Pular para o conteúdo
Início » Morar em São Paulo: dicas para estudantes e profissionais

Morar em São Paulo: dicas para estudantes e profissionais

  • por
Morar em São Paulo dicas para estudantes e profissionais
Anúncios

O estado rico em oportunidades atrai pessoas de todos os lugares em busca de trabalho e estudo

São Paulo, a grande metrópole do Brasil, reúne diversas culturas em um único lugar. Um  verdadeiro arranha-céus comercial, que atrai profissionais, por concentrar empresas dos mais variados setores, e estudantes, que têm a oportunidade de se formar em faculdades renomadas.

Esse centro urbano movimenta a economia do país. Em contrapartida, a cosmopolita brasileira apresenta um custo de vida elevado, que torna o aluguel de kitnet residencial mais procurado por ser mais econômica. Pensando em se mudar para São Paulo? Confira as nossas dicas!

As vantagens de morar em São Paulo

Anúncios

Segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 12 milhões de habitantes. Com 11,5% do PIB, movimenta a economia do país graças ao grande centro comercial que gera vagas de emprego. Assim, essas oportunidades tornam a terra da garoa um destino muito procurado.

Para os estudantes também não é diferente. O estado conta com uma extensa rede de ensino, com universidades federais e estaduais, totalizando 521 instituições de ensino superior.

Além disso, a capital é multicultural, pois é possível encontrar pelos bairros a presença de culturas de outros países, como Bela Vista e Mooca, que apresentam a cultura italiana; o bairro da Liberdade, com a cultura japonesa; entre outros.

A comercialização dos produtos varia de preços e gostos. Assim, é possível encontrar os mais baratos na 25 de março e outros mais elevados no bairro Jardins. A cidade também conta com 7 centros financeiros, sedes de bancos, multinacionais e hotéis, assim por diante. 

Para morar em São Paulo sem extrapolar o orçamento, é preciso atenção com os custos de: 

  • aluguel;
  • contas de internet, energia elétrica etc;
  • mobilidade;
  • alimentação;
  • lazer.

Dicas para quem quer morar em São Paulo

Para quem está pensando em mudar de estado, a cidade de São Paulo pode ser um grande atrativo, principalmente para estudantes ou profissionais em busca das grandes ofertas de trabalho, o que tende a aumentar o número de moradores. Dessa forma, primeiramente, planeje-se financeiramente, já que a vida no estado custa caro até  para garantir uma vaga de emprego.

Conheça São Paulo

Para conhecer a cidade de perto e saber se realmente quer se mudar ou se está preparado para essa mudança, é fundamental fazer uma visita ao local para conhecer o ritmo da região e pensar na adaptação ao local. Para isso, siga algumas recomendações como:

  • passe alguns dias em SP;
  • pergunte sobre o lugar aos moradores;
  • aproveite para observar o estilo de vida das pessoas;
  • escolha o bairro e ande por onde pretende morar e trabalhar, observando se é a rotina ideal que deseja.

Além disso, conhecer de antemão a futura vizinhança irá colaborar para criar laços de amizades que serão tão importantes para a sua chegada.

Pesquise sobre a região 

Pesquisar sobre a localidade escolhida, bem como os preços dos aluguéis e os custos básicos do dia a dia com água, energia, internet, vai te ajudar a se preparar financeiramente e, assim, montar uma reserva para ser usada enquanto não estiver trabalhando. Além disso, conhecer o local permite avaliar se o ritmo do bairro acompanha o seu estilo de vida.

Monte uma reserva

Como estamos falando de mudanças, o importante é montar sua reserva financeira de no mínimo 3 meses. Assim, será possível arcar com as despesas de aluguel, locomoção e alimentação. Por isso, antes de concluir a mudança, tenha um dinheiro guardado a fim de auxiliá-lo nessa nova jornada até que você consiga se estabilizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *