Pular para o conteúdo
Início » Adaptação e resiliência: chave para o sucesso profissional

Adaptação e resiliência: chave para o sucesso profissional

  • por
Adaptação e resiliência
Anúncios

Adaptação e resiliência são duas palavras muito importantes para a carreira de qualquer pessoa, visto que são a capacidade de se adaptar a diferentes cenários e transformações.

A disciplina faz parte da evolução do ser humano e trata da adaptabilidade como um comportamento natural para que o organismo possa sobreviver a diferentes ambientes.

É um conceito muito importante porque ajuda a compreender a adaptabilidade como uma resposta do cérebro para as mudanças.

Anúncios

Para qualquer pessoa, é muito difícil viver com incertezas em relação ao próprio futuro, por isso, é indispensável estar consciente de que as mudanças acontecem.

Quando elas aparecem, é comum o indivíduo se questionar ou até mesmo ser resistente para aceitar algo novo, mas enfrentá-lo pode ser feito tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa, sendo uma escolha individual.

Uma pessoa que consegue se adaptar, além de aceitar as mudanças, consegue aprender com elas e identificar os pontos positivos. Em linhas gerais, a adaptabilidade ajuda a vislumbrar o novo, tendo uma perspectiva otimista.

Na carreira ela é fundamental, por isso, este artigo vai explicar como ter adaptabilidade no mercado de trabalho, falar sobre suas vantagens e mostrar algumas dicas para ter sucesso profissional.

Veja também:
Carreiras Promissoras na era da Tecnologia
Tendências do futuro do trabalho: tecnologias e mudanças no mercado que impactarão as carreiras
O que fazer para ingressar na área de tecnologia

Adaptabilidade: como exercê-la?

A adaptabilidade pode ser desenvolvida e aprimorada por qualquer pessoa, desde que esteja disposta a passar por cima de crenças limitantes e vivenciar situações novas.

As crenças limitantes são pensamentos aprendidos ao longo da vida e que impedem o indivíduo de crescer, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Elas se baseiam em experiências ruins e distorções, como no caso de uma pessoa que não se candidata para uma promoção dentro da empresa porque acredita que não tem capacidade para isso.

O colaborador de um laboratório veterinário perto de mim deve compreender e trabalhar suas emoções porque elas estão relacionadas às suas características comportamentais.

Controlar as emoções ajuda a se adaptar, principalmente em cenários mais difíceis, mas é fundamental investir em autoconhecimento e compreender que tudo isso são respostas automáticas e irracionais.

Outro elemento que deve ser trabalhado é o poder de decisão, pois ele ajuda a assumir riscos. É normal ficar paralisado na hora de tomar uma decisão, pois o medo acaba se impondo.

Mas quando uma pessoa não se decide, outra pessoa ou situação vai decidir por ela, desconsiderando suas prioridades.

Uma crise acaba gerando grandes mudanças e é fundamental fazer uma avaliação para identificar situações que possibilitaram uma transformação que no início parece ruim.

Quando uma pessoa é demitida, ao invés de se sentir frustrada e deprimida, deve enxergar nessa situação uma oportunidade de encontrar uma vaga melhor ou até mesmo colocar em prática um projeto pessoal.

Ser flexível e adaptável, inclusive, são características muito valorizadas no mercado de trabalho e esta é uma das vantagens de trabalhar a adaptabilidade.

As mudanças que uma empresa de manutenção de piso de madeira vivencia geram impactos irreversíveis em sua comunicação, nas relações humanas e na maneira como trabalha.

Estudiosos do assunto afirmam que o ser humano possui o quociente da adaptabilidade e ele mede o nível de adaptabilidade profissional em diferentes cenários, inclusive em situações difíceis.

A maior vantagem de melhorá-lo é conseguir deixar ideias obsoletas de lado e identificar situações e acontecimentos realmente relevantes para aproveitar. Além disso, ajuda a desenvolver atributos como:

  • Flexibilidade;
  • Curiosidade;
  • Coragem;
  • Resiliência.

Por falar nisso, a resiliência é outra característica que todo profissional precisa desenvolver para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho e se destacar na carreira.

Resiliência: como tê-la?

Para desenvolver a resiliência, uma das primeiras coisas é utilizar os pontos fortes a favor, pois eles são fundamentais em vários momentos da carreira.

Para saber quais são eles, é interessante se questionar para compreender o que consegue enxergar como ponto forte no perfil profissional e depois confirmar essas informações com um colega de trabalho ou um líder.

O colaborador de um escritório de arquitetura, ao trabalhar em um projeto arquitetônico de supermercado, pode construir relacionamentos profissionais que impulsionam sua resiliência.

É praticamente impossível ter sucesso na vida profissional se não houver uma boa rede de contatos. Então é indispensável conquistar a confiança de outros profissionais e se mostrar disponível no cotidiano.

Estar próximo das pessoas certas ajuda a construir uma imagem positiva e desenvolve a resiliência porque o indivíduo se dispõe a enfrentar qualquer desafio.

A resiliência também está relacionada a dosar o modo como os problemas são encarados no dia a dia. O estado emocional e psicológico do profissional faz toda a diferença na hora de encarar certas situações.

O maior inimigo de qualquer pessoa é o estresse, pois ele gera ainda mais problemas, como a depressão e a ansiedade.

Um profissional de impermeabilização de fachadas exteriores pode desenvolver válvulas de escape que o ajudam a se livrar do desgaste, assim, os problemas não vão impactar a vida pessoal ou impedir o sucesso profissional.

Por fim, para desenvolver a resiliência, é crucial estar aberto a novas oportunidades, mesmo porque, isso reduz o peso de encarar algo muito complexo na jornada.

Desenvolver a resiliência é muito vantajoso porque ajuda a lidar com situações difíceis, e quando isso acontece, o profissional mostra que possui um diferencial.

Além de ter competência para lidar com os desafios no trabalho, é necessário entender que eles exigem paciência, e um profissional resiliente, consegue enxergar os ganhos que vão vir quando superar um problema.

Outra vantagem é que uma pessoa resiliente tem mais vontade de agir, mesmo porque, situações difíceis requerem ações, mas nem sempre as tomadas de decisão são simples.

Até mesmo na hora de elaborar um banner infantil personalizado pode haver riscos e a necessidade de assumi-los, mas o profissional resiliente se sente corajoso na hora de agir e transmite segurança em suas escolhas.

Por fim, outro benefício da resiliência é poder encarar situações de maneira positiva, podendo ver quais são os benefícios e oportunidades que até mesmo os momentos mais difíceis e desafiadores podem trazer.

Por exemplo, quando a pessoa se vê diante de uma demanda complexa e com prazo muito apertado, pode desenvolver a capacidade de executar o trabalho com mais agilidade.

Sucesso profissional: obtendo-o

Alcançar o sucesso profissional é o desejo de muitas pessoas, e existem algumas atitudes que ajudam a alcançar esse propósito. São elas:

Ter metas

O primeiro passo para uma bela trajetória é saber onde a pessoa quer chegar, e com isso vai desenhar um esboço da rota que vai percorrer e não desanimar.

Se uma pessoa gosta de trabalhar na produção de algum tipo de solução, como colchas e cortinas para quartos, pode considerar esse gosto e levar em conta suas prioridades e outros aspectos.

Se o objetivo é ocupar um cargo de destaque, isso deve ser motivo para estudar assuntos sobre a função e mostrar para os superiores que possui o perfil adequado para a vaga.

Fortalecer o networking

Os desafios profissionais ficam muito mais simples quando podem ser compartilhados com outras pessoas. É assim que o indivíduo vai receber suporte e descobrir outras maneiras de realizar suas tarefas.

É muito importante reforçar a rede de contatos para buscar motivação e ter mais chances de alcançar o sucesso profissional.

O funcionário de uma empresa prestadora de serviços construção civil pode fazer seu networking em vários meios e situações, como eventos, reuniões de trabalho, palestras, projetos e outras possibilidades.

Investir em capacitação

Tudo o que estiver relacionado a aprendizado e experimentação traz mais estímulos para obter conhecimento. O indivíduo pode complementar suas reflexões e estabelecer objetivos por meio de cursos específicos.

Ter formação de qualidade faz toda a diferença para construir uma carreira consolidada, pois mais do que promover acesso a conteúdos atualizados, é a chance de conhecer pessoas com metas parecidas.

Praticar o autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para saber como alcançar qualquer coisa na vida, pois assim o indivíduo sabe quais são suas prioridades, pontos positivos e negativos, desejos e necessidades.

Se alguém deseja abrir uma empresa de copeira terceirizada, conhecer a si mesmo ajuda a amenizar defeitos e enriquecer as qualidades.

O autoconhecimento pode ser desenvolvido com especialistas ou por conta própria, tendo como finalidade melhorar as tomadas de decisão.

Considerações finais

A adaptabilidade e a resiliência são dois elementos fundamentais para qualquer profissional que queira ter sucesso em sua carreira.

Nem sempre a pessoa nasce com essas características, mas elas podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Trata-se de um processo de melhoria que valoriza as características pessoais e traz muitos benefícios para a vida profissional.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *