Pular para o conteúdo
Início » Dicas de organização para começar 2024

Dicas de organização para começar 2024

  • por
organização
Anúncios

Para milhares de pessoas, a virada de ano marca o começo de uma nova etapa na vida. Contudo, em diversos casos, muita gente tem dificuldade de colocar isso em prática por um motivo muito simples: a falta de organização em diversos aspectos da vida.

Assim, aprender a se organizar melhor é o primeiro passo para ter uma rotina mais agradável e menos desgastante. Antes de comprar mochilas escolares e cadernos para anotar seus novos hábitos e detalhar o seu planejamento, conheça algumas dicas para conseguir se organizar melhor este ano.

Estabeleça metas profissionais

A organização é fundamental para você conseguir evoluir profissionalmente, e iniciar o ano definindo suas metas é imprescindível para planejar como conquistar esse objetivo. Por isso, é recomendado adotar métodos para ordenar o trabalho, o que ajudará a atingir os resultados esperados.

Anúncios

Comece criando uma lista com suas prioridades diárias, escrevendo tudo o que deve ser feito no dia, separando os itens como importantes, urgentes e circunstanciais. Aproveite o tempo para fazer o planejamento de como cada ponto será feito, uma vez que isso otimiza o trabalho como um todo e evita o retrabalho, ganhando um tempo valioso.

Também vale anotar todos os compromissos em uma agenda, pois isso lhe dá uma visão de quais serão os próximos passos e evita esquecimentos. Além das atividades profissionais, utilize essa técnica para marcar os “compromissos financeiros” e deixe-os bem destacados: muitas dívidas surgem por atraso de pagamentos, fruto da falta de organização.

Esse é um momento para você também traçar os objetivos profissionais que você pretende realizar até o fim do ano. Após listá-los, ficará mais fácil perceber o que é preciso para cumpri-los, como iniciar o aprendizado em uma nova língua ou fazer cursos na sua área de atuação.

Faça um levantamento dos seus gastos mensais

A organização financeira também é uma das mais importantes para evitar aborrecimentos, preocupações e, claro, prejuízo. Além do fantasma das dívidas, a falta de organização nessa área impede a realização de sonhos e mudanças na vida, como a compra de uma casa, reformas, um carro novo ou mesmo uma viagem.

Assim, é fundamental saber como e em que estão os seus principais gastos. O primeiro passo para começar esta organização é listar todos os seus gastos, indo dos maiores até os menores e mais corriqueiros, que podem passar despercebidos.

Dessa forma, você deve priorizar o pagamento daqueles mais essenciais, como aluguel, condomínio, contas de água, luz e internet, supermercado, mensalidade escolar e gasolina. Procure colocar as suas contas em débito automático, impedindo assim que elas fiquem atrasadas e você tenha que pagar multas.

Ao mesmo tempo, procure cortar aquelas despesas de valor menor e que, a princípio, “não pesam” no seu orçamento. Ao fim do mês,  até os menores e mais corriqueiros, como lanchinhos na rua ou viagem de aplicativo, acabam pesando muito.

Com isso, se for possível ir aonde você precisa usando transporte público, deixe a viagem de aplicativo de lado. Prepare um lanche em casa e leve para o trabalho, dispensando a necessidade de comer na rua. Antes de fazer uma compra, mesmo que esteja em promoção, avalie friamente se você realmente precisa dela naquele momento e se ela não pode ser adiada para o futuro.

Planeje algo para si

A vida não é apenas trabalho e cumprir as responsabilidades financeiras. É importante também que você se organize e planeje algo para si próprio, seja para diversão ou aprendizado. E os pontos citados acima contribuem bastante para facilitar essa tarefa, já que organização financeira e de tempo no dia a dia impactam muito nesse aspecto.

Tem vontade de viajar? Já programe quando serão as suas férias e comece já o levantamento de preços em relação à passagens e estadia, além do que será necessário levar. Caso a viagem seja para o exterior, pesquise também como tirar visto (caso seja necessário) e de providenciar o passaporte, caso não tenha.

Quer aprender a tocar um instrumento ou falar um novo idioma? Verifique quais são os dias e horários que você está mais disponível e separe um montante para pagar as aulas. O mesmo vale para começar a academia ou praticar uma atividade física, como pedalada, vôlei, futebol ou até mesmo aulas de dança.

Saiba quando dizer sim e não

Muitas pessoas falam sobre a importância de “dizer não”, não apenas para evitar fazer algo que você não tem muito interesse, mas também para não acumular compromissos em excesso. Afinal, torna-se muito difícil ter organização no seu tempo (além de disposição) se você aceita fazer todos os planos que lhe são oferecidos.

Isso sem contar que há o risco de acumular projetos e trabalhos inacabados, uma vez que o tempo se torna escasso para tudo isso. Por outro lado, isso não que dizer que a resposta deve ser sempre não. É necessário refletir e saber quando o “sim” é necessário, contribuindo para a sua rotina e crescimento, mas sem colocar em risco sua disponibilidade.

Dessa forma, uma boa dica para 2024 é analisar quais são os seus compromissos mais comuns e verificar quanto tempo resta disponível no dia a dia. Isso facilitará e muito no planejamento dos seus próximos passos, mas sem prejudicar a sua saúde e relação com os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *