Pular para o conteúdo
Início » Como lidar com a pressão no ambiente de trabalho

Como lidar com a pressão no ambiente de trabalho

  • por
Como lidar com a pressão no ambiente de trabalho
Anúncios

A pressão no ambiente de trabalho é uma das maiores causas de problemas com a produtividade e surgimento de doenças mentais, como no caso da síndrome de Burnout.

Uma pesquisa realizada mostrou que 70% dos pacientes diagnosticados com Burnout desenvolveram essa condição no ambiente profissional e é justamente por isso que é classificada como uma doença ocupacional.

A pressão no trabalho pode ter várias causas, como problemas pessoais, cobranças excessivas, desequilíbrios emocionais, problemas financeiros, insegurança, prazos de entrega muito curtos e até metas de carreira.

Anúncios

A transformação digital aumentou a competitividade das organizações e hoje em dia, o que mais se vê são empresários correndo com prazos, pessoas ocupadas e trabalhando exaustivamente, além de muita hora extra.

Mas mesmo diante de toda a tecnologia que existe atualmente, trabalhar dessa forma é extremamente antiquado e as organizações precisam voltar sua atenção para isso, pois pode desencadear quadros de depressão e esgotamento.

Mudanças bruscas na rotina, como o teletrabalho, também podem aumentar a pressão porque muitas pessoas não sabem organizar o próprio tempo.

Para ajudar a lidar com esse problema, este artigo vai explicar algumas maneiras de lidar com a pressão no trabalho, dar algumas dicas para manter o equilíbrio no cotidiano e como a organização pode promover ações de saúde mental.

Como lidar com a pressão no trabalho

Lidar com a pressão no trabalho é fundamental para manter a saúde e o equilíbrio mental, e para isso, existem algumas boas práticas que podem ajudar. São elas:

Organizar a rotina

A pressão no trabalho pode ser externa e interna. A pressão externa é proveniente de cobranças excessivas por parte de superiores e a competitividade entre os funcionários.

A cobrança interna é desenvolvida pelo próprio profissional, ou seja, a maneira como ele se comporta quando é demasiadamente cobrado.

Para lidar com essa questão, os colaboradores de um chaveiro 24hrs devem organizar a rotina, visto que a falta de organização prejudica prazos e a produtividade, trazendo a sensação de que o trabalho está se acumulando.

Para evitar que isso aconteça, o profissional pode contar com uma agenda e organizá-la de acordo com prioridades. Tudo o que deve ser feito ao longo da semana precisa ser anotado, pois isso ajuda a concluir os afazeres.

Com mais organização e prioridades estabelecidas, fica mais fácil organizar o espaço físico, algo fundamental para se livrar da bagunça que também pode causar muito estresse.

Estabelecer limites e pedir ajuda

Se o chefe pediu para ficar depois do horário ou o colega pediu para cobri-lo mais um dia, dependendo da frequência com que isso acontece, é necessário repensar a resposta.

O excesso de cobranças é uma das maiores causas de pressão no trabalho, mas ela também pode ser resultado do excesso de ajuda aos outros.

Quem trabalha como bartender para eventos, em um escritório, uma loja ou qualquer outro tipo de empresa na qual tenha que conviver com mais pessoas, precisa saber trabalhar em equipe.

Mas isso não significa se sacrificar o tempo todo, por isso, é fundamental saber estabelecer limites para evitar o esgotamento físico e mental. É necessário saber dizer não e pedir ajuda quando foi muito difícil executar as tarefas pedidas pelo gestor.

Fazer pausas

Diversas pesquisas já mostraram que o cérebro consegue se concentrar por 30 minutos, no entanto, a concentração pode ser estendida para até 90 minutos, depois disso, a pessoa começa a perder a concentração, o que gera procrastinação.

Trabalhar muitas horas seguidas sem nenhum tipo de pausa é a receita perfeita para aumentar a pressão no trabalho, e gera um problema que se forma em etapas, sendo:

  • Falta de foco;
  • Procrastinação;
  • Sentimento de culpa por não produzir;
  • Atrasos na entrega.

Essas situações, uma atrás da outra, acabam gerando pressão e ansiedade, e por incrível que pareça, produtividade e descanso são duas coisas que podem ser conquistadas ao fazer algumas pausas durante o dia.

A cada uma ou duas horas de trabalho, a equipe de uma clínica de exame toxicológico admissional pode fazer pausas para se alongar, tomar um café ou apenas para refrescar a mente, por 10 ou 15 minutos.

Como manter o equilíbrio no dia a dia

Manter o equilíbrio no dia a dia é importante não apenas no horário de trabalho, mas também para as tarefas pessoais. Antes de mais nada, é fundamental relaxar pela manhã, pois muita gente já chega esgotada no trabalho.

Existe uma corrida contra o tempo para arrumar a casa antes de sair, levar os filhos para a escola, passar por todo aquele trânsito ou enfrentar um transporte público lotado.

Além disso, a maioria das pessoas não se alimenta bem pela manhã, o que gera ainda mais estresse. Para evitar essa sucessão de cobranças, um cuidador de deficientes mentais acorda 30 minutos mais cedo para fazer as coisas com calma.

Outra coisa fundamental para um cotidiano saudável é saber expressar os sentimentos, pois muitos problemas dentro das empresas são provocados pela falta de comunicação nesse sentido.

Se o problema não for resolvido imediatamente, pode surgir um ressentimento entre os envolvidos que afasta as pessoas, e um bom relacionamento com os colegas de trabalho é fundamental para a saúde mental.

A própria empresa precisa abrir um espaço para que as pessoas possam se abrir e compartilhar seus sentimentos.

Mesmo no caso de profissionais que adoram o trabalho que fazem, em algum momento vão enfrentar momentos desafiadores, e saber como lidar com eles é indispensável nos dias de hoje.

Situações difíceis podem ser transformadas em desafios estimulantes, e ao invés de se frustrar com alguma coisa que não saiu como esperado, é interessante pensar em maneiras de resolver o problema.

Independentemente de qual seja a profissão do indivíduo, seja um prestador de serviço de copeira hospitalar, um professor, um médico, ou qualquer outra, é fundamental confiar nas próprias competências.

O mercado está cada vez mais competitivo e pensar que pode ser substituído facilmente é muito comum. Confiar no potencial é fundamental até mesmo para mostrar a capacidade de fazer parte de uma empresa.

Como promover ações de saúde mental

As organizações precisam promover ações de saúde mental, assim, podem orientar melhor seus colaboradores e evitar problemas que prejudicam seu desempenho profissional. Algumas das possibilidades são:

Oferecer benefícios

O maior benefício para promover bem-estar é o plano de saúde, mas além de escolher aquele que oferece cobertura de psicólogos e psiquiatras, é interessante contar com um profissional que possa conversar com os funcionários mensalmente.

Isso incentiva os colaboradores a olharem para a saúde mental, e além de incluir esses profissionais da empresa, a companhia também pode oferecer descontos em sessões de terapia.

Apoiar os funcionários

A empresa pode apoiar iniciativas que envolvam os familiares dos colaboradores, por exemplo, ao investir em organização de feiras e eventos para que todos possam participar.

Também é interessante promover eventos para estreitar os laços entre os funcionários, de modo que todos se mantenham conectados.

Agradecer os funcionários pelo trabalho que desempenham também é fundamental, além de deixar claro que a empresa se preocupa com a saúde dessas pessoas.

O gestor pode deixar recados, enviar mensagens, conversar com cada um deles e assim identificar aqueles que precisam de apoio específico, como acompanhamento psicológico.

Incentivar as atividades físicas

As atividades físicas são muito benéficas para o corpo e para a mente, mas não são todas as pessoas que têm tempo disponível para se dedicar aos exercícios físicos ou até para fazer uma simples caminhada.

Mas um distribuidor de pão de queijo congelado pode contratar um educador físico que disponibiliza exercícios específicos para corporações, como no caso de atividades recreativas e exercícios laborais.

Abrir um canal de feedback

Embora a saúde mental seja um assunto ontem alta na sociedade atual, continua sendo um tabu para muitos gestores, empreendedores e empresários. Muitos não conseguem identificar o problema e tratam o estresse, a depressão e a ansiedade com naturalidade.

Só que esse tipo de atitude traz muitos prejuízos para a companhia, por isso, é fundamental ter uma boa comunicação interna.

Em uma empresa de limpeza, os funcionários podem se sentir mais confortáveis se puderem expor suas opiniões em um canal específico, como no caso de um fórum ou um e-mail.

Considerações finais

A saúde mental é fundamental para que uma pessoa possa cumprir todas as suas tarefas, tanto profissionais quanto pessoais.

Mais do que isso, é uma questão de bem-estar e qualidade de vida, e a pressão do trabalho pode minar a saúde mental de qualquer pessoa.

Profissionais que se sentem inseguros, insatisfeitos e até mesmo desrespeitados pelo excesso de pressão acabam desenvolvendo condições mentais que atrapalham a própria empresa.

O papel das organizações é ter um olhar cuidadoso em relação a isso e promover maneiras de melhorar o clima organizacional e proteger a saúde mental e emocional de seus funcionários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *