Pular para o conteúdo
Início » Inovação da tecnologia cria empregos que visam a um mundo sustentável

Inovação da tecnologia cria empregos que visam a um mundo sustentável

  • por
Inovação da tecnologia cria empregos que visam a um mundo sustentável
Anúncios

Construir um mundo sustentável é fundamental para que a humanidade possa satisfazer suas necessidades agora, sem comprometer as necessidades de gerações futuras.

Isso se faz garantindo o equilíbrio entre o meio ambiente, crescimento econômico e bem-estar social. É fundamental pensar nessa pauta porque a humanidade tem enfrentado muitos desafios, como as mudanças climáticas e a escassez de água.

Outros problemas também fazem parte da história do ser humano, como a desigualdade e a fome, e essas questões só podem ser resolvidas no mundo todo se a sociedade realmente pensar em desenvolvimento sustentável.

Anúncios

Deve-se ter comprometimento com o progresso social, crescimento econômico e equilíbrio ambiental. A sustentabilidade é necessária porque impede o uso de recursos naturais como se fossem inesgotáveis.

Além de pensar em conservação ambiental, investir em energias renováveis, economizar água, apoiar a mobilidade sustentável e trazer inovações em vários aspectos, é uma forma de alcançar a sustentabilidade de várias maneiras.

Todos podem contribuir para construir um mundo mais sustentável, inclusive o mercado e a tecnologia contribui muito para alcançar esse propósito.

Entender como isso funciona, este artigo vai mostrar de que maneira a tecnologia e as pautas ambientais podem criar empregos, mostrar alguns cargos sustentáveis e de que maneira a tecnologia ajuda na sustentabilidade de modo geral.

Criando empregos de maneira sustentável

Os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento dos consumidores, levando em conta a questão ambiental, podem ajudar a criar quase 70 milhões de empregos até 2027.

Por outro lado, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, outros 83 milhões serão extinguidos. Recursos como inteligência artificial e big data estão provocando transformações nas cadeias de suprimentos e mudando os consumidores.

Todo tipo de negócio, como um fabricante de película para arquitetura, estão se acostumando com essas mudanças e as maiores oportunidades de trabalho estão voltadas para a inteligência artificial.

Entre as vagas que mais crescem estão os analistas de dados, ou seja, são funções impulsionadas pela tecnologia, sustentabilidade e digitalização. Alguns dos principais cargos são:

  • Especialista em inteligência artificial;
  • Especialista em sustentabilidade;
  • Analista de segurança da informação;
  • Especialista em big data.

Por outro lado, existem alguns cargos que podem desaparecer, como caixas de banco, funcionários dos Correios, cobradores, secretários administrativos, atendentes estatísticos e vendedores de porta em porta.

Essas mudanças variam de país para país, e os relatórios mostram que em nações mais desenvolvidas com tecnologias mais avançadas oferecem vagas de trabalho relacionadas ao setor.

Também existem outras profissões que não vão deixar de existir, mas suas competências podem ser afetadas pelo desenvolvimento tecnológico e pela sustentabilidade.

Uma empresa de esquadria alumínio bronze deve estar atenta porque para os empregadores que participaram de uma pesquisa, 44% das habilidades dos profissionais serão modificadas e que 60% vai precisar se capacitar até 2027.

As organizações começam a priorizar o pensamento analítico, a necessidade de investir em treinamentos e o uso de inteligência artificial e big data.

No Brasil, o foco será em inteligência artificial e big data, pensamento criativo, capacidade resiliente, agilidade e flexibilidade, além de pensamento analítico.

É fundamental que as companhias banquem a requalificação de seus empregados, além da necessidade de implantar políticas públicas que vão melhorar a experiência dos colaboradores.

Exemplos de empregos sustentáveis

Quem se preocupa com o meio ambiente pode escolher uma profissão que colabora muito com a sustentabilidade e a construção de um planeta protegido. Alguns exemplos são:

Arquiteto

O arquiteto é um profissional responsável pela criação de projetos como casas, prédios, praças, entre outros, e pode empregar em suas construções espaços sustentáveis.

Tanto é que existe a possibilidade de se especializar em arquitetura verde, para otimizar o uso de recursos e garantir a preservação ambiental.

TI verde

Esse profissional elabora projetos com base em eficiência energética para produzir mais energia, sem gastar tantos recursos.

Tudo isso precisa ser executado sem reduzir a produtividade, além de pensar corretamente no descarte e na reciclagem de equipamentos usados pelas organizações, como um fabricante de bloco ecológico.

Técnico em meio ambiente

Esse profissional se responsabiliza por elaborar medidas e projetos capazes de reduzir os impactos ambientais e recuperar áreas que já foram degradadas.

Tudo é feito por meio da coleta de informações e interpretação de dados, podendo atuar em empresas públicas e privadas e ONGs.

Biólogo

A formação em Biologia está muito além de atuar como professor, pois é possível trabalhar como pesquisador e contribuir com o desenvolvimento científico do Brasil e do mundo.

Por meio de seus conhecimentos, o biólogo pode realizar trabalhos como consultor ambiental, investir no resgate da fauna e da flora, além de realizar estudos de impactos ambientais.

Engenheiro químico

Essa profissão pode atuar de várias maneiras, e quando voltada para a sustentabilidade, habilita o profissional para que desenvolva sistemas de tratamento de líquidos e gases, além da supervisão de medicamentos.

Com a ajuda de um engenheiro químico, uma empresa de conserto de televisão de LED pode contribuir com a preservação ambiental e melhorar sua cadeia produtiva.

Designer de produtos sustentáveis

O designer de produtos sustentáveis se responsabiliza pelo desenvolvimento de soluções ecoeficientes e que geram poucos impactos ambientais.

É uma profissão muito visada porque as companhias precisam reduzir sua pegada ambiental, pensando na maneira como utilizam matéria-prima e outros resíduos.

Gerente de sustentabilidade

Este profissional é responsável por planejar as atividades corporativas relacionadas ao âmbito social e ambiental do negócio.

Ele trabalha na adaptação de sistemas de gestão, relatórios de sustentabilidade, avaliação de fornecedores e auditorias.

É sua responsabilidade fazer com que as empresas pensem no meio ambiente para só assim oferecer retornos à comunidade.

Como a tecnologia colabora com a sustentabilidade

A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade de forma geral, e para isso deve fortalecer a sustentabilidade das organizações e criar soluções ambientais.

Dessa forma, um fabricante de chapa de compensado naval consegue reduzir seus impactos e trabalhar com base em um planejamento sustentável.

É fato que a tecnologia já desenvolveu muitas coisas importantes para a preservação do meio ambiente, como o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, a exemplo da placa solar.

Embora não sejam populares, conseguem abastecer energia em diferentes construções. Antigamente, não era possível usar energia solar porque a implementação era muito cara, mas hoje em dia, qualquer pessoa pode ter acesso.

Isso porque o mercado oferece diversas opções e cresce constantemente. Outro exemplo são os carros movidos por energia elétrica e que não emitem gases poluentes.

Olhando mais de perto para essa questão, existem várias novidades tecnológicas que estão contribuindo com um mundo mais sustentável, como o reaproveitamento de pilhas, baterias e outros materiais e a construção de chaminés com filtros.

Material biodegradável, sistemas de reuso da água e acessórios inteligentes também são outros exemplos. Até mesmo uma construção com cobertura de vidro para economizar energia elétrica é um exemplo de sustentabilidade.

Entretanto, é fundamental que mais empresas estejam dispostas a investir para criar essas soluções, e as organizações mais modernas já compreenderam essa importância e conseguem melhorar sua performance, reduzindo os custos.

Até mesmo a qualidade dos produtos e serviços melhora consideravelmente, visto que a produção trabalha de maneira mais enxuta e eficiente.

A própria internet é uma grande aliada das companhias que usam conexão instantânea, permitindo encontrar maneiras de aumentar seu alcance, melhorar a eficiência e reduzir tanto os custos quanto os impactos ambientais.

Com a agência de banda para cerimônia de casamento pode rever seu modelo de negócios para que se torne cada vez mais lucrativa e possa contribuir com o meio ambiente.

Várias estratégias ajudam a fazer isso, por exemplo, aumentar a presença da marca nos canais digitais, investir no home office e usar ferramentas tecnológicas.

Por meio dessas ações, a tecnologia vai fazer uma grande diferença dentro da companhia, melhorando seus resultados e ajudando a proteger o meio ambiente contra os impactos provocados por processos antigos.

As organizações devem estar atentas porque a degradação ambiental é cada vez maior, principalmente devido ao consumo desenfreado das pessoas, o que acaba aumentando a quantidade de lixo no planeta.

Uma empresa de instalação de placa solar ajuda a preservação ambiental, mas precisa incentivar o público a adotar um estilo de vida compatível com o tipo de energia que estamos escolhendo.

Considerações finais

Os avanços tecnológicos estão alcançando níveis que trazem mais funcionalidade e conseguem melhorar a vida das pessoas, e toda essa tecnologia pode ser usada para contribuir com o meio ambiente.

As organizações que investem nesses recursos conseguem melhorar seus processos internos, facilitam o trabalho de seus colaboradores, melhoram seus produtos e serviços e conseguem reduzir custos.

Tudo isso é fundamental para que os recursos naturais sejam usados na medida certa e como consciência para que empresas sejam realmente sustentáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *