Pular para o conteúdo
Início » Por que você deve investir em cursos?

Por que você deve investir em cursos?

  • por
cursos
Anúncios

O investimento em cursos profissionalizantes é algo extremamente bem visto em muitas áreas do mercado de trabalho.

Isso porque eles são capazes de preparar o profissional para ser mais eficiente em uma área específica que vai desde a de saúde e estética, até a de gastronomia e tecnologia.

Essa opção é uma ótima escolha para jovens que estão atrás de qualificação para ingressar no mercado de trabalho e ter boas oportunidades mesmo sem experiência.

Anúncios

Os jovens atualmente anseiam cada dia mais cedo por arrumarem um emprego ou uma maneira de terem seu próprio dinheiro para pagarem por piercing de pressão umbigo entre outras coisas.

E sem dúvidas os cursos profissionalizantes são uma forma desses jovens conseguirem uma colocação em áreas que podem interessá-los.

Na leitura a seguir será possível entender a importância de ter cursos profissionalizantes no currículo, os benefícios de fazer cursos e os tipos de cursos para fazer e turbinar o currículo.

Porque é importante ter cursos no currículo?

Todo mundo sabe da grande importância que um currículo completo tem para o mercado de trabalho, e contar com cursos profissionalizantes nele pode ser um grande diferencial.

Eles são importantes pois levam capacitação para aquelas pessoas que estão atrás de uma colocação no mercado e se esforçam para aperfeiçoar técnicas e o conhecimento na área de venda de chocadeira de ovo industrial, por exemplo. 

A maioria desses cursos podem ser concluídos em muito pouco tempo e são capazes de preparar uma pessoa rapidamente para o mercado de trabalho.

Além disso, os cursos ajudam a dar um destaque no currículo e proporcionam às pessoas a oportunidade de atuarem em uma área de interesse antes até de estarem na faculdade.

Para o mercado de trabalho esses cursos também são importantes, isso porque qualificam profissionais que ajudam a suprir demandas em áreas mais específicas.

Mas os cursos profissionalizantes também podem ser uma escolha de quem deseja trabalhar por conta própria e se tornar um empreendedor, ou seja, abrir sua própria empresa que vende rádio comunicador digital, por exemplo. 

Veja também:

MERCADO DE TRABALHO: SEGMENTOS QUE ESTÃO ENTRE OS MELHORES PARA SE TRABALHAR

MERCADO DE TRABALHO PEDE LÍDERES MAIS SENSÍVEIS E HUMANOS, ENTENDA

ALMOXARIFE: O QUE FAZ? FUNÇÕES? SALÁRIO?

Quais os 5 principais benefícios de fazer cursos?

Os cursos profissionalizantes podem ser a melhor opção para uma pessoa conseguir conquistar uma vaga de emprego vantajosa que tanto sonha.

Isso porque além de ajudar o profissional a ter mais qualificações pode levar mais uma série de benefícios, os cinco mais comuns são:

  1. Ajuda a entrar no mercado de trabalho

Um curso profissionalizante permite que qualquer pessoa engajada saia na frente dos concorrentes por contar com um currículo mais completo.

Os cursos levam a um contato mais profundo na área estudada, e no decorrer dele é possível conhecer pessoas e criar contatos que podem ser indicações no futuro.

  1. É possível investir com pouco

Um curso profissionalizante de qualidade dificilmente vai custar muito caro se comparado com as graduações tradicionais, por isso chegam a ser até 50% mais baratos que faculdades como as de:

  • Enfermagem;
  • Estética;
  • Gestão de pessoas;
  • Tecnóloga da Informação.

Por isso, com pouco investimento uma pessoa pode ter um ótimo retorno que seja mais rápido e que leve mais vantagens para o momento atual da sua carreira.

  1. Permite o desenvolvimento de novas habilidades

Empresas como as que fazem calçada com paver estão cada dia mais buscando profissionais habilidosos para estarem no negócio.

Um curso ajuda no desenvolvimento das competências necessárias para isso, pois novas habilidades podem ser adquiridas facilitando a realização de tarefas essenciais.

  1. Leva mais oportunidades profissionais

As empresas sempre vão valorizar uma pessoa que constantemente vai atrás de novos conhecimentos, que se capacita e demonstra que deseja aprender.

Quem se forma em cursos profissionalizantes tem uma facilidade muito maior em chamar a atenção de uma empresa que fabrica câmera de rua do que uma pessoa que não tem.

O que mostra que ter um diferencial nos dias de hoje é algo fundamental e leva muito mais oportunidades para as pessoas, independentemente do segmento em que elas desejem atuar.

  1. O profissional entra rapidamente na área de escolha

Em cursos profissionalizantes é possível ter acesso direto às ações e serão realizadas quando o profissional estiver praticando a profissão dentro de uma empresa.

Ou seja, as aulas realmente preparam essa pessoa para exercer a profissão que ele busca não somente no campo teórico mas também na prática.

Com isso, todo mundo já pode ter uma ideia de como lidar com a função no futuro e se ela realmente é o que o profissional estava esperando.

Quais tipos de cursos melhoram o currículo?

Muitas pessoas atualmente buscam cursos voltados para as áreas tecnológicas do mercado de trabalho, pois como todos sabem, a tecnologia é o futuro.

Mas além dos cursos tecnológicos é possível se aprimorar em outras áreas que são tão promissoras e farão parte do futuro de qualquer maneira.

A seguir é possível conhecer alguns cursos que ajudam a melhorar o currículo de qualquer profissional e torná-lo mais atual e interessante para os recrutadores:

Cursos de idiomas

Novos idiomas sempre serão bem vindos em currículos, seja para quem procura trabalhar em uma clínica de reabilitação de alcoólatras ou qualquer outro lugar.

Idiomas diferentes ajudam a abrir portas para todas as áreas desejadas, e o inglês é uma das línguas mais pedidas nas empresas.

Portanto, quem deseja aprender um novo idioma ou precisa melhorar no inglês, um curso profissionalizante pode ser a melhor escolha.

Para quem já fala inglês avançado ou fluente, o indicado é de aprimorar em outras línguas como o espanhol, que é o segundo idioma mais conhecido e estudado do mundo.

Além do espanhol, é possível buscar aprender alemão, idioma muito valorizado em grandes empresas que têm algum tipo de contato com empresas de outros países.

Existem várias opções de aprendizado para quem deseja aprender uma nova língua, além dos cursos é possível baixar aplicativos que ajudam até mesmo na pronúncia correta das palavras.

Cursos de gestão de pessoal

Os cursos de gestão de pessoal muitas vezes são gratuitos, podem ser online e a sua duração pode variar de acordo com o aprofundamento desejado na área.

Geralmente ele se divide em módulos e tem o objetivo de mostrar para as pessoas como a gestão de pessoal é importante.

Além disso, permite que o estudante identifique ferramentas e crie estratégias que ajudem na gestão, na atração, no desenvolvimento e até mesmo na retenção de novos talentos para uma equipe.

Ao fim do curso de fotografia de ensaio família externo, o novo profissional recebe um certificado 100% verificado com autenticação real e na maioria das vezes gratuito.

Cursos de excel

Muitas áreas do mercado de trabalho pedem que seus candidatos e profissionais tenham um conhecimento mínimo em excel.

Em sites de vagas de empresas, por exemplo, ter excel no currículo é um requisito obrigatório ou um grande diferencial, por isso um curso nessa área pode ajudar muito o currículo.

Para quem já tem um conhecimento básico sobre o assunto é interessante participar de cursos de excel avançado que podem ser encontrados em vários lugares.

Em 60 horas uma pessoa pode aprender mais sobre tabela dinâmica, gráficos dinâmicos, ferramentas de analisar dados, filtro avançado, validação de dados e muitos outros tópicos interessantes. 

É possível encontrar cursos gratuitos e pagos, e o valor sempre dependerá da instituição de ensino escolhida pela pessoa.

Cursos de segurança em TI

Os cursos relacionados à segurança da tecnologia da informação costumam ter uma rápida duração e ajudam uma pessoa a se introduzir nesse novo mundo.

Os avanços tecnológicos levam empresas como as de serviços terceirizados a estarem cada dia mais preocupadas com a segurança de suas informações e das informações dos clientes.

Portanto, o mercado de trabalho da área TI vem crescendo cada dia mais todos os anos, levando a necessidade de profissionais que sejam muito bem qualificados.

O curso permite conhecer os maiores aspectos em relação à segurança tecnológica das informações e as melhores práticas para lidar com os riscos e as ameaças virtuais que podem surgir.

Cursos de comunicação escrita

A escrita correta ajuda a aumentar as chances em diversos processos seletivos ou as de conseguir novas promoções na empresa em que o profissional já trabalha.

A comunicação escrita é um curso online com poucas horas de duração que permite rever regras essenciais entre relação à gramática e ensina a redigir textos mais claros, coesos, coerentes e objetivos.

Considerações finais

Há muitos anos, os cursos profissionalizantes são vistos como uma maneira de melhorar currículos e levar um diferencial competitivo para o profissional.

As empresas veem isso com bons olhos, pois tudo o que elas buscam são profissionais capacitados que estão sempre buscando aprender mais a cada dia.

Portanto, adicionar cursos profissionalizantes ao currículo é fundamental para que se conheça melhor o trabalho que se deseja fazer e para ter mais autonomia na hora de escolher os caminhos a seguir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *