Pular para o conteúdo
Início » Como encontrar Trabalho de Meio Período certo para você

Como encontrar Trabalho de Meio Período certo para você

  • por
trabalho de meio período
Anúncios

Se procura trabalho de meio período, está no lugar certo! Neste artigo, vai aprender sobre os principais aspetos da procura de emprego a tempo parcial: desde como encontrar o cargo certo até às questões relacionadas com direitos laborais.

Em meio a tantas dificuldades econômicas, grande parte das pessoas em nosso país são afetadas e estão cada vez mais necessitadas de conseguir uma renda extra. Com isso em mente, falamos a seguir de uma das melhores opções para isso, o trabalho de meio período. Entenda melhor esta opção no conteúdo a seguir!

O que é trabalho meio período?

Em um trabalho de meio período, os turnos geralmente começam à tarde e podem até coincidir com a saída da escola. Para ser um trabalho meio período a carga horária deve ser de no máximo de 26 horas de trabalho por semana.

Anúncios

Também é possível trabalhar horas extras até 6 horas por semana, mas não exceder 30 horas. Por causa disso, os empregos de meio período geralmente têm a vantagem de horários de trabalho mais flexíveis.

Os trabalhos de meio periodo têm os mesmos benefícios das carreiras normais, exceto pelo salário (que tende a ser baixo) e pelo número de níveis (geralmente apenas três). Essas vagas de emprego são mais voltadas para adolescentes, embora muitos adultos se beneficiem dessa abordagem, pois agregam uma renda extra.

Atualmente, as opções de trabalho meio periodo home office estão se tornando mais frequentes no período pós-pandemia, o que traz as vantagens de horários de trabalho mais flexíveis e menores custos de alimentação e deslocamento.

Veja também:

O que fazer para se destacar no mercado de trabalho?

Trabalho Industrial: O que fazer para trabalhar na área?

6 Dicas para Você que Procura Emprego

Trabalhos de meio período para quem estuda

Quem estuda e pretende trabalhar no tempo em que não está na escola ou faculdade, existem várias alternativas para conseguir trabalhos de meio periodo para estudantes, no entanto, duas oportunidades em especial se destacam, são elas:

Estágio

Segundo a lei do estágio (Lei nº 11.788/2008), o estudante, juntamente com a instituição de ensino, devem definir a jornada de trabalho. Neste caso, não é possível conseguir oportunidade com carteira assinada, mas a jornada de trabalho deve ser assinada.

Nesse caso, é possível que os estudantes atuem em estágios por 4 horas diárias ou 20 horas por semana. Também é importante notar que geralmente existem atuações de 6 horas por dia e 30 horas por semana.

Pela lei é possível estagiar com ou sem remuneração. Mas, muitas empresas oferecem bolsas para os estagiários com valores acima de R$ 2.000,00, considerando um trabalho de 6 horas diárias.

Aprendiz

Neste tipo de trabalhos de meio periodo para estudantes, aqui no Brasil, é permitido trabalhar como aprendiz que possui de 14 a 24 anos, recebendo pelo menos um salário mínimo conforme as horas trabalhadas.

Também vale notar que esta é uma oportunidade de emprego com carteira assinada, assegurando os direitos trabalhistas.

Para conseguir uma oportunidade como jovem aprendiz, o candidato deve estar matriculado em uma instituição de ensino.

A jornada de trabalho varia de acordo com a idade: para menores de 18 anos, a jornada é de 4 a 6 horas por dia e de 4 a 89 horas por dia para os maiores de 18 anos.

Trabalho de Meio Período (Fonte: Pexels.com)

Trabalho de meio período online

Para quem deseja atuar em trabalhos de meio período online, existem muitas oportunidades no mercado, a seguir listamos algumas das principais:

  • Redator: os textos produzidos por um Digitador home office meio período são oriundos de diversas áreas do conhecimento, muitos dos quais serão relevantes para a universidade cursada. Portanto, essa fonte de renda também é uma excelente forma de estudar e aprender;
  • Desenvolvedor Web: para este cargo, as responsabilidades mais comuns são: desenvolver, personalizar e projetar aplicativos da Web desenvolvidos principalmente na plataforma Microsoft, além de interagir com outros membros da equipe para trabalhar em diferentes camadas da mesma infraestrutura;
  • Atendente de call center: neste trabalho de meio período o trabalho geralmente consiste em: se comunicar com clientes e usuários finais por meio de canais de atendimento para esclarecer dúvidas comuns sobre produtos de máquinas de cartão de crédito.

Como conseguir um emprego de meio período?

Primeiro passo para conseguir um emprego de meio período é conhecer as opções disponíveis no mercado, e com isso poder avaliar cada oferta e escolher de acordo com suas particularidades.

Determine seu orçamento de trabalho

Antes de procurar por um trabalho a meio período, é importante saber qual o orçamento mensal que precisa para sobreviver. Determine o salário mínimo que precisa para manter as suas contas em dia. Tenha também em conta os dias da semana e horas disponíveis que tem e como isso pode influenciar os seus ganhos.

Analise e avalia seus interesses e habilidades

Faça uma lista com seus interesses e habilidades, como tarefas que domina ou conhecimento específico. Avalie cada item da lista em relação às suas exigências de horário e salário.

Esta análise ajudará você a tomar decisões mais informadas sobre os possíveis trabalhos a meio período disponíveis para você e onde pode procurar por eles.

Ao escolher a oportunidade certa, é importante investir em um currículo que se encaixe nas exigências das vagas, considerando sua formação, experiências e mais. Você também pode ter mais chances de contratação ao fazer cursos que te oferecem qualificação para atuar no emprego desejado.

Estude suas opções de emprego a meio período

Uma vez que você tem uma lista de suas habilidades e as suas exigências de horário, é hora de procurar por lugares onde esses trabalhos a meio período estão disponíveis.

É importante que você pesquise selecionando tutoriais, sites e publicações online para obter todas as informações necessárias sobre cada emprego que atenda ao seu perfil.

Uma vez que você tenha conhecimento de tarefas específicas e áreas de negócios, será mais fácil saber quem pode usufruir dos besouros do teu currículo.

Prepare-se para a entrevista de emprego

Mais um ponto muito importante é se preparar para a entrevista de emprego, um passo muito importante. Pois, após a primeira seleção, considerando o currículo e o perfil do candidato, a entrevista é um dos filtros para contratar a pessoa mais qualificada.

Quando encontrar um emprego que pareça certo, você precisará preparar-se para a entrevista. Faça uma lista de questões importantes que precisa perguntar sobre o trabalho e anote as respostas para referência posterior.

Reforce sua experiência passada e conhecimentos pertinentes à posição e mantenha uma atitude positiva. Certifique-se de estar bem informado a respeito da empresa e do cargo oferecido antes de ir à entrevista!

Quanto ganha um trabalho meio período?

Por meio da CLT, os trabalhadores que atuam em seus trabalhos, 8 horas por dia, devem receber pelo menos um salário mínimo.

Assim, em um trabalho meio periodo, o trabalhador deve receber um salário com valor proporcional a quantidade de horas trabalhadas.

Falando de uma visão mais geral, conforme o contrato firmado entre o empregador e o empregado, o trabalho de meio período funciona igualmente como um trabalho de tempo integral, com todas as atribuições e valores reduzidos pela metade.

Comente a seguir a sua opinião sobre o conteúdo e compartilhe-o com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *