O brasileiro ama seus pets, e a grande prova disso é o significativo crescimento do mercado desse segmento. Nós amamos oferecer o melhor, seja em produtos, rações ou serviços para nossos companheiros de quatro patas, e nada mais justo — afinal, eles merecem isso mesmo.
As pessoas estão dispostas a investir mais em qualidade de vida e conforto, o que é ótimo para os pets e promissor para quem deseja empreender nesse ramo.
Há diversas oportunidades para investir e oferecer soluções inovadoras para seus clientes, desde a venda de itens básicos e essenciais, como ração para gatos, até serviços avançados e tecnológicos, como coleiras com GPS e câmeras de monitoramento.
Mas é claro que, como em qualquer mercado, você precisa se destacar para ser bem-sucedido. Não basta apenas oferecer o convencional, é preciso estar atento às tendências e às necessidades de tutores e pets, que buscam não apenas qualidade, mas praticidade e experiências diferenciadas.
A seguir, vamos explorar algumas dessas oportunidades que podem te levar a um novo patamar no mercado pet e fazer com que você transforme seu empreendimento em algo promissor. Vamos lá?
Aproveite para conferir:
7 profissões pet para quem ama os animais
Home office pet: os benefícios do convívio com os bichinhos no trabalho em casa
A base do mercado: pet shops e serviços de grooming
Abrir um pet shop ainda é uma das opções mais populares para empreender no setor e faz todo sentido, já que é nesse tipo de estabelecimento onde a maioria das pessoas adquirem os itens básicos para alimentação e cuidado com seus animais.
Mas, justamente por isso, é necessário buscar diferenciais para se destacar frente a uma concorrência grande, oferecendo uma experiência única de compra e serviços. Por exemplo, além da venda de itens como ração, brinquedos e acessórios, investir em serviços de grooming (banho, tosa e estética) pode aumentar bastante a rentabilidade e o destaque do seu negócio. É uma forma de humanizar suas soluções e fidelizar seus clientes.
Outro recurso importante é diversificar os produtos oferecidos. Hoje, os tutores de pets buscam além do básico: alimentos naturais, orgânicos e gourmets são cada vez mais comuns, e as linhas premium têm ganhado destaque. Produtos ecológicos e sustentáveis também ganham espaço e ampliam o público potencial que você pode atender.
Alimentação saudável e tecnologia para pets
E por falar em alimentação para além da convencional, a busca por uma dieta mais saudável deixou de ser apenas uma preocupação para os humanos. Ao contrário, seus pets também merecem uma dieta equilibrada e nutritiva, com rações livres de conservantes e aditivos artificiais.
Esses produtos ainda fazem parte de um nicho, mas atraem consumidores dispostos a investir mais dinheiro na qualidade de vida de seus animais. Assim, desenvolver ou comercializar esses alimentos diferenciados pode ser uma excelente oportunidade de negócio, especialmente com a possibilidade de personalização das dietas segundo as necessidades de cada pet.
Outro campo promissor é o de tecnologias voltadas para animais. Já falamos das coleiras com GPS, que dão mais segurança para animais e tutores, mas o mercado vai além. Câmeras de monitoramento, dispensadores automáticos de ração e bebedouros inteligentes são outros exemplos de que o segmento é amplo e promissor.
Serviços personalizados e cuidados especiais
Se um dia os atendimentos de grooming eram tudo o que havia de serviços para um pet, a realidade hoje é bastante diferente.
Serviços personalizados estão se tornando uma demanda cada vez maior no mercado, e uma grande oportunidade para muitos empreendedores é investir em hotéis para animais, creches, adestramento especializado e até serviços de spa.
Isso acontece porque cada vez mais os tutores buscam oferecer experiências únicas para seus amigos de quatro patas — e um ambiente acolhedor e personalizado é a chave para seguir por esse caminho de negócio.
Indo além, você também pode trabalhar em áreas como a de festas de aniversários para pets, ensaios fotográficos e até mesmo terapia especializada, focada em lidar com comportamentos e traumas.