Pular para o conteúdo
Início » Voltou ao escritório? Veja dicas para retomar a rotina

Voltou ao escritório? Veja dicas para retomar a rotina

  • por
rotina
Anúncios

Voltar a trabalhar presencialmente exige que você aplique algumas práticas simples que facilitam a adaptação à nova rotina

Com a pandemia chegando ao fim, muitas empresas estão voltando a trabalhar presencialmente. Nesse cenário, os funcionários que já estavam acostumados com o conforto de trabalhar em casa, precisam se adaptar novamente ao trabalho presencial.

Para isso, é fundamental não se deixar levar por pensamentos negativos e focar na parte boa do processo. Uma forma de ficar animado é comprando algo legal para usar no dia a dia, como um novo sapato ou até mochilas femininas confortáveis!

Anúncios

Mas, além disso, existe uma série de práticas que você pode desenvolver para retomar a antiga rotina de forma tranquila e equilibrada. Essas práticas você confere no decorrer deste artigo!

Faça a volta de forma gradativa

Voltar ao presencial de imediato e ir todos os dias da semana trabalhar na empresa não é a forma mais interessante de voltar ao normal. Esse processo pode fazer com que a sua adaptação seja mais demorada e acabe prejudicando o seu desempenho no trabalho.

Sendo assim, se possível, faça essa volta aos poucos. Hoje, muitas empresas têm adotado o modelo híbrido de trabalho, onde seus funcionários trabalham alguns dias da semana em casa.

Ao fazer isso, eles conseguem ir se adaptando ao novo normal aos poucos e tem tempo para reajustar a rotina com calma. Sendo assim, é interessante que você ofereça essa proposta ao seu chefe e mostre os benefícios de voltar a empresa aos poucos em um primeiro momento.

Busque acordar mais cedo

No home office muitas pessoas se acostumaram a dormir até mais tarde e acordar alguns minutos antes de começar a sua jornada de trabalho. Isso fez com que sua rotina de sono se modificasse bastante nos últimos anos.

Por isso, na hora de voltar ao presencial, uma prática interessante é começar a ajustar essa rotina de forma que permita o seu descanso completo antes de iniciar a jornada de trabalho.

Além disso, essa prática também se torna necessária porque com a volta ao presencial é preciso considerar o tempo que você passa no transporte até o trabalho.

E mesmo que você atue no modelo híbrido, ainda assim é interessante manter a rotina de sono e acordar no mesmo horário que você acordaria ao ir trabalhar presencial. Isso ajuda o seu corpo a se acostumar com essa rotina e assim melhorar a qualidade do seu descanso.

Planeje seu dia

A nova rotina de trabalho pode ser um pouco confusa nos primeiros dias. Por isso, uma boa prática a se fazer é planejar o seu dia. Ao fazer isso, você não se sente tão perdido e já tem uma orientação pronta para seguir e assim garantir que conseguirá manter um bom desempenho no trabalho na volta ao presencial.

Para isso, é recomendado que você faça o planejamento sempre um dia antes, para que assim quando você começar a trabalhar já saiba o que precisa fazer.

Faça pausas durante o trabalho

Na busca pela produtividade, muitas pessoas podem lotar sua agenda com trabalhos e se manter ocupados por um bom tempo para mostrar um alto desempenho na empresa. No entanto, para manter níveis saudáveis de produtividade, é preciso que você faça pausas ao longo do dia.

Essas pausas ajudam você a renovar as suas energias e voltar ao trabalho com mais foco e novas ideias para lidar com as suas demandas diárias. Sendo assim, ao voltar para o presencial, considere as pausas que você pode fazer durante o dia para garantir um bom nível de produtividade.

Tente socializar mais

Por fim, com a volta ao trabalho presencial, você também precisará se acostumar a socializar ainda mais com o pessoal do trabalho. No home office, a maioria das socializações eram feitas via chat, e-mails ou videoconferências. Mas, provavelmente, a maioria delas era sempre para falar sobre alguma tarefa ou demanda feita em conjunto no trabalho.

Na volta ao presencial, é interessante que você tente retomar um contato mais pessoal com os seus colegas a fim de fortalecer o seu networking. Além disso, a socialização ajuda a tornar a volta mais positiva e alegre. Para isso você pode apostar em idas a cafés ou até fazer almoços em conjunto para socializar mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *