações possam ocorrer com uma base mais concreta, porque acaba sendo a faixa a qual o mercado está pagando pelo trabalho dos profissionais. 

Levando em conta sua área e também sua experiência, pontos os quais podem alterar e, com isso, fazer com que se tenha uma distância entre um e outro, uma vez que um profissional sênior em antt renovação de cadastro ganhará mais que um junior. 

A compreensão das variações entre júnior, pleno e sênior também oferecem uma base mais concreta para que a pretensão seja realizada, o que também deve-se levar em conta o porte da empresa que está contratando este indivíduo. 

Por isso, essa pesquisa deve ser realizada antes de mais nada para que assim, o empreendimento e o futuro contratado possam estar na mesma linha de diálogo durante uma entrevista de emprego. 

Outro ponto que também entra como algo fundamental quando se está definindo a pretensão salarial está em torno do custo de vida, especialmente quando se trata de profissionais que atuam em cidades pequenas ou grandes. 

De modo que, com valores realistas, as chances de que seja contratado cresce consideravelmente e faz com que, assim, uma empresa de letreiro iluminado fachada encontrar os profissionais adequados. 

Gastos fixos como moradia, contas de água e luz, além da alimentação são pontos fundamentais e que geram uma interferência quando se trata de definir o salário, por isso devem ser bem analisadas. 

Para que os ganhos que se tenha em uma empresa possam ajudar a suprir boa parte das contas que são caracterizadas como fixas, e, com isso, faz-se com que se tenha um bom alinhamento nas entrevistas de emprego. 

Conhecer sobre as experiências anteriores é uma forma de fazer com que uma entrevista de emprego também seja positiva para ambos os lados, e, com isso, alinha-se o que a empresa espera do profissional como também o que ele tem a oferecer. 

Por isso, definir de acordo com o momento carreira é uma forma de fazer com que a contratação tenha mais chances de ocorrer. Seja recém-formado ou então, que já atua no mercado há cinco anos. 

Quando já se tem um certo tempo de experiência, as chances de que se tenha um aumento na pretensão salarial é ainda maior ou então, quando se conhece a situação atual tanto do mercado como pessoal. 

Podendo unir dois pontos como uma forma de fazer com que a remuneração seja adequada e até mesmo um pouco mais alta da média, por saber que irá realizar os serviços como é desejado pelo negócio por estar em suas capacidades. 

Por isso, a definição varia desde pontos pessoais como também em relação ao mercado de laudo ambiental rural, fazendo com que assim, haja um alinhamento nas conversas com o profissional e a instituição. 

Dicas de como falar sobre o salário

Para que um profissional possa falar de um bom modo sobre salário dentro de uma entrevista de emprego, com algumas dicas essa ação torna-se possível e faz com que os resultados sejam positivos.

1. Saber margens de negociação

Conhecer quais são as margens de negociação quando se trata de salário é fundamental tanto para a empresa como para o profissional, até mesmo com o recrutador que pode ser um porta-voz do que a gestão deseja. 

Por isso, ter uma compreensão anterior proporciona que o diálogo no momento da entrevista possa ser positivo. 

2. Não ter valores fechados

Valores fechados são algo que pode vir a atrapalhar quando se trata de pretensão salarial. Da mesma forma que uma camisaria masculina no atacado pode ter uma tabela variando, há também a possibilidade de negociações dentro da faixa salarial. 

Por isso, é fundamental compreender qual é a média do mercado e como a empresa está disposta a abrir flexibilizações dentro deste capital. 

3. Valorização sem exageros

Quando se trata de falar sobre salário, é fundamental que o profissional se valorize, porém sem exageros, estando sempre dentro do que suas experiências demonstram. 

De modo que, assim, as chances da empresa gostar e continuar com o diálogo que foi realizado anteriormente se torne maior, fazendo com que assim, ambas as partes possam entrar em acordo. 

A negociação de outros benefícios na entrevista de emprego

Mesmo que se tenha um salário definido, alguns outros benefícios podem ser destacados quando se trata de negociações em entrevistas de emprego. 

Por conta da pandemia da COVID-19, grande parte das empresas passaram a buscar pela flexibilidade do trabalho híbrido com horários flexíveis ou então sistemas nos quais há um revezamento em casa e em modo presencial. 

Mesmo que mude de negócio para negócio, uma vez que uma fabricante de portão deslizante suspenso não atua do mesmo modo que uma empresa de marketing, por exemplo. 

Por isso, compreender como a vaga pode ter essa flexibilidade de forma positiva é algo que está dentro das possibilidades de serem abordadas dentro de uma entrevista de emprego. 

Outro ponto é em torno de comissões, dependendo do mercado. Esse capital extra é algo que deve ser compreendido até mesmo na faixa que pode ocorrer, e como funciona para que seja compartilhado. 

Em determinados negócios, pode ser durante períodos quinzenais enquanto outros dão preferência para serem pagos junto com o salário. Esse diálogo deve ser bem realizado para que não se tenha frustrações e empecilhos futuros. 

Já em questões de planos de saúde e pagamentos de vale transporte para locomoção, também devem ser abordados pelo recrutador durante a entrevista. 

O que eleva a importância do profissional em compreender tempo de trajeto e os meios para que seja realizado, algo que também acaba interferindo em muitos processos seletivos por questões que mudam de empresa para empresa. 

E, no caso de dependentes de convênios médicos, odontológicos ou seguros de vida, é importante que haja uma conversa explícita sobre o tema por parte da empresa, de modo que também evite questões de empecilhos no momento de solicitação pelo profissional. 

As férias também são outro ponto de negociação o qual deve ser bem explicado. Tanto as formas como ocorrem, sendo divididas em 15 dias ou então na forma mensal, e como funciona este período ou o tempo necessário para serem solicitadas. 

Por isso, estes pontos devem tanto serem compreendidos pela empresa de adesivo jateado para porta de vidro personalizado como também pelo profissional, fazendo com que ambas as relações sejam estabelecidas positivamente antes mesmo da contratação. 

Considerações finais 

A negociação de salários e benefícios é algo que proporciona uma chance de que tanto empreendimento como profissional possam ter um bom alinhamento de modo que, assim, sejam ambos satisfeitos com o que o outro tem a oferecer. 

Por ser algo fundamental em uma entrevista de emprego, é preciso que o profissional tenha um conhecimento das suas qualidades e saiba alinhar sua pretensão ao que o mercado tende a oferecer. 

Também é importante compreender o porte da empresa, pois, com isso, faz-se com que o diálogo entre ambos possam ser positivos para que haja a contratação e o crescimento do negócio dentro da segmentação de atuação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *