Pular para o conteúdo
Início » 6 dicas para você que procura emprego

6 dicas para você que procura emprego

  • por
Procurar emprego
Anúncios

Procurar emprego é algo que, em algum momento, praticamente todas as pessoas vão precisar fazer, afinal, trabalhar é essencial para se sustentar, crescer como pessoa e conquistar a independência financeira.

Em cada fase da vida, as dificuldades podem ser diferentes. Por exemplo, um jovem que está procurando seu primeiro emprego e não possui nenhuma experiência, terá mais dificuldades do que um profissional que já tem uma carreira sólida.

Mas mesmo diante de um cenário cada vez mais complexo e concorrido, existem oportunidades para todos. Além disso, embora a entrevista dependa mais da organização do que do profissional, ele também precisa fazer sua parte.

Anúncios

Quando finalmente é convidado para uma entrevista de emprego, o candidato precisa saber se comportar e o que fazer para conquistar a confiança e chamar a atenção do recrutador.

São atitudes, comportamentos e maneiras de se apresentar que fazem toda a diferença, inclusive quando o recrutamento é totalmente online. Para quem não tem muita experiência sobre o assunto, este artigo traz alguns esclarecimentos.

O conteúdo vai mostrar como se comportar em uma entrevista de emprego, como montar um currículo atrativo e qual é a importância do recrutamento online nos dias de hoje.

Como se portar em uma entrevista

Ao fazer uma entrevista de emprego, é normal que algumas pessoas se sintam nervosas e ansiosas, mas é fundamental saber controlar esses sentimentos e prestar atenção ao comportamento. Algumas dicas são:

1. Ser pontual

Ser pontual é fundamental para causar uma primeira impressão positiva no recrutador, afinal, chegar atrasado à entrevista é um indício de que o profissional não é muito comprometido com horários.

No entanto, os imprevistos acontecem, por isso, se uma pessoa está indo para uma entrevista em uma clínica de estética para homens e aconteceu alguma coisa que vai atrapalhar, é necessário avisar com o máximo de antecedência.

Isso mostra respeito com o recrutador e o candidato terá uma nova chance de ser entrevistado e conquistar a vaga.

2. Vestir-se bem

Ir para uma entrevista de emprego exige uma vestimenta adequada e ela é bem diferente das roupas usadas para ir a uma balada ou a um barzinho com os amigos.

O ideal é ir vestido de acordo com o dress code da empresa para mostrar ao recrutador que o candidato tem o perfil ideal para trabalhar.

Para os homens, a melhor opção é calça e camisa social, para as mulheres, saia na altura dos joelhos, blusas sociais e sapatos discretos. As roupas precisam estar limpas e é recomendável evitar perfumes muito fortes.

3. Saber falar de si

O candidato vai precisar apresentar para o recrutador exemplos de como trabalha, como já resolveu determinado problema, os resultados que alcançou, entre outras informações importantes.

Para um fabricante de lixeira de rua inox, é uma forma de conhecer o comportamento profissional do candidato. A companhia pode perguntar sobre as paixões e motivações da pessoa para saber o que a faz seguir em frente.

O candidato pode falar sobre suas paixões e de que maneira elas influenciam positivamente em seu trabalho. Mas é importante dizer que mesmo que a entrevista tenha um clima descontraído, não se deve falar demais.

Quem fala muito sobre si mesmo durante o recrutamento acaba se expondo, prejudica o foco do momento, cria uma imagem de egocentrismo e causa uma impressão ruim. É algo que precisa ser feito de maneira dosada para não ser prejudicial.

4. Monitorar a linguagem corporal

O corpo também se comunica e existem até livros sobre o assunto. É muito importante estar atento porque a linguagem corporal fala muito sobre o indivíduo.

Por exemplo, aquela pessoa que permanece de braços cruzados pode mostrar que tem algum receio, da mesma forma, ficar muito inquieto, mexendo nas mãos ou nos cabelos, demonstra insegurança.

Quando a pessoa estiver conversando com o recrutador de um fabricante de rolamento fazer 250 original, deve manter a postura ereta, fazer contato visual, cumprimentar com um sorriso e não cruzar os braços.

5. Fazer perguntas relevantes

Durante as entrevistas de emprego, é normal que os recrutadores abram espaço para que os candidatos perguntem alguma coisa que que irão esclarecer.

É muito importante demonstrar interesse, mas por meio de perguntas relevantes e bem construídas. Algumas pessoas tentam fazer isso, mas acabam perguntando coisas sem relevância, o que só prejudica a imagem do candidato.

6. Demonstrar interesse

Outra coisa muito importante para se destacar em uma entrevista é demonstrar interesse pela empresa e ter todas as informações importantes sobre o cargo em mente.

Antes da data marcada com o recrutador, é interessante acessar o site da organização para conhecer um pouco mais sobre ela, seus produtos e serviços para chegar ao local ciente do que eles fazem.

Se uma pessoa vai passar pelo processo seletivo de um fabricante de cercadinho de PVC para bebê, vale a pena procurar o perfil nas redes sociais e pesquisar todas as informações que podem agregar algo de positivo durante a entrevista.

Veja também:

POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR EM CURSOS?

MERCADO DE TRABALHO: SEGMENTOS QUE ESTÃO ENTRE OS MELHORES PARA SE TRABALHAR

MERCADO DE TRABALHO PEDE LÍDERES MAIS SENSÍVEIS E HUMANOS, ENTENDA

Dicas para montar um currículo

O candidato só será convidado para a entrevista se seu currículo for suficientemente bom. Contudo, isso não está relacionado apenas às experiências profissionais, mas também ao modo como o documento é organizado.

A primeira coisa a ser colocada são as informações pessoais sobre o candidato, e dentre as mais importantes estão:

  • Nome;
  • Telefone;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • E-mail.

Depois de colocar esses elementos, o profissional deve inserir seus objetivos, esclarecendo o que o motiva a se candidatar a determinada vaga e as qualidades que indicam que se encaixa bem à determinada vaga.

Depois, uma companhia de assistencia tecnica electrolux refrigerador vai se interessar em saber sobre a experiência profissional do candidato.

Assim sendo, outra seção fundamental dentro do currículo são as experiências profissionais do indivíduo, incluindo trabalhos temporários, voluntários e estágios.

É necessário indicar a data, ou seja, o período em que a pessoa trabalhou no local, qual foi sua função e em qual empresa.

Lembrando que somente experiências de trabalho relevantes devem ser inseridas no currículo e que tenham a ver com a vaga.

Depois de inserir as experiências, finalmente o candidato pode falar um pouco sobre sua escolaridade. A formação acadêmica deve ser descrita em ordem cronológica inversa, colocando primeiro os mais recentes e retrocedendo.

Para uma pessoa que acabou de se formar na faculdade, mas ainda não tem nenhuma experiência profissional, essa seção do currículo é ainda mais importante, por isso precisa ser extremamente bem organizada.

Além da formação acadêmica, vale a pena inserir outros cursos, como cursos de idioma, sempre inserindo período de estudos e a instituição de ensino.

Por fim, um fabricante de caixa maleta personalizada também pode se interessar por outras informações dos candidatos no currículo, como seu objetivo profissional, trabalhos voluntários, interesses pessoais, idiomas, publicações, entre outros.

Inserir todas essas informações vai permitir que o profissional tenha um documento completo e que vai chamar a atenção dos recrutadores, trazendo a oportunidade de uma entrevista pessoal.

Mas, hoje em dia, por causa da internet e da revolução tecnológica, nem todas as entrevistas são pessoais, e muitas empresas começaram a fazer o recrutamento online.

Importância do recrutamento online

O recrutamento online tornou-se uma ferramenta relevante e muito usada pelas empresas. Trata-se de um novo formato que serve para recrutar pessoas e que tem aumentado significativamente nos últimos anos.

Para um fabricante de equipamento de telemetria veicular, é uma forma de melhorar continuamente seu banco de talentos. A divulgação da vaga é feita em sites e aplicativos especializados e se encarrega de receber os currículos.

Depois, é feita uma triagem dos candidatos para visualizar as vagas disponíveis e mais concorridas pelos candidatos. Um dos maiores benefícios do recrutamento online é a possibilidade de romper fronteiras e encontrar candidatos de outras regiões.

Isso vale muito a pena quando a entidade disponibiliza uma vaga home office e pode contratar pessoas de qualquer lugar do país. Consequentemente, o recrutador poderá falar com uma quantidade maior de candidatos e encontrar exatamente o que procura.

Por fim, o recrutamento online também é importante para que um fabricante de vaporizador cabelo profissional possa manter o banco de currículos sempre atualizado.

Isso é possível por meio de uma ferramenta otimizada em que o candidato atualiza seu cadastro, sempre que for necessário.

Considerações finais

Conquistar uma vaga de emprego é um momento muito importante na vida de qualquer profissional, afinal, ele vai trabalhar, aumentar sua experiência no mercado, conhecer pessoas diferentes e expandir os próprios horizontes.

Entretanto, para chegar lá, é muito importante saber se preparar com um bom currículo e se portar adequadamente durante a entrevista, mesmo que o recrutamento seja online. Assim, fica mais fácil conquistar o recrutador e pegar a vaga.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *