Pular para o conteúdo
Início » 9 dicas para aumentar a produtividade no home office

9 dicas para aumentar a produtividade no home office

  • por
home office
Anúncios

Atitudes simples podem ajudar a melhorar o desempenho, mesmo estando fora do escritório

Cada vez mais o home office tem se tornado uma opção viável para quem trabalha com serviço de escritório. Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de ficar em casa, isso ficou ainda mais evidente. 

No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao trazer esse trabalho para casa. Optar por um aparelho que ofereça uma boa climatização de ambientes junto com uma cadeira ergonômica são alguns exemplos disso.

Anúncios

A boa notícia é que algumas atitudes e hábitos podem ajudar a elevar o seu desempenho no home office sem abrir mão do conforto. Confira, a seguir, as principais dicas para alcançar uma melhor produtividade nesse novo modelo de trabalho.

Como aumentar a produtividade no home office

Tenha uma cadeira ergonômica

A cadeira ergonômica é uma peça indispensável na vida de quem pretende realizar as tarefas em home office. Ela deve ser ajustável à sua altura e deve oferecer encosto para que a coluna se mantenha numa posição confortável, mas ereta. Cadeiras estilo presidencial e até os modelos gamer podem ser uma ótima opção.

Separe o material utilizado

O que você precisa para fazer o seu trabalho em casa? Provavelmente, material será computador ou notebook. Há quem precise de materiais extras, como agenda, caderno, canetas, papéis etc. Nesse caso, separe o material que vai ser utilizado antes de iniciar o seu serviço, de modo a facilitar a sua organização.

Mantenha apenas o necessário sobre a mesa

Um erro muito comum na rotina de quem trabalha com serviço de escritório é entulhar a mesa de trabalho com diversos objetos. Mesmo que você opte por trabalhar em casa, a regra é a mesma: mantenha apenas o necessário sobre a mesa e organize tudo para não desviar sua atenção com a bagunça.

Garanta uma boa climatização do ambiente

Sendo o Brasil um país tropical, algo em que vale a pena investir é um aparelho que mantenha o conforto climático dentro do espaço onde se pretende trabalhar, como um ar condicionado ou climatizador de ambiente. Assim, você garante mais equilíbrio térmico, independentemente do calor que esteja fazendo do lado de fora.

Saiba separar o trabalho da rotina de casa

Trabalhar em casa nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige disciplina, organização e, caso conviva com outras pessoas, colaboração mútua. A dica aqui é usar o tempo a seu favor, determinando o horário de cada atividade e evitando misturar o que faz parte da rotina da casa com o que faz parte do trabalho.

Faça pequenos intervalos

Evitar distrações é realmente necessário quando estamos trabalhando, mas isso não significa que você deve ficar horas a fio sentado — em alguns casos, isso pode até diminuir seu rendimento. Então, o ideal é fazer pequenos intervalos de tempos em tempos, seja para tomar um café, seja para dar uma alongada no corpo.

Tenha uma boa alimentação

A regra da alimentação saudável é algo um tanto quanto básico, pois melhora diversos aspectos da vida de um ser humano, e com o trabalho não poderia ser diferente. Ao se alimentar bem, seu organismo funciona melhor e fica mais forte contra doenças, o que vai afetar positivamente o seu desempenho no trabalho.

Pratique atividade física diariamente

O mesmo vale para a prática diária de atividade física. Pode ser uma caminhada, corrida, natação, dança, musculação ou pilates, o importante é que o corpo esteja em movimento. Consequentemente, você terá mais disposição e energia para o seu dia a dia.

Tenha momentos de lazer

Por último, mas não menos importante, é preciso ter momentos de lazer — algo que, às vezes, acaba sendo negligenciado por conta do excesso de trabalho. Portanto, tire um tempo para descansar e se divertir um pouco, seja indo ao cinema ou ao parque, lendo um livro ou escutando um álbum da sua banda predileta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *