Pular para o conteúdo
Início » Primeiro Emprego: Veja as melhores formas de conseguir uma oportunidade

Primeiro Emprego: Veja as melhores formas de conseguir uma oportunidade

  • por
primeiro emprego
Anúncios

Conseguir o primeiro emprego, sem experiência profissional, é uma grande dificuldade. Quando você corre atrás das oportunidades, os entrevistadores dizem que você precisa de experiência. Mas como conseguir sem o primeiro trabalho?

Acontece que isso é possível sim. Há mais de uma oportunidade de primeiro emprego para os jovens, que permite que adquira a experiência tão exigida. Isso vai desde trabalhos freelance até o programa Jovem Aprendiz.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e aproveite para conhecer algumas dicas para conseguir o primeiro emprego!

Primeiro emprego: 5 dicas para conseguir o primeiro emprego

Anúncios

“Apesar das dificuldades, o primeiro emprego para quem nunca trabalhou ainda é uma forte possibilidade.”

No mercado de trabalho, de fato, há vagas onde a experiência profissional é imprescindível. Porém, isso não significa que todas as vagas exigem isso, havendo então empregos para quem nunca trabalhou.

Acontece que muitas empresas preferem contratar jovens sem experiência, de forma a moldá-los na cultura da empresa. Outras ganham benefícios federais com isso, como é o caso no Jovem Aprendiz.

Por isso, confira aqui algumas dicas para conseguir o primeiro emprego!

1. Busque o programa Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro trabalho. Ele é um programa federal criado com base na Lei da Aprendizagem, que possibilita aos jovens entre 14 e 24 anos o primeiro emprego.

Para participar, o jovem deve entrar num Programa de Aprendizagem, onde vai receber ensino teórico. A instituição que controla o programa coloca o jovem em contato com os seus principais parceiros, onde vai receber ensino prático.

O trabalho como jovem aprendiz apresenta carga horária reduzida, mas o aprendiz conta com os mesmos direitos de um assalariado tradicional. Ao final do contrato de trabalho, de até 2 anos, o jovem pode ser efetivado na empresa.

2. Consiga a sua graduação

Apesar de muitos dizerem que não importa, a graduação num curso superior ainda vale muito no mercado de trabalho. Na verdade, o diploma de curso superior é quase obrigatório em muitas áreas.

Por isso, é importante investir em qualificação, não tendo apenas a graduação, mas também palestras e disciplinas/atividades extracurriculares. Além dos cursos presenciais, você também pode contar com os cursos online ou híbridos.

3. Participe de projetos da faculdade e afins

Para começar a ter experiência profissional, você deve começar em projetos onde não ganha financeiramente. Apesar de não ter lucro, isso é experiência e vai contar nas suas entrevistas de emprego.

Por isso, participe de trabalhos voluntários, projetos da faculdade e até mesmo projetos pessoais. Com isso, você adquire experiência profissional relevante.

4. Vá atrás de programas de trainee

Os programas de trainee são ótimas opções, pois apresentam ações de desenvolvimento, como treinamentos e job rotation. Porém, são bastante disputados pelos seus salários e oportunidades de aprendizado.

5. Comece um trabalho freelance

Se você quer experiência e também ganhar dinheiro, o trabalho freelance é uma ótima opção. Você pode buscar por esse tipo de trabalho em plataformas digitais como o Workana e o 99Freelas.

Também pode buscar por trabalhos freelance na empresa em que tem interesse. Se mostrar o perfil ideal que eles buscam, há uma grande chance de você ser efetivado.

Veja também:

https://zbvagas.com.br/profissoes/quanto-ganha-um-avaliador-de-imoveis-da-caixa-em-2023/

https://zbvagas.com.br/emprego/cuidador-e-auxiliar-de-enfermagem/

https://zbvagas.com.br/emprego/auxiliar-de-producao-e-operador-de-empilhadeira/

Primeiro emprego para jovens é possível?

Sim, o primeiro emprego para os jovens é possível. Porém, não basta apenas buscar as principais formas de ingresso no mercado de trabalho – é também necessário se mostrar atraente para os empregadores. Algumas dicas são:

  • Mostrar que é responsável e comprometido já na entrevista de emprego
  • Buscar empresas que valorizam as competências que colocou no currículo
  • Investir em diferentes qualificações, que devem ser adequadas para as vagas de emprego que busca
  • Fazer um bom netwoking, de forma a construir contatos que vão te indicar para trabalhos

Com essas dicas, fica mais fácil de conseguir o primeiro emprego, independente da forma que adotar para conseguir isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *