Quando se fala em profissões relacionadas aos pets, a primeira que vem à mente é a medicina veterinária. No entanto, se você não se dá bem com injeções e sofre junto só de pensar em um animalzinho doente, saiba que existem outras formas de trabalhar com os pets.
A primeira exigência para seguir nessas carreiras é ser apaixonado pelos animais e estar disposto a conhecer o mundo deles. Depois é só se permitir, fazer cursos profissionalizantes e começar a atuar na área. Conheça agora as profissões para quem ama pets:
Dono de pet shop
Um local bastante frequentado pelos animais e seus donos é o pet shop. Neste espaço você vende de tudo, desde fralda pet até ração, brinquedos e remédios. Vale pensar em algo menor, próprio para atender o bairro ou em abrir uma franquia de lojas conhecidas.
Você irá contar com uma equipe apaixonada por animais e sempre pronta para auxiliar os tutores. No começo, se for uma empresa pequena, você mesmo pode atender os clientes e fazer as vendas.
Banhista e tosador
Outra profissão interessante, porém, exige curso e muita paciência. Nem todos os animais ficam tranquilos ao irem tomar banho ou tosar, então, você precisa passar confiança para eles.
Você poderá atuar em clínicas veterinárias que oferecem o serviço ou nos pet shops. Em sua rotina vai lidar principalmente com cães, mas pode receber alguns gatos para o banho.
Veterinário
É uma das profissões para quem ama pets mais lembrada quando se fala em animais. Se você sente que sua missão é ajudar desde os cães até animais de grande porte, vale a pena arriscar e fazer o curso superior de medicina veterinária.
Ao concluir a graduação você pode abrir sua própria clínica ou atuar em fazendas e clínicas já existentes. Será responsável por cuidar da saúde de pets, dando vacinas, fazendo consultas e até cirurgias.
Babá de pets
As pessoas estão adotando pets e deixando de ter filhos. No entanto, os animais são parte da família e muitos tutores já se consideram mãe ou pai de pet. Quando precisam viajar, nem sempre o cão ou gato pode acompanhá-los e aí entra a ajuda de uma nova profissão.
A babá de pets irá ficar na casa dos proprietários cuidando do animal por algumas horas ou dias. A ideia é manter a rotina mesmo enquanto os donos estão fora.
Adestrador
Cães precisam de treinamento para aprenderem comandos, respeitarem seus tutores e não sofrerem tanto com a ansiedade da separação. Assim, uma das profissões para quem ama pets que ganhou espaço, ainda mais com as raças agitadas: é o adestrador.
Essa pessoa estuda o comportamento canino e tudo o que o animal precisa para gastar energia. Depois, ao lado do tutor, ensina comandos, truques e fala sobre comportamentos nocivos.
Fotógrafo de pets
Os apaixonados por fotografia podem se especializar no mercado pet. Hoje, exatamente por serem parte da família, os animais já aparecem no álbum e ganham seu próprio ensaio fotográfico, isso sem contar outros eventos, como o aniversário pet.
Além de gostar de animais, é preciso estar preparado para lidar com alguém que nem sempre obedece seus comandos, porém os resultados prometem ser bastante espontâneos.
Veja também:
Profissões humanizadas: a importância do cuidade e empatia
Carreira internacional: como trabalhar no exterior
Profissões do futuro: quais habilidades serão essenciais nos próximos anos?
Passeador de cães
Outra profissão que ganhou espaço devido à rotina corrida dos proprietários. Como os cães precisam gastar energia e nem sempre seus tutores têm tempo para um passeio, o passeador de cães assume a missão de levar o cãozinho para dar uma volta.
Além de gostar dos animais, é preciso entender um pouco de adestramento e alguns comandos. Você é quem guia o pet durante o passeio e não o contrário. Também é válido respeitar seu controle e evitar brigas, pegando poucos animais para passear ao mesmo tempo.