Pular para o conteúdo
Início » Vaga de Emprego de Jovem Aprendiz Curitiba – PR – Saiba Mais

Vaga de Emprego de Jovem Aprendiz Curitiba – PR – Saiba Mais

  • por
Jovem Aprendiz Curitiba
Anúncios

Você sabia que já pode se inscrever no jovem aprendiz Curitiba? Então fique sabendo que é possível sim, e que muitas empresas estão ofertando oportunidades de jovem aprendiz em Curitiba. Caso você tenha interesse em saber mais sobre essas oportunidades, como fazer para se inscrever e todas as informações relacionadas ao menor aprendiz Curitiba, continue conosco e fique por dentro de tudo isso e muito mais.

O que é o jovem aprendiz? 

O jovem aprendiz, como o próprio nome já diz, se trata de um processo de aprendizagem durante a juventude. Para ser mais explícito, o jovem aprendiz se trata de uma oportunidade de emprego para jovens, com uma jornada de trabalho menor. Isso servirá para qualificar o jovem para o mercado de trabalho. O mesmo possui duração de no máximo 2 anos e além de complementar seu currículo, lhe oferece ótimas experiências profissionais.

Como funciona o Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz é um dos programas regulamentados pela Lei 10.097/2000. Ele afirma que as empresas devem ter, como parte de seus funcionários, os jovens. Esse trabalho permite que jovens entre 14 e 24 anos consigam trabalhar e obter aprendizado e saírem certificados e com experiência para o mercado de trabalho. O mesmo tem duração de 24 meses, no máximo, e oferece ótimas condições salariais.

O que diz a lei em relação às empresas?

Anúncios

Como mencionado anteriormente, o Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/2000, afirmando que:

  • A empresa de médio ou grande porte, deve possuir jovens para compor o quadro de funcionários, no total de 5% ou 15%;
  • A empresa é obrigada a empregar e matricular os aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem;
  • Além do pagamento do salário, o Jovem Aprendiz deve ter direito ao FGTS, 13º salário e outros benefícios;
  • São no máximo, 2 anos de contrato.

Como ser jovem aprendiz Curitiba?

Para se tornar um grande aprendiz, o interessado precisa apenas ficar atento às datas de inscrições e se inscrever na empresa que tem interesse em trabalhar. Caso a empresa se interesse pelo candidato e veja que ele está dentro dos requisitos solicitados, o menor aprendiz será convocado para uma entrevista e logo poderá começar a trabalhar.

O que faz um jovem aprendiz?

Ele irá desempenhar funções de acordo com a área na qual ele irá trabalhar. Ou seja, se o jovem aprendiz se inscreve no setor de vendas, ele irá realizá-las, ter um bom relacionamento com o cliente, saber abordá-los e desempenhar várias outras funções.

Quais são os direitos que o Jovem Aprendiz recebe?

O jovem que participa do programa Jovem Aprendiz consegue obter diversos direitos e entre eles estão:

  • Curso preparatório na área de atuação na empresa;
  • São 6 horas de trabalho (menos que o horário de trabalho normal)
  • Salário baseado no salário mínimo por hora no Brasil e que é proporcional às horas de trabalho;
  • Carteira de Trabalho assinada;
  • Pode receber férias remuneradas e caso deseje, essas férias podem ser conciliadas com as férias escolares;
  • Recebe o 13º salário;
  • Tem direito a obter 2% do salário de FGTS;
  • Recebe o vale-transporte;
  • Contrato de duração de 2 anos com possibilidade de efetivação em alguns casos;
  • Se você é do sexo masculino e é convocado pelo exército, você consegue receber normalmente o FGTS.

Como e onde me inscrever?

A inscrição para o jovem aprendiz poderá ser feita nas próprias empresas que estão disponibilizando oportunidades, como por exemplo, nos sites dos bancos (Caixa, BB, Bradesco, etc.), lojas (Riachuelo, Renner, etc.) ou ainda, poderá se cadastrar nos sites do 

Quanto ganha o jovem aprendiz?

Até mesmo o valor do salário do jovem aprendiz está dentro da lei. Sendo assim, o Decreto 9.579 de 22/11/2018 diz o seguinte: “Art. 59. Ao aprendiz, exceto se houver condição mais favorável, será garantido o salário mínimo-hora”. Sendo assim, as empresas terão o dever de seguir a lei e realizar o pagamento de acordo com a qual determina.

Toda empresa oferece jovem aprendiz?

É necessário que até 15%, no máximo, ou 5%, no mínimo, dos funcionários de uma empresa, sejam aprendizes.

Veja também:

Oportunidades de Emprego Abertas em Ribeirão Preto

Quanto ganha um motorista particular – Tire suas Dúvidas

Empresas que contratam Jovem Aprendiz em Curitiba

Algumas das empresas que contratam menor aprendiz em Curitiba são as seguintes:

  • Grupo Panvel;
  • Britânia;
  • Espro;
  • Atrio Hoteis S.A;
  • Contabilizei;
  • Nestlé;
  • E outras.

Você pode pesquisar na internet e encontrar outras empresas com jovem aprendiz Curitiba.

Jovem aprendiz é pra qual idade?

O jovem aprendiz é uma modalidade ofertada para jovens de 14 a 24 anos de idade. Em relação a escolaridade, ele deve estar cursando o 9º ano do ensino fundamental ou ter finalizado o ensino médio. Para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, a idade não tem limite.

Quanto tempo dura o programa de jovem aprendiz?

Para aqueles que já concluíram o ensino fundamental, será necessário trabalhar durante 8 horas. Para os que ainda estudam no ensino fundamental, a jornada de trabalho de meio período, com duração de 6 horas. No geral, o jovem aprendiz dura 2 anos.

Quais os benefícios do jovem aprendiz?

Quando você participa do jovem aprendiz, tem direito a diversos benefícios como:

  • Recebe um vale-transporte;
  • Tem direito ao 13º salário;
  • Direito ao recolhimento do FGTS;
  • Recebe férias remuneradas;
  • E ainda conta com o networking, podendo obter conhecimento em diversas áreas e ainda receber certificado do SENAI.

Tem como se inscrever como menor aprendiz diretamente nas empresas?

Além de existirem algumas instituições que são responsáveis por promover os processos seletivos do jovem aprendiz, ainda é possível se inscrever através das próprias empresas que estão disponibilizando oportunidades. Por exemplo:

  • O Banco do Brasil disponibiliza os requisitos para se tornar jovem aprendiz e a forma de se cadastrar em seu próprio site;
  • O Bradesco disponibiliza oportunidade de inscrição em seu site oficial;
  • Além dos detalhes sobre o trabalho do jovem aprendiz, o Santander também dispõe um formulário para inscrição em seu site;
  • O Itaú possui em seu site, uma área específica do jovem aprendiz;
  • Na página da Caixa Econômica Federal, você consegue saber mais sobre o Jovem Aprendiz.

Jovem Aprendiz por cidade

O jovem aprendiz pode ser ofertado em todas as regiões do país, mas mencionaremos algumas das principais cidades que estão disponibilizando o serviço atualmente:

Jovem Aprendiz RJ

No Rio de Janeiro, você pode ter a chance de participar do jovem aprendiz de algumas lojas como a Rodobens, a Nike, Riachuelo, Senac e outras.

Jovem Aprendiz SP

Em São Paulo também existem diversas oportunidades, no entanto, através do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), você tanto poderá saber mais informações, quanto se inscrever.

Jovem Aprendiz Porto Alegre

Já em Porto Alegre, você poderá se inscrever ao jovem aprendiz de lojas como Riachuelo, Magazine Luiza, além do banco Itaú.

Jovem Aprendiz Curitiba

Para jovem aprendiz Curitiba, é possível sim contar com a ajuda do CIEE, no entanto, existem várias lojas e empresas que buscam jovens aprendizes como é o caso do Bradesco, Caixa, Renner e outras.

Jovem Aprendiz Belo Horizonte

Além de se cadastrar no CIEE ou no IEL, o Trabalha Brasil e a Nube está com oportunidades de jovem aprendiz disponíveis.

Como e onde conseguir uma oportunidade como Menor Aprendiz?

Veja a seguir, quais empresas oferecem oportunidades para o jovem aprendiz:

1) Jovem Aprendiz Correios

Nos Correios, você poderá trabalhar realizando entregas, seja de cartas ou pacotes, poderá oferecer suporte ao cliente e realizar outras tarefas. Geralmente, as inscrições poderão ser feitas no site dos Correios, principalmente durante o mês de maio.

2) Jovem Aprendiz Caixa

A Caixa permite que suas inscrições para Jovem Aprendiz sejam realizadas através das instituições parceiras. Na Caixa, você irá trabalhar no setor administrativo.

3) Jovem Aprendiz Bradesco

No Banco do Bradesco, você também poderá atuar na área da administração, realizando seguros e outros serviços bancários.

4) Jovem Aprendiz Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma das instituições que mais disponibiliza oportunidades para menores aprendizes. Para se inscrever, basta acessar o site do banco.

5) Jovem Aprendiz Santander

O Banco Santander oferece oportunidades de jovem aprendiz em todo o Brasil, nas mais diversas agências. O banco também permite que você se inscreva através do site oficial Santander.

6) Jovem Aprendiz Itaú Unibanco

Mais um dos bancos com enorme número de oportunidades para jovens aprendizes é o banco Itáu. Nele, você trabalhará também no setor administrativo e caso queira se inscrever, basta acessar o site.

7) Jovem Aprendiz Banco Safra

O Banco Safra é uma das maiores instituições do ramo financeiro do Brasil e oferece também a oportunidade de você trabalhar no Jovem Aprendiz. Para isso, basta se inscrever no site do branco.

8) Jovem Aprendiz Embraer

Sendo uma das maiores fabricantes de aviões do nosso país, a Embraer disponibiliza oportunidades para jovem aprendiz. No site da empresa você consegue saber mais informações sobre esta oportunidade.

9) Jovem Aprendiz Braskem

A Braskem produz polímeros e biopolímeros, e você pode fazer parte da empresa através do Jovem Aprendiz. O site da empresa disponibiliza mais informações sobre o programa.

10) Jovem Aprendiz Ambev

Sendo considerada a maior cervejaria do Brasil e do mundo, a Ambev permite que você se candidate para  Jovem Aprendiz. Você poderá trabalhar em diversas áreas, inclusive em marketing. No site da empresa você poderá saber mais.

11) Jovem Aprendiz Cocamar

A Cocamar, que trabalha na área alimentícia, oferece oportunidades para Jovem Aprendiz, oferecendo mais informações em seu site.

12) Jovem Aprendiz Porto Seguro

Outra empresa na qual você poderá trabalhar, seja na área administrativa ou até de telemarketing com atendimento ao cliente é a Porto Seguro. Caso queira saber mais, basta acessar o site da instituição.

13) Jovem Aprendiz Riachuelo

A Riachuelo consiste na venda de roupas. Existem diversas lojas espalhadas pelo Brasil e para conhecer em quais delas você pode trabalhar como menor aprendiz, basta acessar o site.

14) Jovem Aprendiz Renner

Além da Riachuelo, as lojas Renner também disponibilizam oportunidades para Jovem Aprendiz. Lá, você tanto poderá trabalhar  na área administrativa, quanto com vendas e etc. Saiba mais no site.

15) Jovem Aprendiz C&A

Outra loja enorme e que disponibiliza ofertas de jovem aprendiz é a C&A, com ótimas oportunidades de experiência.

16) Jovem Aprendiz Netshoes

A Netshoes é uma empresa de vendas muito famosa. Nela, o Jovem Aprendiz tem a chance de trabalhar com pessoas, como é o caso do atendimento ao cliente. No site da Netshoes você pode ficar informado sobre esse serviço e como se inscrever.

17) Jovem Aprendiz Globo

Você sabia que é possível trabalhar na Rede Globo? Então fique sabendo que isso é possível sim e você poderá saber mais sobre isso através do site da empresa.

Quais os requisitos para o Jovem Aprendiz 2022?

Entre os requisitos propostos para se tornar menor aprendiz em Curitiba ou em qualquer outro lugar, estão:

  • Possuir idade entre 14 e 24 anos de idade (caso seja portador de deficiência, não há idade específica);
  • É necessário estar cruzando o último ano do ensino fundamental ou ter terminado o médio;
  • Além de boa frequência escolar, é necessário manter boas notas;
  • Deve pertencer a uma família com baixa renda;
  • Ao terminar o ensino médio, é necessário estar no nível técnico;
  • Nunca ter trabalhado com carteira assinada;
  • Ter disponibilidade para trabalhar.

Documentos solicitados

Para participar do jovem aprendiz, você precisará apresentar alguns documentos, sendo eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência (conta de luz, água ou outro);
  • Carteira de Trabalho;
  • Serão exigidos documentos escolares, como histórico, por exemplo;
  • Alguns estados ainda exigem uma carta de liberação para trabalhar dos pais.

Por que deve participar do Jovem Aprendiz?

Ao participar do jovem aprendiz, você terá a oportunidade de conseguir vantagens, como por exemplo:

Obter mais experiência profissional

Quando você passa pelo jovem aprendiz, você garante maior experiência, pois trabalha com empresas competentes que lhes dão maiores oportunidades profissionais.

Crescimento pessoal

Você consegue se desenvolver, aprende a criar vínculos facilmente, consegue se comunicar com as pessoas, aprendizado e muito mais.

Dinheiro

Você tem a oportunidade de ter o seu próprio dinheiro e se tornar um jovem independente ou até mesmo ajudar sua família.

Dúvidas frequentes

Algumas dúvidas frequentes sobre a oportunidades jovem aprendiz Curitiba e demais regiões:

Trabalho Jovem Aprendiz tem direito a seguro-desemprego? 

Sim, pela lei e pelo CLT o jovem que trabalha como Jovem Aprendiz tem direito a receber o seguro-desemprego, após o fim do contrato.

Em que um Jovem Aprendiz pode trabalhar?

O jovem aprendiz terá a oportunidade de trabalhar em todas as áreas e pode escolher a de sua preferência de acordo com o que as empresas estão ofertando, seja com vendas, atendimento ao cliente, produção, etc.

Jovem aprendiz precisa bater ponto?

Todas as empresas possuem o ponto eletrônico, o qual registra a presença do funcionário, com horário de entrada e saída. Sendo assim, o jovem aprendiz deve sim bater o ponto ao chegar e ao sair do trabalho.

O que é o Contrato de Aprendizagem?

O contrato de aprendizagem ou Jovem Aprendiz significam a mesma coisa. Sendo assim, sempre que você ver algo mencionando o contrato de aprendizagem, saiba que ele está se referindo ao Jovem Aprendiz.

Conteúdo do Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *