Pular para o conteúdo
Início » Jovem Aprendiz: O que faz, Salário, Requisitos

Jovem Aprendiz: O que faz, Salário, Requisitos

  • por
jovem aprendiz rj
Anúncios

O Jovem Aprendiz se trata de um Programa do Governo Federal que foi regulamentado apenas em 2005, sendo que a sua provação aconteceu em 2000. Por lei, a determinação é que as empresas de médio e grande porte devem alocar em sua equipe de trabalho de 5 a 15 % de jovens. Como se trata de um programa oferecido pelo Governo Federal, ele é válido em todo o país, no entanto o foco hoje é para a oferta de Jovem Aprendiz RJ.

O objetivo do programa é oferecer preparo aos jovens para o mercado de trabalho, por outro lado, as empresas participantes do projeto pagam apenas 2% de FGTS, sem aviso prévio, sem multa por demissão, sem aumento das contribuições previdenciárias incluídas no SIMPLES NACIONAL.

Saiba mais sobre Jovem Aprendiz RJ, se é o seu primeiro emprego, como enviar o seu CV e candidatura, o que pode obter, saiba tudo sobre os jovens aprendizes. Você vai saber se é necessário estar no ensino básico ou secundário, em outras palavras, tudo o que você precisa para iniciar sua carreira com sucesso.

Anúncios

Além disso, aqui você aprende mais sobre Jovem Aprendiz RJ inscrição no programa, sobre as empresas que contratam, quanto é salário e muito mais!

Empresas que contratam Jovem Aprendiz RJ

De acordo com as normas do programa, todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a inserir em seu ambiente de trabalho de 5 a 15% de Jovens Aprendizes. Portanto, é possível afirmar que as empresas mais famosas e conhecidas como a Caixa Econômica, McDonald’s, Ifood, etc., contam com oferta de Jovem Aprendiz RJ.

No entanto, para ter certeza que existe a oferta para atuação por meio deste programa do governo, a recomendação é consultar com a empresa que você tem interesse em trabalhar se existe esta possibilidade e inserção. 

Lojas que aceitam Jovem Aprendiz RJ

Assim como as empresas em geral, as lojas contam com a mesma regularização, ou seja, todas as lojas que são de médio e grande porte, tem que oferecer oportunidades para preencher de 5 a 15% de seu quadro de funcionários com Jovens Aprendizes.

Assim as lojas que contam com Jovem Aprendiz RJ serão sempre as lojas que possuem uma rede considerável de lojas. Como exemplo, podemos citar algumas das mais famosas, como Americanas, O Boticário, Magazine Luiza e muito mais.

Contudo, assim como as empresas, para verificar que a loja que você pretende trabalhar oferece oportunidades Jovem Aprendiz no RJ, é necessário consultar as informações na própria loja, ou em seu site se possível.

Onde tem Jovem Aprendiz RJ?

Como já adiantamos, as oportunidades Jovem Aprendiz abrangem todo o país, uma vez que são oferecidas por meio de um programa do Governo Federal. Mas, também é importante notar que são oportunidades obrigatórias apenas nas empresas de médio e grande porte, o que limita um pouco a oferta.

Quando falamos do Rio de Janeiro, onde existe um grande desenvolvimento econômico, não é difícil encontrar grandes empresas atuantes na região. Assim fica fácil encontrar oportunidades de Jovem Aprendiz Campo Grande RJ, por exemplo. 

No entanto, vale ressaltar que usamos as oportunidades Jovem Aprendiz RJ Campo Grande apenas como um exemplo, pois, é possível encontrar essas oportunidades em todo o estado.

Veja também:

Quais os Benefícios de um Entregador em 2023

Quanto ganha um avaliador de Imóveis da Caixa em 2023

Cuidador e Auxiliar de Enfermagem

Como se cadastrar no jovem aprendiz RJ?

Para se cadastrar no Jovem Aprendiz RJ, os jovens interessados primeiro devem localizar as oportunidades abertas por meio do programa. Em seguida, é necessário se atentar a forma de inscrição para as oportunidades, presencial ou no site da empresa. Com isso, basta ir pessoalmente na empresa ou acessar o site de inscrição para se cadastrar nas oportunidades.

Vale destacar que para se candidatar a essas oportunidades é necessário atender a alguns requisitos, o que destacamos a seguir!

Quanto ganha um jovem aprendiz que trabalha 4 horas?

É importante destacar que o valor pago para um funcionário Jovem Aprendiz é definido por meio das horas trabalhadas. No entanto, para fazer este cálculo de fora mais simples, existe uma fórmula específica:

  • salário mensal = (salário-hora × horas trabalhadas semanais × número de semanas no mês × 7) ÷ 6

No entanto, ainda é importante destacar que o resultado é o valor mínimo a ser pago pelo trabalho do jovem, cada empresa tem a liberdade para definir o valor a ser pago.

O que é preciso para ser um jovem aprendiz?

Por fim, é importante destacar os requisitos necessários para quem deseja ser um Jovem Aprendiz, confira a lista:

  • É necessário ter entre 14 e 24 anos (contudo, algumas empresas criam especificações dentro desse parâmetro);
  • O Jovem deve estar matriculado em instituição pública de ensino no ensino fundamental ou médio;
  • O interessado deve pertencer a uma família de baixa renda;
  • Destinadas a jovens que concluíram o ensino médio e estão cursando nível técnico;
  • Para se cadastrar é necessário nunca ter trabalhado com carteira assinada;
  • Estar disponível para trabalhar nos horários fornecidos pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *