Pular para o conteúdo
Início » Carreira internacional: como trabalhar no exterior

Carreira internacional: como trabalhar no exterior

  • por
Carreira internacional como trabalhar no exterior
Anúncios

Carreira internacional nada mais é do que trabalhar fora do país, expandindo os horizontes profissionais e o conhecimento na área de atuação.

Morar fora é o sonho de muitas pessoas, pois isso significa viver experiências em países diferentes, aprender culturas, idiomas e ainda poder viajar enquanto estiver fora. Mas para que seja possível viver esse sonho, é necessário planejar.

Criar uma carreira no exterior é necessário para quem quer morar fora do país, afinal, é indispensável ter uma fonte de renda para se manter e ter mais conhecimento sobre o mundo.

Anúncios

A primeira coisa que o profissional deve fazer é escolher em qual país quer morar, conhecer um pouco mais a língua, estudar a cultura e como são as oportunidades de emprego no destino.

Hoje em dia, existem várias maneiras de construir uma vida fora, como no caso de um intercâmbio de estudos e trabalho, mas não é todo mundo que pode pagar ou está interessado nesta solução.

A carreira internacional pode ser alcançada de outras formas, mesmo assim, é imprescindível se dedicar ao objetivo.

Tendo isso em vista, este artigo vai explicar como construir uma carreira internacional, dar algumas dicas para quem está buscando esse propósito e listar alguns sites para encontrar vagas de emprego no exterior.

Como construir uma carreira internacional?

Para construir uma carreira no exterior, o primeiro passo é investir em uma boa formação acadêmica. Ter um diploma aumenta as chances de trabalhar fora, além de potencializar os conhecimentos do profissional.

Outro passo muito importante é aprender a língua inglesa, independentemente do país onde se pretende morar. O inglês é uma língua universal e por conta disso a facilidade gramatical e estrutura linguística simples, é mais fácil de aprender.

Até mesmo para quem trabalha no Brasil com reparo backlight iPhone 6, é interessante ter conhecimento nesse idioma para lidar melhor com termos técnicos em inglês.

O autoconhecimento é fundamental em todas as áreas da vida, e para construir uma carreira internacional, ele também é imprescindível.

É interessante se questionar sobre as pretensões de viver no exterior, pois algumas pessoas querem fazer isso para melhorar a carreira enquanto outras querem mudar o estilo de vida.

Ao responder essas e outras perguntas, o profissional decide quanto tempo quer passar no exterior, qual é o país mais adequado para a sua carreira e os objetivos que pretende alcançar com a mudança.

Também é interessante conversar com quem já foi para fora para pedir indicações. É uma forma de começar a planejar a carreira internacional e amadurecer sobre o que é melhor fazer no momento.

Um veterinário especializado em check up em cachorro precisa atuar em uma clínica, por isso, o ideal é procurar países em que os cuidados com os animais são mais comuns, como nos Estados Unidos.

Basicamente, as profissões são diferentes umas das outras e existem carreiras que são mais flexíveis, como:

  • Ciência da computação;
  • Desenvolvimento de sistemas;
  • Tecnologia da informação;
  • Gestão de projetos.

É uma forma de exercer a profissão fora do Brasil, principalmente em instituições renomadas e que ainda oferecem convênios com faculdades fora do país.

Quando a pessoa sabe quais são suas motivações, também tem mais facilidade para calcular variáveis e fazer um bom planejamento. Se o objetivo é trabalhar alguns anos e voltar, o ideal é não se dedicar a uma função específica.

Ela precisa fazer sentido no Brasil, caso contrário, a carreira no exterior não fará sentido. Agora, se o objetivo é adquirir experiência e acelerar a trajetória profissional, o ideal é escolher destinos óbvios.

Às vezes, também pode ser mais interessante tentar países emergentes e mercados imaturos porque existe menos competição e mais oportunidade.

Dicas para quem busca carreira internacional

Para quem está buscando uma vida e uma carreira no exterior, precisa seguir algumas dicas fundamentais. São elas:

Buscar boas oportunidades para a área

Uma pessoa que acabou de se formar em medicina veterinária pode procurar uma oportunidade de emprego em uma clínica de oftalmo veterinário no exterior.

Trata-se de uma empresa compatível com suas escolhas profissionais, então as chances de sucesso são muito maiores.

Algumas pessoas sonham em morar em certos países, mas a carreira escolhida pode levar para outros caminhos. O ideal é saber em quais países as oportunidades para a profissão escolhida são maiores.

Se determinado local tem uma demanda maior por um tipo de mão de obra, as chances de um imigrante conseguir uma oportunidade são muito maiores.

Aprender o idioma e a cultura

Depois de definir em qual país gostaria de trabalhar, é necessário aprender o idioma local. Embora o inglês seja uma língua universal, se o destino escolhido tiver outro idioma, é necessário aprendê-lo também.

Cursos tradicionais ajudam a conhecer a gramática, mas a melhor forma de aprender é ler e conversar. Quem tiver a oportunidade de conversar com um nativo, vai aprender ainda mais rápido.

Se alguém foi para um país de língua inglesa trabalhar com instalação de alarme residencial com sensor de presença externo e tiver domínio do idioma, terá facilidade para se comunicar.

Por outro lado, se o país tiver outra língua materna, mesmo que a população tenha um bom inglês, em algum momento será necessário utilizar o idioma principal para conversar com alguém.

Além disso, também é muito importante se integrar à cultura do país, conhecendo os seus costumes, literatura, música, pratos típicos e tradições.

Fazer um intercâmbio

O intercâmbio é o caminho mais fácil para adquirir experiência Internacional, seja para aprimorar um idioma, fazer uma graduação ou até mesmo uma pós graduação. Também é uma maneira de aumentar a rede de contatos e encontrar oportunidades.

Se a intenção for abrir uma companhia do ramo de vendas de placa inox personalizada, antes de investir no empreendimento, é necessário saber em quais países o estudante pode trabalhar.

Outra opção é fazer um voluntariado Internacional para ajudar pessoas e ainda adquirir experiência. É uma atividade que conta muitos pontos positivos e que vale a pena considerar.

Preparar-se com antecedência

Depois de decidir em qual país deseja trabalhar, aprender o idioma e conhecer mais a cultura, também é fundamental saber como é o processo de imigração.

As regras variam de um país para outro e o Imigrante precisa providenciar toda a documentação necessária, bem como estar disposto a arcar com seus custos.

Entre os documentos mais importantes estão o tipo de visto necessário, se é obrigatório fazer tradução juramentada, revalidar diplomas e certificados e as vacinas exigidas para entrar no país.

São informações que podem ser pesquisadas no site das embaixadas e que evitam muitos contratempos e problemas na imigração.

Sites de vagas no exterior

No caso de o objetivo ser trabalhar no exterior, seja em um restaurante especializado em coffee break para inauguração ou em qualquer outra empresa, primeiro é necessário encontrar uma vaga, e alguns dos melhores sites são:

Eures

Esta plataforma de empregos é oficial da União Europeia e reúne empregadores e trabalhadores em toda a Europa.

É uma ótima opção para quem quer trabalhar em países europeus, por conta da variedade de vagas em diferentes locais.

Os candidatos podem acessar informações úteis sobre vistos, impostos e outras informações, tudo em uma plataforma gratuita e confiável.

Anywork Anywhere

Este site é excelente para encontrar trabalhos sazonais, de curta duração ou temporários em diferentes países.

É uma ótima opção para quem procura oportunidades em hotéis com quarto de casal planejado moderno, resorts, bares, restaurantes, fazendas e outros locais que contratam pessoas para trabalhar em temporadas específicas.

Também oferece informações sobre vistos, alojamento e requisitos, permitindo que os candidatos criem um perfil e enviem seus currículos para os empregadores.

Eurojobs

Essa plataforma possui cerca de 10 mil vagas atualizadas e os usuários podem se inscrever diretamente nas organizações que oferecem oportunidades.

O site é seguro e fácil de navegar, sendo muito útil para pessoas que querem trabalhar em países europeus e em diversos setores, como finanças, engenharia e tecnologia.

Sendo assim, se um enfermeiro encontrar uma boa oportunidade em um asilo particular na Europa, consegue ter acesso a informações sobre leis trabalhistas do país de destino, e com isso se preparar melhor para o processo seletivo e a adaptação.

International Career and Jobs

Por fim, este é um excelente site para encontrar oportunidades de emprego em vários países do mundo, principalmente em multinacionais e agências de recrutamento.

É mais indicada para profissionais qualificados e que tenham fluência em outras línguas. Também conta com ferramentas para se preparar para as entrevistas.

Considerações finais

Construir uma carreira internacional é o sonho de muitos profissionais, afinal, além da oportunidade de viver e trabalhar no exterior, é uma forma de valorizar o currículo.

Existem vários pormenores envolvidos nesse processo, mas com um bom planejamento, é totalmente possível realizá-lo.

Independentemente de qual seja a profissão de uma pessoa, é possível encontrar uma oportunidade fora do país.

Basta se preparar, saber onde buscar as vagas e estar pronto para conhecer uma nova cultura e uma vida diferente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *