Muita gente não imagina, mas o mercado de trabalho na área de games no Brasil vem ganhando destaque a cada dia. Isso porque a área tem apresentado um grande número de vagas abertas, salários competitivos e oportunidades de ascensão profissional, tudo o que uma pessoa deseja no âmbito profissional.
Esse é um dos motivos que faz com que muitos indivíduos queiram trabalhar com jogos. Afinal, dados comprovam que a indústria de games faturou cerca de US$ 197 bilhões no mundo só em 2022. Além disso, 71,2% das empresas brasileiras de jogos faturam cerca de R$ 81 milhões por ano e esse número tende a aumentar.
Podemos dizer com tranquilidade que a área de games no Brasil e no mundo oferece muitas possibilidades para quem deseja se especializar e começar a trabalhar com jogos. Além disso, as vagas para trabalhar com jogos eletrônicos não se limitam apenas à criação. Existem muitas opções para quem se profissionalizar nessa área.
Você confere abaixo o guia completo com as principais profissões para quem gosta de jogos.
Designer de jogos
O designer de jogos é o responsável por criar a narrativa e escrever o roteiro para que o desenvolvedor de jogos possa programar o jogo. São eles que atuam nessa área que definem a história, o contexto, as etapas, as regras, os desafios, os obstáculos e todos os tópicos que determinam como o jogador vai fazer para vencer o jogo. Esse profissional deve ter noção de programação, mas também deve gostar de ler e escrever e deve estar preparado para usar a criatividade de forma contínua.
Desenvolvedor de jogos
O desenvolvedor de jogos é o profissional que realiza o desenvolvimento do jogo, são os responsáveis pela programação do game e por dar vida ao jogo a partir do roteiro que o designer de jogos escreveu. Essa área envolve muito estudo para que as linguagens aplicadas sejam as certas e para que as ferramentas utilizadas sejam as melhores. Para atuar na área, é necessário ter conhecimento de matemática, interpretação de texto e facilidade de se atualizar quando o assunto são novas tecnologias.
Game tester
A carreira de game tester é principalmente indicada para as pessoas que gostam de saber quais as novidades no mundo dos jogos. Quem atua nessa área testa a produção conforme protocolos e técnicas de teste de nível e outras fontes que analisam se o jogo tem o aval técnico para ser liberado para venda. De forma simplificada, essa área envolve o controle de qualidade do jogo, e para isso é necessário que o profissional tenha conhecimento das regras, além de noção de programação e design.
Marketing
Caso você goste de jogos, mas não queira trabalhar no desenvolvimento deles, uma opção é atuar na área de marketing de jogos. Essa é a área que define as estratégias de lançamento em volta do jogo e por isso você deve entender muito bem sobre o mercado de vendas e como um jogo deve ser comercializado. Além disso, é importante ter conhecimento sobre negócios e monetização de games.
Produção executiva
Todo jogo que deseja ser lançado necessita de recursos financeiros, e quem cuida dessa parte são os profissionais da produção executiva. Assim, eles são os responsáveis por captar recursos e viabilizar o sucesso comercial do jogo que vai ser lançado. O profissional dessa área precisa ter noção de administração e de estratégias que envolvem o marketing e a venda do produto. Essa é uma área muito importante dentro do ramo de jogos eletrônicos e uma das mais disputadas.