Pular para o conteúdo
Início » Design ergonômico: o que torna um produto confortável e fácil de usar?

Design ergonômico: o que torna um produto confortável e fácil de usar?

  • por
Design ergonômico
Anúncios

Com o maior tempo de uso de eletrônicos, as empresas têm construído produtos que exigem menos esforço muscular para sua utilização

Os produtos tecnológicos estão cada vez mais imersos na vida das pessoas. Com sua expansão, novas funções são descobertas e mais facilidades trazem para o cotidiano, otimizando processos que, por vezes, poderiam levar horas, dias ou até meses para serem completados. Seja uma entrega ou uma conversa com alguém de outro país, é inegável a facilidade que a tecnologia proporciona.

No entanto, há o debate das suas consequências na saúde física das pessoas. Isso porque produtos tecnológicos são feitos com designers, por vezes, não práticos ou pensados a longo prazo. Uma vez que ficamos em uma posição por muito tempo, nosso corpo acostuma com ela, podendo deixar essa posição permanente. Uma imagem recente viralizou nas redes sociais de como seria a forma física de pessoas que mexem no celular o dia inteiro. 

Anúncios

Por isso, as marcas estão cada vez mais focadas em construir produtos com design ergonômico, como o controle de Playstation ou mouses de computador. Mas afinal, o que é o design ergonômico e quais são seus benefícios na saúde física das pessoas? Confira mais sobre e como adicioná-los ao cotidiano.

Sobre o design ergonômico

Quando vamos comprar algum produto eletrônico, é comum ver entre suas especificações que tal item possui design ergonômico. Esse design tem como objetivo ser mais confortável para seu corpo na hora da utilização, sem exigir um grande esforço do músculo. 

No entanto, ele pode ser encontrado em outros produtos também, tais como roupas, móveis e acessórios, a fim de que o uso seja mais confortável a longo prazo. Para isso, é feito um estudo da anatomia humana, a fim de entender como executar as tarefas confortavelmente. 

Exemplos de produtos ergonômicos

O design ergonômico pode estar na maior parte dos itens ao nosso redor. Confira alguns itens que você provavelmente já possui e não sabia que contava com esse design:

  • Sensor de Luz;
  • Suporte de notebook ou de monitor;
  • Regulagem de cadeira;
  • Apoio de pés ou de pulso;
  • Mouse de computador;
  • Assento para descanso.

Benefícios do design ergonômico

Produtos ergonômicos podem trazer diversos benefícios para saúde e para a vida, a longo prazo. Um exemplo é a mobília utilizada em escritório. A regulagem da cadeira, a fim de que você não precise adaptar o corpo para olhar para a tela. Da mesma forma, a altura da tela deve estar no campo de visão dos seus olhos, para manter uma postura adequada. Para isso, você pode contar com um suporte de monitor ou notebook. 

Dessa forma, você pode trabalhar de forma mais confortável, além de evitar possíveis lesões musculares e problemas de saúde posteriores. Confira alguns outros benefícios que esse design proporciona.

Qualidade de vida

Por vezes, lesões e desconfortos podem ser empecilhos para atividades de lazer, tais como um jogo de uma atividade que você goste ou até assistir uma série, ou um filme. Utilizando produtos ergonômicos, você poderá ter uma maior qualidade de vida, evitando lesões e desconfortos musculares. 

Produtividade

Uma postura adequada, além de fortalecer os músculos, ajuda na produtividade de qualquer atividade que esteja fazendo. Isso acontece porque tais produtos são construídos com o propósito de melhorar o processo de execução das atividades, evitando deslizes e atrasos. 

Diminuindo erros e deslizes, evita que você tenha que refazer as tarefas, aumentando seu tempo para se concentrar em outros processos. Além disso, a segurança que o design proporciona, com a diminuição de lesões, aumenta o conforto para a realização das tarefas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *