Pular para o conteúdo
Início » Habilidades essenciais para se destacar em empregos que envolvem o uso de tecnologia

Habilidades essenciais para se destacar em empregos que envolvem o uso de tecnologia

  • por
Habilidades essenciais
Anúncios

Existem algumas habilidades essenciais para pessoas que querem trabalhar com tecnologia, pois só assim é possível alcançar o sucesso e seguir uma carreira promissora.

São habilidades relacionadas a técnicas de relacionamento ou liderança, além do conhecimento necessário para lidar com recursos tecnológicos e seu desenvolvimento.

O profissional precisa ir além de seus conhecimentos e ter capacidade de conhecer o comportamento de outros profissionais de tecnologia. Reconhecer essas necessidades é primordial para trabalhar em um setor que cresce constantemente.

Anúncios

Conforme ele cresce, também aumenta a concorrência, portanto, é indispensável estar atento para não perder oportunidades e conseguir se destacar em um mercado fundamental para muitas empresas.

Sabe-se que em qualquer profissão, é necessário ter os conhecimentos fundamentais para poder exercê-la, e com a área de tecnologia não é diferente. Quem deseja trabalhar no setor precisa estar preparado para ele.

Muitas dúvidas podem surgir pelo caminho, e o ideal é buscar conhecimento para estar preparado e construir uma carreira de sucesso.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar as habilidades necessárias para quem quer trabalhar com tecnologia, quais são as profissões que mais se destacam nessa área e dar algumas dicas para construir uma carreira de sucesso.

Veja também:
Carreiras Promissoras na era da Tecnologia
Tendências do futuro do trabalho: tecnologias e mudanças no mercado que impactarão as carreiras
O que fazer para ingressar na área de tecnologia

Habilidades para trabalhar com tecnologia

O mercado de tecnologia exige muito dos profissionais, e isso vai desde conhecimentos básicos até a capacidade de transformar sua postura.

Isso acontece porque os atuantes do setor assumem papéis fundamentais e estratégicos nas organizações, por isso, também precisam ter habilidades como:

  • Criatividade;
  • Visão empreendedora;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Foco e concentração;
  • Conhecer outro idioma;
  • Gerir projetos;
  • Bons conhecimentos interpessoais;
  • Pensamento analítico.

Dentro de uma empresa de manutenção em pc e notebook, uma das coisas mais importantes é ter criatividade, aliás, é algo essencial em qualquer negócio. Por meio da criatividade, a companhia consegue se adaptar a qualquer realidade.

A visão empreendedora ajuda a compreender as estratégias do negócio e tomar boas decisões. É fundamental ter disposição para descobrir novos assuntos para aumentar a competitividade da companhia e facilitar o trabalho da equipe.

Todo e qualquer profissional precisa ter um bom relacionamento interpessoal para que consiga melhorar a interação com os colegas de trabalho. Também deve estar alinhado às competência técnicas e intelectuais de seu trabalho.

Outros atributos muito importantes são o foco e a concentração, visto que a área de tecnologia trabalha com processamento de dados, algo que exige muito cuidado.

Não é fácil eliminar as distrações, mas isso faz toda a diferença porque quando uma pessoa trabalha com foco, sua produtividade gera impactos melhores.

Uma empresa de automação residencial pelo celular lida com tecnologia e esses recursos estão cheios de termos estrangeiros. Por essa razão, profissionais que dominam um segundo idioma alcançam as melhores oportunidades.

Quem trabalha com tecnologia consegue implementar soluções e projetos no cotidiano, mas é fundamental saber conduzir e administrar esses projetos em equipe.

É assim que se definem metodologias e políticas internas que fazem parte dos processos de informação. Também é fundamental ter competências comportamentais e interpessoais e investir no conhecimento técnico e intelectual.

O profissional precisa dominar a área em que atua e saber se relacionar com a equipe. Por fim, o pensamento analítico é primordial para o desenvolvimento de soluções.

O profissional precisa ser capaz de fazer previsões com base em hipóteses reais e com isso encontrar soluções para os mais diversos problemas.

Profissões na área de tecnologia

Existem muitas profissões na área de tecnologia que se mostram como excelentes opções de carreira, tais como:

Desenvolvedor de software

Este profissional é muito procurado atualmente, por conta do surgimento de produtos inteligentes. O desenvolvedor de software se encarrega de criar aplicativos, sistemas, programas e outras soluções para diversos fins.

É um campo muito abrangente e que traz muitas oportunidades para quem conhece programação, engenharia da computação e engenharia de software.

Vários segmentos precisam desse profissional, como o setor comercial, científico, farmacêutico, industrial, médico, entre outros.

Entre as habilidades mais procuradas estão a linguagem de programação e noções de arquitetura e engenharia de software. Mas também é muito importante que saiba resolver problemas e tenha raciocínio lógico.

Analista de Business Intelligence

Um fabricante de impressora de código de barras adesivo precisa de um analista de Business Intelligence para trabalhar tecnologias de banco de dados e outras ferramentas que coletam, monitoram e organizam dados.

Isso é importante para acompanhar tendências do mercado e encontrar informações que melhoram as tomadas de decisão.

A área tem crescido muito devido às mudanças do mercado e as empresas se concentram cada vez mais nos processos de coleta, armazenamento e processamento de dados.

O profissional precisa saber traduzir padrões, dados e tendências para que sejam usados de maneira estratégica na empresa.

Cientista de dados

Muitas organizações, como uma gráfica para impressão de flyer personalizado, precisam do cientista de dados, uma das profissões que mais crescem no setor de tecnologia da informação, no entanto, carece de profissionais.

Trata-se de uma área na qual o profissional vai aplicar conhecimentos de estatística e modelagem para interpretar dados de várias fontes e, com isso, gerar informações valiosas para a corporação.

Para ser cientista de dados, é necessário ter bom entendimento sobre os negócios, boas habilidades comunicativas e conhecimentos em matemática, ciência da computação e estatística.

Analista de sistemas

O analista de sistemas de computador se responsabiliza por projetar, desenvolver e instalar procedimentos e sistemas computacionais, além de estudar processos que ajudam a encontrar maneiras de processar as informações.

O setor que mais contrata é o TI e entre as áreas com maior crescimento estão a computação em nuvem, varejo, saúde e tecnologia móvel.

Para trabalhar como analista de sistemas em um fabricante de armário escritório suspenso é necessário ser bacharel em alguma área da computação e tecnologia ou ter curso em análise e desenvolvimento de sistemas.

Tecnologia: destacando-se na área

A área de tecnologia tem muitas oportunidades, mas ao mesmo tempo é bastante concorrida. Por isso, se o profissional quiser se destacar, deve investir em algumas estratégias, como:

Focar no conhecimento base

O que mais se vê são profissionais de TI que se certificam em vários segmentos de mercado, mas acabam negligenciando a base e colecionando conhecimentos complementares.

Eles acabam executando apenas comandos, mas não conseguem interpretar problemas, por isso também limita o raciocínio lógico, não conseguindo encontrar a raiz do problema.

É indispensável ter uma base de conhecimento sólida e profunda, pois assim será possível compreender situações diferentes, independentemente do ambiente ou dispositivo.

Manter-se atualizado

Não é novidade que a tecnologia é algo dinâmico e isso se deve às atualizações de correção, segurança, compatibilidade e outras funcionalidades.

Para trabalhar em uma rede de assistência técnica imac Apple e se destacar, é fundamental estar sempre atualizado, pois quem fica estagnado também fica por fora de todas as mudanças.

Hoje em dia, é muito mais fácil buscar conhecimento, por meio de cursos à distância, fóruns, comunidades, redes sociais e até grupos em aplicativos de mensagens.

O profissional precisa escolher uma fonte confiável e de sua preferência para criar uma rotina e conferir todas as informações passadas nesses ambientes.

Colaborar sempre

Uma pessoa que colabora é aquela que contribui e com isso consegue evoluir. Aprender alguma coisa e compartilhar esse conhecimento ajuda outros profissionais, a empresa e a si próprio.

Se alguém estiver ensinando sobre manutenção em equipamentos médicos para outra pessoa, vai refletir sobre o assunto e com isso acessar informações que ficam armazenadas no inconsciente.

Quando elas são acessadas, alimentam novamente o ciclo de aprendizagem contínua e melhoram ainda mais os conhecimentos que o profissional já tem.

Ninguém é mais valorizado ou reconhecido por deter conhecimento de alguma coisa que outras pessoas não sabem. As organizações valorizam muito mais os profissionais que evoluem e colaboram coletivamente.

É primordial cooperar e incentivar o compartilhamento de conhecimento com outros profissionais, tanto pessoalmente quanto por meio de eventos como palestras, treinamentos e workshops.

Escolher uma afinidade

Dentro de uma empresa com centro de usinagem pequeno, o especialista é aquele que conhece bem o trabalho que está executando.

Na área de tecnologia, o especialista é o profissional que tem afinidade com a base de tecnologia, além de uma noção intermediária do ecossistema que a rodeia.

Assim sendo, antes de se especializar, é importante lembrar que existe um longo caminho pela frente, e para ser um bom especialista em alguma coisa, é necessário compreender outros pontos relacionados a ela.

Considerações finais

A área de tecnologia é muito abrangente e cresce constantemente porque a sociedade precisa dos recursos tecnológicos em seu dia a dia, tanto pessoas quanto empresas.

Os profissionais desse setor são muito valorizados, mas precisam reunir todas as habilidades e conhecimentos necessários para se destacar no mercado e colaborar com o setor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *