Pular para o conteúdo
Início » Trabalho freelancer: vantagens e desafios nessa modalidade

Trabalho freelancer: vantagens e desafios nessa modalidade

  • por
Trabalho freelancer vantagens e desafios nessa modalidade
Anúncios

Diante de um mercado cada vez mais dinâmico, um dos modelos de trabalho mais importantes para o desenvolvimento profissional nos dias de hoje é o freelancer, uma vez que ele permite algumas flexibilidades que são essenciais.

A preocupação com a carreira sempre foi um fator importante para qualquer pessoa, uma vez que não há como pensar em uma qualificação da vida sem que os rumos profissionais não estejam alinhados com os objetivos das pessoas.

Esse é um fator bastante importante desde sempre e, por isso mesmo, há uma série de elementos que podem ser considerados na hora de estruturar algum planejamento do ponto de vista do crescimento pessoal.

Anúncios

Durante muitos anos, o mercado manteve uma estrutura industrial bastante sólida, o que, inclusive, acabou influenciando o setor de serviços, fazendo com que a estabilidade fosse um fator fortemente almejado pelas gerações anteriores.

Quando uma pessoa era empregada em alguma empresa, muito provavelmente ela iria construir uma carreira ali dentro, fazendo com que uma série de elementos pudessem evoluir para que houvesse um crescimento pessoal.

No entanto, há um choque geracional nos dias de hoje que demonstram um outro padrão que é proposto pelo mercado e acatado de forma bastante entusiasmada pelos profissionais das mais diversas áreas.

Por esse motivo, é bastante importante garantir que alguns aspectos sejam considerados na hora de pensar em um plano de carreira, já que há muito mais nuances nesses processos nos dias de hoje.

Não por menos, há uma série de conteúdos que tratam sobre esse tema, o que demonstra um interesse e uma inclinação do mercado a criar algumas oportunidades de trabalho que podem auxiliar nessas demandas novas.

O trabalho para as gerações mais novas, portanto, pode assumir um caráter de realização pessoal muito mais forte, já que ele se propõe a trazer dinâmicas inovadoras.

É possível que uma pessoa entre em uma empresa especializada em móveis planejados área de serviço em uma área de auxiliar e estude para se tornar um bom designer de interiores.

Isso tudo tem a ver com essa mobilidade e, também, com os modelos de ensino que são elaborados dentro dessas instâncias.

Trabalho no mundo digital

Se o mercado já era dinâmico antes, agora, com o surgimento do ambiente digital, ele se tornou ainda mais, uma vez que há uma série de ferramentas que podem qualificar algumas funções que são essenciais.

Hoje em dia, por exemplo, há algumas funções que surgiram com esse mercado que, por vezes, podem assumir um formato freelancer, o que pode ser bom, já que as pessoas conseguem ter uma gestão mais objetiva de suas carreiras.

Esse é um fator que pode ser percebido dentro dos mais diversos mercados, uma vez que há um tipo de nova orientação para cada setor produtivo ou de serviços dentro dos mais variados segmentos.

Nesse contexto, antigamente, uma produção de tecido para parede infantil poderia ter uma confecção com funcionários com anos de casa, mas, hoje em dia, esse é um fator mais raro.

Isso porque há uma série de maquinários novos que podem otimizar essa produção e o enfoque, nesse caso, pode ser na concepção do produto e nem tanto na produção, posicionando, inclusive, esse mercado.

Seja com o surgimento do home office ou, até mesmo, a partir da consolidação do freelancer como uma opção rentável, tornou-se fundamental entender como criar uma dinâmica sólida de carreira dentro desse mercado.

Esse é um quesito importante e que pode ser pensado a partir da disseminação de plataformas de delivery de comida para vender um bolo confeitado simples ou a partir das redes sociais para a divulgação de um trabalho.

O que é um freelancer?

A figura do prestador de serviços sempre foi um elemento bastante presente na vida das pessoas, indo do bombeiro hidráulico até o pedreiro que constrói uma casa.

Esses são elementos que já demonstram uma familiaridade com esse tipo de modelo de contratação, mas é preciso entender que o freelancer é um padrão um pouco diferente desses elementos.

Isso porque esse profissional funciona como uma espécie de empresa que é responsável por prospectar seus clientes e exercer suas funções de forma autônoma, entregando seus projetos dentro de um deadline proposto.

Esse é um padrão muito utilizado nos dias de hoje, uma vez que há uma série de empresas que dão preferência para esse modelo de contrato, uma vez que algumas demandas podem ser sazonais.

Sendo assim, o freelancer precisa entender como esses projetos irão preencher o seu período de trabalho, levando a uma consolidação de rendas variadas conforme o anos vai passando.

É possível que um massagista freelancer contrate um asilo de idosos particular para oferecer seus serviços, garantindo, assim, uma receita dentro daquele mês de trabalho.

Tudo isso, é claro, vai depender dos objetivos traçados por ele e com que isso tudo poderá interagir com o seu mercado de atuação.

Benefícios ao trabalhar de freelancer

Apesar de não ter um vínculo empregatício legal, ou seja, não é uma função que é exercida pela CLT, o freelancer pode, sim, conseguir criar uma lógica de renda bastante sólida e buscar uma previdência privada ou, até mesmo, pagar o INSS como contribuinte.

Seja qual for o modelo, é preciso entender que há uma série de benefícios que podem ser atribuídos dentro dessa função, fazendo com que uma pessoa que fez um curso de preenchimento labial tenha uma atuação cada vez mais diversa.

Por isso, torna-se importante apontar para alguns dos benefícios mais importantes que podem ser considerados dentro dessas instâncias:

  • Flexibilidade de horário;
  • Possibilidade de inovar;
  • Busca ativa de clientes;
  • Elevação de renda.

Esses são alguns dos pontos que podem ser percebidos por um freelancer, mas é importante que alguns pontos sejam considerados, também.

Desafios de um freelancer

Há, diante disso, também, alguns desafios que são bastante importantes que o freelancer leve em consideração.

Seja para oferecer algum serviço de terapia a partir de uma pesquisa sobre onde fazer internação para jovens adictos ou, até mesmo, no marketing digital, alguns elementos precisam ser considerados.

Networking

Ser freelancer é, acima de tudo, estar sempre buscando alguma maneira de criar uma relação próxima com o seu mercado de atuação.

O networking, nesse caso, pode ser um fator bastante diferente na hora de pensar nessas estruturas, uma vez que, quanto mais contato, mais clientes podem ser prospectados.

Prospecção de clientes

Um outro fator importante é entender se o trabalho exercido tem a ver com um determinado tipo de função para uma empresa apenas ou se o freelancer precisará encontrar outras fontes de rendimento.

Nesse caso, saber prospectar clientes pode ser um fator bastante importante para que isso ocorra.

Fatores legais

Há, no Brasil, uma série de legislações que fazem com que o freelancer precise seguir alguns padrões que são essenciais para que haja uma elaboração saudável no mercado.

Um consultor de laudo bombeiro freelancer precisa ter um CNPJ aberto, normalmente dentro de uma lógica de MEI ou ME, para que, assim, ele consiga oferecer seu serviço.

Além disso, é fundamental que esse CNPJ esteja cadastrado no site da prefeitura da cidade para que, assim, haja uma emissão de notas fiscais.

Divulgação: um fator essencial

Hoje em dia, há uma série de plataformas que podem ajudar um profissional freelancer a estabelecer algumas conexões com os seus clientes.

Por isso, é importante entender quais são as principais plataformas que podem elaborar uma lógica bem estruturada de impacto:

  • Redes sociais;
  • Mecanismo de busca;
  • Sites próprios;
  • Aplicativas de freelancers.

Esses são alguns dos elementos mais importantes que podem fazer com que um freelancer seja considerado dentro de sua área de atuação.

Áreas para trabalhar de freelancer

Atualmente, há uma série de busca por freelancers dos mais diversos tipos, uma vez que basta alguns cliques em um mecanismo de busca para encontrar um serviço de quiropraxia perto de mim.

No entanto, há algumas funções que tendem a crescer cada vez mais dentro desse mercado.

Programação

A área da programação é uma das que mais crescem no país e isso tem a ver com a busca das empresas por criar uma estrutura digital convincente.

Por isso, o trabalho freelancer pode ser importante, uma vez que as empresas precisam de um desenvolvimento em um período curto e uma gestão periódica.

Redator

A redação ainda é um dos carros chefes do marketing, uma vez que ela tem a capacidade de criar uma série de elementos que interagem com o imaginário do cliente.

Por essa razão, a contratação de redatores para campanhas sazonais acaba sendo um fator importante para as empresas.

Designer

Partindo da mesma lógica citada acima, o designer é a dupla perfeita para o desenvolvimento de uma boa campanha sazonal.

Considerações finais

Com o avanço das mais diversas dinâmicas de mercado, o freelancer tem se tornado um modelo de contrato cada vez mais comum.

Por essa razão, é importante entender quais são os seus principais benefícios e desafios na hora de empreender.

Diante disso, é possível que esse profissional se depare com uma dinamicidade inédita em sua vida, o que pode ser um ponto positivo.

Mas para que haja uma realização adequada dessa estratégia, é essencial que alguns fatores sejam levados em consideração para a criação de uma boa atuação no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *