Pular para o conteúdo
Início » Como funciona a renovação de frota de veículos para empresas?

Como funciona a renovação de frota de veículos para empresas?

  • por
Como funciona a renovação de frota de veículos para empresas
Anúncios

Saiba como esse investimento pode trazer altos lucros para o seu negócio 

Para quem já tem um negócio ou deseja começar a empreender no mercado de veículos, é importante se atentar para a importância de manter a frota de automóveis novos ou em bom estado para o público, pois esses detalhes fazem com que os clientes sejam fidelizados ou a falta desses cuidados pode acarretar a perda dessas pessoas, que poderiam utilizar os serviços disponibilizados com mais frequência. 

Mas, antes de se apressar e procurar a primeira empresa para realizar essa renovação, é necessário entender como esse processo funciona. Muitas empresas que ajudam outras nesse procedimento trabalham com licenciamento, isso significa que elas emprestam o nome da marca para outros negócios que estão comprando os serviços. 

Anúncios

Neste caso de licenciamento, é importante deixar claro para o público que a sua empresa trabalha em parceria com outras. Essa transparência evita que algumas crises aconteçam. 

Licenciamento 

Como abordado brevemente nos parágrafos acima, o licenciamento é um empréstimo, uma empresa que a sua marca compra para utilizá-la. Podemos observar isso em franquias, por exemplo, na qual a marca está cedendo o seu nome, assim como os seus produtos, para quem deseja abrir uma loja com sua marca. Muitas empresas fazem o mesmo no setor de veículos. 

Quem deseja abrir uma empresa ou quer começar a trabalhar no esquema de licenciamento, é importante deixar claro para o público que é um trabalho em conjunto com outra empresa, isso porque quando há crises como problemas na empresa que prestou o licenciamento, as pessoas vão ter mais clareza que o seu negócio não faz parte da empresa que está tendo dificuldades, mas que vocês têm apenas uma parceria. Esse tipo de conhecimento pode até evitar processos. 

A renovação 

Com a nova lei federal, em vigor desde setembro de 2022, há a implicação da retirada de veículos de grande porte ou muito pesados como caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões das empresas que não estão de acordo com as especificações exigidas pelo poder público. 

O governo deseja uma troca de veículos antigos, que são mais poluentes, por mais modernos, que automaticamente são menos poluidores e podem ajudar a criar um ambiente melhor nas cidades ou em lugares onde há grande concentração desses transportes. Para se manter dentro da lei, é possível fazer essa troca através de licenciamento ou na compra de uma frota nova. 

Nova frota  

Para quem não quer trabalhar com licenciamento, a compra de novos veículos é a melhor opção, mas também pode sair mais cara, pois no licenciamento gastos como seguro e manutenção ficam por conta da empresa que prestou o serviço, enquanto na compra de novos veículos todos esses custos ficam por conta de quem realizou a compra, ou seja, além de pagar pela frota, também precisa arcar com o seguro e manutenção.

A decisão de comprar por conta própria ou procurar uma empresa que presta licenciamento é uma decisão que deve condizer com a realidade do empresário. Por exemplo, se é um novo negócio, que não tem um grande capital investido e também não é conhecido no mercado, então o licenciamento pode ser a melhor opção, pois os gastos são menores. Agora, se é uma empresa que tem mais valor de capital e conhecimento de mercado, então a melhor opção seria a compra de veículos, pois há recursos financeiros para arcar com os gastos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *