Pular para o conteúdo
Início » O que fazer para se destacar no mercado de trabalho?

O que fazer para se destacar no mercado de trabalho?

  • por
trabalho
Anúncios

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, afinal as empresas estão mais exigentes em relação ao perfil dos profissionais que desejam contratar, da mesma forma, as pessoas estão se especializando cada vez mais.

No meio de tanta coisa acontecendo, é fundamental saber o que fazer para se destacar em meio aos concorrentes e conquistar aquela vaga tão esperada.

Desde que a internet surgiu, passou a mudar muitas coisas no mercado de trabalho e uma delas é a forma como as pessoas procuram e encontram emprego. Tudo passou a ser digital, desde a entrega do currículo até o processo de recrutamento e seleção.

Anúncios

Com a chegada do home office para ficar, essas mudanças são ainda mais evidentes, por isso, as pessoas precisam se acostumar com os novos formatos e possibilidades para se destacar e alcançar seus propósitos.

Em muitas situações, sair de casa para entregar currículo como se fazia antigamente é uma perda de tempo, o que torna a internet um elemento fundamental na busca por emprego.

Este artigo traz algumas dicas para encontrar vagas de emprego compatíveis com o perfil, como montar um bom currículo para o mercado de trabalho e qual é a importância da internet na hora de encontrar uma vaga.

Como encontrar vagas compatíveis com o perfil?

Gostar do que se faz é muito importante para que uma pessoa tenha sucesso em sua carreira e encontre boas oportunidades de trabalho. Além de considerar as próprias habilidades, o profissional também precisa saber qual é seu perfil.

É assim que ele vai encontrar uma organização compatível com seus ideais e propósitos e exercer tarefas que não vão se tornar um martírio ao longo do tempo.

Só que muita gente simplesmente não imagina o que fazer para encontrar vagas compatíveis com seu perfil, mas existem algumas estratégias que ajudam a fazer isso. São elas:

Seguir empresas

Nas redes sociais, empresas dos mais variados tipos, como um fabricante de luva lr 32, estão presentes para divulgar sua marca, produtos e serviços, mas vale a pena segui-las para encontrar uma oportunidade de trabalho.

São negócios de todos os tipos que possuem um perfil inclusive no LinkedIn, e os profissionais podem acompanhar suas páginas para encontrar uma vaga de seu interesse.

Elas costumam compartilhar as oportunidades no feed de notícias, trazendo algumas informações sobre a vaga e de que maneira o usuário pode se candidatar. Com base nisso, a pessoa pode seguir o perfil das empresas com as quais deseja trabalhar.

Filtrar vagas remotas

O LinkedIn permite que os usuários encontrem vagas específicas para trabalho remoto, um recurso muito útil para localizar vagas em diferentes cidades e aumentar as oportunidades.

Supondo que uma pessoa queira uma oportunidade em um fabricante de filtro de linha industrial, basta acessar a opção “vagas” e fazer uma pesquisa como desejar.

Depois que os resultados aparecerem na tela, basta clicar em “pesquisar localidade” e logo em seguida a opção “trabalho remoto”.

Configurar alerta de vagas

O LinkedIn pode enviar alertas quando uma vaga do interesse do usuário for anunciada na plataforma fazendo recomendações com base nas preferências de atuação profissional informadas por ele.

É possível ativar os alertas que são enviados por e-mail e notificações no aplicativo, podendo ser diário ou semanal.

Para criar esse alerta, o usuário deve pesquisar uma oportunidade de trabalho e ativar a chave “alerta de vagas” que ele será criado com as configurações da pesquisa que acabou de ser realizada.

Também é possível acessar a opção “alerta de vagas” e digitar a frequência das notificações ou até mesmo para desativar o lembrete.

Veja também:

TRABALHO INDUSTRIAL: O QUE FAZER PARA TRABALHAR NA ÁREA

6 DICAS PARA VOCÊ QUE PROCURA EMPREGO

POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR EM CURSOS?

Como montar um bom currículo?

Para montar um bom currículo, é fundamental saber inserir as informações necessárias no documento.

Ele reúne todas as informações do candidato, como escolaridade, cursos que realizou e até mesmo se está em processo para tirar cnh b, caso isso seja do interesse da vaga.

Só que muitas pessoas têm dúvidas na hora de elaborar o próprio currículo, por isso, acabam cometendo alguns erros ou se esquecendo de informações importantes.

O documento precisa ter os dados e informações pessoais do candidato, e é muito importante inseri-las com atenção para que o recrutador possa entrar em contato. As informações mais importantes são:

  • Nome;
  • Idade;
  • Endereço;
  • Telefone.

É muito importante atualizar essas informações, uma vez que o recrutador vai entrar em contato por meio deles, portanto, precisam estar corretos.

Depois das informações pessoais, chegou o momento de inserir a formação acadêmica, colocando data de início e fim. Caso o curso esteja em andamento, é necessário adicionar o turno para ajudar a identificar os horários.

Logo abaixo estão as experiências profissionais. No caso de pessoas experientes, é necessário colocar o nome da empresa, tempo de trabalho, cargo e uma descrição das atividades realizadas.

Se uma pessoa trabalhou em um fabricante de cabo de energia notebook acer recentemente, deve colocá-la por último.

Quem tem muitas experiências profissionais deve selecionar aquelas que fazem sentido para o cargo pretendido, evitando que o recrutador fique perdido no meio de muitas informações.

Depois é interessante falar um pouco sobre os idiomas que domina, inserindo o grau de influência. Lembrando que não se deve aumentar o nível de conhecimento sobre um idioma porque isso pode ser testado durante a entrevista.

Existem outras informações, como eventos, palestras, workshops e projetos que devem ser inseridos em uma seção específica do currículo, desde que tenham registro ou algum tipo de certificado.

Se alguém estiver tentando uma colocação em um fabricante de prensa cabo bipartido, é preciso inserir no currículo apenas os cursos que são interessantes para a organização.

Importância da internet na hora de procurar emprego

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao modo como as pessoas trabalham e à maneira como as companhias geram empregos.

Diante de tantas mudanças, a internet é uma ferramenta fundamental para auxiliar as pessoas na hora de encontrarem uma oportunidade.

Um dos fatores que contribuem para isso é a necessidade de atualizações constantes, pois muito mais do que informação, competência e experiência, manter-se atualizado é um grande diferencial para estar ativo.

Para muitas pessoas pagar um curso não é uma boa alternativa, e na internet é possível obter muito conhecimento gratuitamente. Existem, inclusive, plataformas de cursos, treinamentos e tutoriais online.

A internet é muito abrangente e construir tudo isso dá muito trabalho e envolve muitas pessoas, como web designer, produtores de conteúdo, redatores, fotógrafos, programadores, entre outros.

Um fornecedor de pedra construção, por exemplo, precisa de um bom produtor de conteúdo para que possa se comunicar com sua audiência.

Assim sendo, o que se vê é que existe uma grande quantidade de pessoas e profissionais importantes para manter a internet funcionando, e novos postos de trabalho surgem por conta disso.

Outro fato que evidencia a importância da internet para conquistar uma vaga é o fato de que existem muitos cursos pela internet, como especializações, pós-graduação, a própria graduação, extensões, entre outros.

As pessoas podem fazer esses cursos sem sair de casa, no momento mais oportuno, sem precisar de toda aquela correria de sair de casa para frequentar as aulas.

Outra coisa que mostra a relevância da web na vida dos profissionais hoje em dia é que o gestor de um fabricante de piano branco de cauda pode trocar ideias com outros profissionais e aprender com as experiências de outras pessoas.

A internet também é importante no mercado de trabalho porque as pessoas podem conversar com indivíduos de outras áreas de atuação, inclusive, o LinkedIn surgiu justamente com o propósito de aumentar o networking.

Além dessa rede social, as pessoas podem participar de outros sites, comunidades, fóruns e blogs específicos para suas profissões.

Por fim, é um erro não mencionar o trabalho a distância, que com a popularização da internet se tornou muito mais fácil por conta da velocidade na troca de informações.

Empresas dos mais variados segmentos, como um fabricante de mangueira corrugada 100mm, adotaram essa modalidade de trabalho principalmente a partir de 2020, e muitas perceberam as vantagens do trabalho remoto.

O conceito ainda estava engatinhando no Brasil, mas acabou sendo aplicado rapidamente por conta das necessidades da época, mas tudo isso mostrou que ele veio para ficar.

Assim sendo, além de arrumar emprego pela internet, as pessoas também podem trabalhar em qualquer lugar do mundo, graças à conexão proporcionada pela internet.

Considerações finais

O mercado de trabalho passou por constantes mudanças nos últimos anos e vai continuar se modificando porque precisa acompanhar as tendências e evoluções que acontecem na sociedade.

Com a tecnologia e a internet, os profissionais terão novas maneiras de encontrar oportunidades e de exercerem seu trabalho no dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *