Pular para o conteúdo
Início » Quais cargos atuar sendo nômade digital

Quais cargos atuar sendo nômade digital

  • por
nômade digital
Anúncios

O constante desenvolvimento da sociedade e da tecnologia possibilitou a criação de novas modalidades de trabalho que antes não eram viáveis. Compreender o conceito de nômade digital torna-se fundamental.

Ao longo da história, houve um vasto desenvolvimento em diversas áreas, fornecendo insumos para pensar sobre o desenvolvimento humano e social.

Com o tempo, foram criadas perspectivas importantes para a vida das pessoas, elevando-as a novos patamares de vida e interação.

Anúncios

É possível considerar o desenvolvimento tecnológico como o protagonista do trabalho e da sustentação da vida. Portanto, torna-se importante que se tenha uma visão histórica dos mecanismos.

Em todos os momentos em que as civilizações desenvolveram alguma tecnologia importante, houve mudanças radicais na organização e em outros pontos fundamentais da sociedade.

Desde o começo da evolução humana, o desenvolvimento de novas tecnologias se tornou um elemento que acompanha as perspectivas do progresso.

Por exemplo, o desenvolvimento de técnicas para interagir com o fogo permitiu a sobrevivência de muitas pessoas, protegendo-as das intempéries e possibilitando a cocção de alimentos.

Além disso, o surgimento da agricultura e da pecuária diminuiu a necessidade de uma vida nômade. A localização desses assentamentos, muitas vezes na beira de rios, foi favorecida por perspectivas geográficas e possibilidades tecnológicas.

É possível perceber que o trabalho é o motor desses desenvolvimentos e a natureza é utilizada para atender às necessidades humanas mais básicas.

É inevitável reconhecer o papel fundamental da tecnologia como agente de consolidação do mundo. Para tanto, é importante considerar algumas perspectivas que contribuem para esse processo.

O surgimento do sistema produtivo moderno, com sua base industrial e comercial, representou uma revolução nessas dinâmicas e deu sustentação para a criação de dispositivos de desenvolvimento humano.

Com o tempo, esses desenvolvimentos geraram desdobramentos que deram origem à perspectiva eletrônica de produção e consumo de entretenimento.

É chegada, então, a era da informação, com suas possibilidades de produção de aspectos comunicacionais sofisticados, o que gerou um ponto de inflexão histórica importante e contribuiu para alguns desenvolvimentos posteriores.

Foi nesse momento que a publicidade ganhou novos desdobramentos e o anúncio de serviços de busca e entrega passou a ter qualificações jamais imaginadas antes dessas dinâmicas instituídas.

Dessa forma, até mesmo empresas especializadas em limpeza garagem condomínio podem se beneficiar de profissionais de publicidade que são nômades digitais.

Mas afinal, o que é um nômade digital?

Um nômade digital é uma pessoa que utiliza a tecnologia para trabalhar remotamente enquanto viaja pelo mundo. Geralmente, são profissionais que têm habilidades específicas em áreas como:

  • Marketing digital;
  • Design gráfico;
  • Programação;
  • Escrita.

Além de diversas outras profissões que podem ser realizadas remotamente. Os nômades digitais geralmente trabalham em espaços de coworking, cafeterias, bibliotecas ou outros espaços públicos com acesso à internet.

Eles são capazes de trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet e um dispositivo conectado a ela, como um laptop ou um smartphone.

Os nômades digitais são conhecidos por terem um estilo de vida flexível e independente, que lhes permite viajar e explorar o mundo enquanto trabalham em projetos de marketing de uma clínica especializada em exame oftalmológico pam, por exemplo.

No entanto, esse estilo de vida também requer habilidades de gestão do tempo e disciplina para equilibrar o trabalho com a vida pessoal.

Com o aumento da tecnologia e a crescente demanda por flexibilidade no local de trabalho, a comunidade de nômades digitais tem crescido rapidamente nos últimos anos, permitindo que mais pessoas busquem um estilo de vida mais livre e independente.

Veja também:

Como ingressar na carreira de nômade digital

O que fazer para ingressar na área de tecnologia

O que é e como é feita a residência médica?

7 profissões que um nômade digital pode atuar

É necessário compreender quais profissões são adequadas para o estilo de vida nômade digital, considerando que elas não devem exigir encontros presenciais, já que o nomadismo envolve a moradia em diferentes lugares do mundo. 

Para facilitar a escolha de uma profissão, é fundamental que aqueles profissionais que desejam se tornar um nômade digital entendam quais profissões podem ser realizadas de qualquer lugar do mundo. Estas são:

Profissional de social media

A atividade do social media consiste em planejar, gerenciar e analisar as mídias sociais de uma marca de bateria tracionária Moura ou profissional, por exemplo.

É necessário estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado e as novidades que surgem nas redes sociais, além de possuir conhecimento sobre o público-alvo para produzir conteúdos relevantes de acordo com seus interesses e necessidades.

O social media deve possuir também uma visão estratégica e ser analítico para avaliar os resultados e identificar as ações que geram impactos positivos.

Produtores de conteúdo

O redator de conteúdo é responsável por produzir textos informativos em diversos formatos, tais como artigos, posts para redes sociais, e-mail marketing e e-books.

O objetivo desses materiais é fornecer informações relevantes para um determinado público-alvo que se interesse por tela de proteção para gatos removível, ou qualquer outro assunto, a fim de atender às suas necessidades ou resolver algum problema.

Vale ressaltar que é um mercado em crescimento, pois o marketing de conteúdo está se tornando cada vez mais popular, e praticamente todas as empresas possuem presença digital atualmente.

Para escrever artigos otimizados para mecanismos de busca, é importante ter conhecimentos em SEO. Além disso, ter habilidades na escrita é uma competência fundamental para essa profissão.

Contadores

Dentre as profissões que podem ser exercidas por nômades digitais, é possível destacar a atividade de contador, que se dedica a gerir questões financeiras, tributárias, patrimoniais e econômicas de empresas.

Esse profissional é responsável por lidar com planilhas, contas a pagar e a receber, guias de impostos e demonstrativos de resultados, entre outras funções relacionadas.

Editores de videos 

O profissional responsável pela edição de materiais brutos de gravação é encarregado de estruturar toda a sequência das cenas, eliminando falhas e cortando excessos.

É necessário ter um olhar criativo e atento, além de habilidades técnicas em softwares específicos e construção de narrativas.

O editor deve possuir um excelente olhar artístico para aprimorar a qualidade do material final para uma campanha de sistema cftv wifi, por exemplo.

Edição de podcasts

Com o aumento da demanda por conteúdos em formato de áudio, é imprescindível a presença de profissionais especializados em edição de podcasts.

O papel desse profissional é realizar a edição do áudio, cortando trechos desnecessários, reduzindo ruídos e inserindo transições para que a experiência do ouvinte seja agradável e de alta qualidade.

Consultoria

Um consultor pode oferecer serviços de forma totalmente online, independentemente de onde esteja no mundo ou do segmento em que a empresa que ele irá prestar consultoria atua, seja ela de uma fabricante de ripa de madeira fina ou até serviços digitais.

É possível realizar a prospecção, atender clientes e apresentar materiais por meio de videoconferências, o que torna a atividade acessível para nômades digitais.

Há diferentes áreas de atuação para um consultor e é importante considerar as competências e conhecimentos adquiridos ao longo da carreira para oferecer serviços de valor aos clientes.

Copywriting

O copywriter é responsável pela escrita de textos persuasivos com objetivo de conversão. Há diversas técnicas de copywriting para persuadir, como a utilização de gatilhos mentais, como senso de urgência, escassez e exclusividade.

Dessa forma, uma empresa que fornece serviços terceirizados de motoboy para entrega de documentos, por exemplo, pode contratar um copywriter para escrever campanhas que ajudem a divulgar o serviço.

Passos tomados para se tornar um nômade digital

Se um profissional atua com algo que permite exercer a profissão de forma completamente remota, pode começar a desenvolver um plano para se tornar um nômade digital.

Mas caso ainda haja dúvidas sobre como começar, alguns passos essenciais podem ser seguidos. Os principais são:

Montar um currículo e portfólio

Para os nômades digitais que escolhem oferecer serviços como freelancer, é necessário mais do que capacitação e experiência, é preciso mostrar a qualidade do trabalho aos clientes em potencial.

Por isso, é importante dedicar tempo para elaborar um currículo e portfólio atraente. Caso o profissional esteja iniciando em uma nova área, uma opção é oferecer serviços gratuitos ou de baixo custo para amigos, conhecidos ou projetos sociais para compor o portfólio.

Começar um negócio online

Se a opção escolhida pelo indivíduo é o empreendedorismo ou a criação de produtos digitais, é recomendável começar o quanto antes.

Desenvolver um negócio digital e obter uma boa renda com ele geralmente requer tempo e esforço, pois é comum trabalhar muito sem ganhar nada até que a renda comece a crescer. 

Essa alternativa não é aconselhável como o caminho prioritário para quem deseja se tornar um nômade digital a curto prazo, mas oferece mais autonomia para atuar com projetos de empresas que vendem domus ventilação ou qualquer outro tipo de produto ou serviço.

Organizar as finanças

Recomenda-se que haja uma reserva financeira para emergências ao ser um nômade digital. Há sempre imprevistos que podem ocorrer, especialmente durante as viagens.

Por exemplo, se o computador quebrar no meio de uma viagem, o profissional precisará consertá-lo ou adquirir outro para continuar trabalhando. Caso esteja constantemente no limite financeiro, pode ser difícil lidar com essas situações.

Considerações finais

Ser um nômade digital oferece muitos benefícios, desde a flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar até a oportunidade de conhecer novos lugares e culturas.

No entanto, essa forma de trabalho também apresenta desafios, como a necessidade de autodisciplina e organização para manter a produtividade e garantir a estabilidade financeira.

Em última análise, cabe a cada indivíduo decidir se o estilo de vida nômade digital é adequado para si e buscar formas de torná-lo sustentável e gratificante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *